Monitoramento de frota: O que é e por que realizar?

| Por: Marina Pessanha

Neste conteúdo, você entenderá o que é e qual a função do monitoramento de frota. Vamos falar sobre os tipos e suas vantagens, além de conhecer soluções tecnológicas que contribuem com essa prática.

O que é monitoramento de frota?

O monitoramento de frota é um aglomerado de tecnologias que possuem a função de acompanhar em tempo real os status do veículo e também do condutor. Portanto, esse sistema realiza avaliações do comportamento do motorista, fornece dados sobre as cargas e diminui as chances de falhas mecânicas, práticas de risco e acidentes. 

De modo geral, o monitoramento de frota oferece as seguintes informações:

Basicamente, a função principal do monitoramento de frota é contribuir com a redução de custos e otimizar os processos executados na empresa.

Por que realizar o monitoramento de frota?

Com o auxílio de soluções tecnológicas, como a Telemetria e o Módulo de Inteligência de Frota, a quantidade de acidentes ocorridos nas frotas é diminuída. Além disso, é possível aumentar a produtividade e economia das operações logísticas.

Entretanto, de acordo com pesquisas realizadas nos últimos anos, mais de 45 mil sinistros foram registrados por conta de acidentes com caminhões e carros. 

Sistemas de monitoramento de frota oferecem funcionalidades que são muito úteis para a diminuição dessas taxas. É um recurso que aumenta consideravelmente a segurança, entregando mais proteção para o condutor, as cargas e o veículo.

Além desse fator protetivo, investir em sistemas de monitoramento de veículos também é válido pois contribui com vários aspectos, como:

Em suma, a adoção dessa medida é vantajosa tanto para questões econômicas quanto para a segurança da frota.

Como monitorar a frota e quais são os benefícios para as empresas?

Existem diversas formas de monitorar a frota. Você pode utilizar somente uma ferramenta de rastreio de veículo ou investir em tecnologias específicas que apontem indicadores para melhoria de resultados de faturamento, segurança e produtividade.  

Monitorar não se limita à visualização das ocorrências e dados. É necessário que o gestor possua a consciência de que o estudo das informações proporcionadas pelo monitoramento é primordial para executar as ações necessárias. 

De modo geral, o monitoramento de frotas é um tipo de controle bastante versátil e aplicável em diversos tipos de setores e veículos.

Os principais tipos de monitoramento de frota são: 

Rastreio de veículo por localização

Controle de combustível e pneu

Monitoramento estratégico

Controle de manutenção

As funcionalidades do monitoramento de frotas entregam benefícios diretos para vários setores e, além disso, as tomadas de decisões tornam-se mais assertivas e seguras.

Ao implementar o sistema de monitoramento de frota e realizar a gestão a partir dele, a empresa desfruta de:

Dessa forma, o monitoramento de frotas aliado a uma boa gestão gera muitas contribuições e entrega dados assertivos de vários aspectos do veículo e das práticas do condutor, permitindo que as tomadas de decisão da empresa sejam mais certeiras.

E-book: Análise de indicadores na gestão de frotas

Saiba como mensurar e otimizar indicadores na sua operação de transportes:

Uma excelente ferramenta para executar um bom monitoramento é o Módulo de Inteligência de Frota. Com essa solução, o gestor tem uma visão 360º da frota, ideal para tomadas de decisão com agilidade, precisão e assertividade. E ainda desfruta de recursos exclusivos, tais como:

Soluções tecnológicas para o monitoramento de frotas

Para um monitoramento de frotas efetivo, uma visão completa de todos os processos e a análise de informações são primordiais.

Tecnologias como a Telemetria Avançada e o Módulo de Inteligência de Frota fornecem os dados necessários para uma gestão estratégica e monitoramento eficaz de frotas.

O sistema de telemetria veicular é um formato de evolução no rastreamento da frota, sendo compatível com veículos leves, pesados e especiais. Além de ter a possibilidade de fazer o monitoramento completo da performance da frota, essa tecnologia também oferece:

Já o Módulo de Inteligência de Frota é útil para oferecer uma visão geral ao gestor, entregando também mais agilidade e segurança nas tomadas de decisões. Essa tecnologia proporciona:

Conclusão

No decorrer desse conteúdo, ficou claro que realizar um monitoramento de frotas é essencial para beneficiar os resultados das empresas. 

Ao implementar um sistema de monitoramento de frotas que forneça dados completos, a segurança, economia e produtividade da empresa crescem exponencialmente.  

A Trimble possui soluções tecnológicas que, além de proporcionar os meios para essas evoluções, também atuam diretamente nos objetivos e necessidades da sua frota.

Converse com nossos especialistas e saiba mais!

Converse com um de nossos especialistas

Torne sua operação mais rentável, produtiva e econômica!

Autor

Marina Pessanha

Marina Pessanha

Analista de Marketing da Trimble Transportation Latam

Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

Assine nossa newsletter

Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

    Deixe seu comentário