Tecnologias que previnem acidentes: 4 maneiras de reduzir o risco da sua frota

| Por: Marina Pessanha

O Instituto Americano de Pesquisa sobre Transporte (ATRI) publicou seu relatório anual “Problemas Críticos na Indústria de Caminhões”. Agora, no seu 17º ano, o recurso anual avalia os principais problemas que a indústria enfrenta e revela algumas potenciais maneiras de tratar e solucionar esses desafios – e também, as tecnologias que previnem acidentes. 

Dentro do conteúdo, aponta-se como os acidentes continuam a ser um problema recorrente nas frotas.

Assim, num ambiente cada vez mais litigioso, como sua frota pode se proteger (e seus motoristas) de potencialmente estar na ponta receptora desses processos? Implantar a tecnologia correta é um bom começo.

Enquanto tecnologia focada na frota pode ajudar a aumentar a produtividade, as transportadoras também estão recorrendo a essas plataformas para ajudar a aumentar seus esforços de segurança. Por isso, as tecnologias que previnem acidentes estão se tornando cada vez mais comuns. Entenda como elas ajudam, nessas 4 dicas para sua frota:

Aumentar o treinamento do motorista

De acordo com o estudo do ATRI, histórico de má condução de veículo foi a principal violação em termos de despesas com acordos. Quando apresentado como prova, o pagamento médio nesses casos foi de mais de $680,000. 

E, embora o problema da “má condução de veículos” possa ser ampla, há algumas maneiras essenciais da tecnologia ajudar a aumentar os esforços com segurança.

Para iniciantes, um sistema de gestão de frota pode fornecer uma ampla variedade de informações específicas sobre o motorista e o veículo ‒ desde rastrear práticas inseguras como acelerações rápidas e frenagem súbita até saídas da pista e alta velocidade. Também pode ajudar a integrar dados do motor e componentes para garantir que seus caminhões funcionem adequadamente quando trafegam pelas estradas.

Enquanto esses pontos de dados ajudam a alimentar o treinamento do motorista, tecnologias que previnem acidentes como analíticas de segurança podem também ajudar nos seus esforços de treinamento. Essas informações apresentam dados como número de violações CSA, comportamentos de direção perigosa e detalhes das Horas de Trabalho (HOS) num formato consumível e fácil de compreender. 

O resultado final? Ajudar transportadoras a identificar seus motoristas em maior risco e muni-los com números concretos para ajudar a desenvolver estratégias para avançar a segurança em toda a frota.

Melhorar comportamentos na cabine

A direção segura pode incluir manter as distâncias adequadas e dirigir dentro dos limites de velocidade, mas também pode incluir evitar comportamentos inseguros, comportamentos não relacionados à condução do veículo que podem ocorrer atrás do volante. De acordo com o ATRI, o uso do telefone e pegar no sono ao dirigir também são grandes causas de pagamento de acidentes.

Sistemas à base de vídeo estão tornando-se uma importante ferramenta para frotas para ajudar a coibir alguns desses comportamentos. Por exemplo, a plataforma de Inteligência de Vídeo da Trimble contém um Monitor Inteligente da Cabina (CIM). Essa solução monitora a fadiga e distração do motorista, dando aos gestores de frota a oportunidade de identificar práticas inseguras e potencialmente eliminá-las antes de resultarem num acidente.

Plataformas de vídeo integradas ao Vsafe+ também tratam de auxiliar o motorista. Esse dispositivo serve como um alerta para os motoristas de perigos iminentes a sua frente, permitindo que esses ajustem sua maneira de condução do veículo e potencialmente evitem a ocorrência de um acidente.

E-book: Como saber que a sua frota precisa de Inteligência Artificial?

A IA gera análises valiosas por meio de dados fornecidos pelos softwares de gestão da frota. Baixe o material e confira outros motivos para investir:

Reduzir violações HOS

O comportamento do motorista é um grande fator em litígios mas, assim, também, está alinhado às regras de HOS estabelecidas pela Federal Motor Carrier Safety Administration [Administração Federal de Segurança de Transporte Rodoviário] (FMCSA). Quando as violações de HOS são apresentadas como provas, nesses casos ocorre em média um pagamento de $564,000, de acordo com o ATRI.

Um principal aspecto da maioria dos sistemas de gestão de frota é a habilidade de rastrear as horas do motorista através de um dispositivo de registro eletrônico ou ELD. Obrigatório nos EUA em 2019 e no Canadá em 2020, ELDs fornecem aos motoristas uma visão clara das suas horas disponíveis, de maneira que possam planejar e estar em conformidade com as regras de HOS.

A natureza eletrônica dos ELDs também pode beneficiar o pessoal back office em relação à segurança e despacho. Com relatórios HOS sólidos com base no motorista, gestores de frota podem tomar decisões de planejamento de rota informadas sobre a disponibilidade do motorista, bem como proativamente identificar violações antes dessas ocorrerem.

Evitar falhas de equipamento

Embora os motoristas exerçam um papel integrante na segurança da frota, um equipamento de transportadora também é uma variável importante na garantia de operações seguras. O ATRI cita falhas de equipamento como sendo um grande fator no litígio de acidentes, resultando numa média de pagamento de mais de $503,000 quando apresentadas num processo.

Como mencionado acima, um sistema de gestão de frotas pode oferecer visibilidade de componentes críticos do motor e do veículo para monitorar o desempenho do caminhão. Mas, pode também ajudar as frotas e motoristas a identificarem problemas antes desses se tornarem um problema. Isso inclui relatórios de inspeção eletrônica de motoristas de veículos (DVIRs) que digitaliza o processo de inspeções de veículos para permitir a comunicação direta entre motoristas e o pessoal de manutenção de maneira que quaisquer problemas possam ser solucionados de uma maneira mais rápida.

Além das soluções nos veículos, as transportadoras também podem aperfeiçoar seus esforços de manutenção através de tecnologia de manutenção da frota. Desde fornecer relatórios detalhados sobre consertos de veículos e detalhes de garantia, até gerir estoques de peças, frotas que utilizam plataformas de manutenção da frota não apenas podem aumentar sua segurança, mas aumentar a produtividade dos seus negócios.

Aumentar a Segurança da Sua Frota com a Trimble

Apesar das causas de litígios relacionados a acidentes poderem ser variadas, a solução não é. Implementar a tecnologia correta nas suas operações é uma importante primeira etapa para reduzir seu risco de acidente. Assim, onde começar? Você deve começar selecionando o parceiro de tecnologia correto. Fale conosco hoje sobre nossa ampla variedade de soluções focadas em transportadoras e como podemos lhe ajudar, não apenas a aumentar a segurança, mas para colocar você na estrada aumentando o desempenho e a eficiência.

Conheça nossa solução de Predição de Acidentes

A partir da compilação e análise de dados com inteligência artificial, a solução identifica motoristas com mais riscos de sofrer acidentes:

Autor

Marina Pessanha

Marina Pessanha

Analista de Marketing da Trimble Transportation Latam

Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

Assine nossa newsletter

Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.