Rastreamento de frota: Como funciona e vantagens de atualizar o seu sistema

| Por: Emanuele Almeida

O sistema de rastreamento de frota é uma tecnologia essencial para gestão de frotas. Descubra como funciona e vantagens ...

Saber a localização dos veículos da frota é essencial para os serviços logísticos para tornar o processo mais seguro. O rastreamento de frota pode auxiliar no acompanhamento da rota, mas será que ele sozinho consegue resolver todas as questões enfrentadas pelas operações? 

Hoje em dia, existem outras tecnologias que complementam o papel do rastreamento de frota por fornecer mais informações e dados importantes para tomada de decisão. Falaremos sobre isso ao longo deste artigo! 

Como funciona o rastreamento de frota?

O rastreamento de frotas consiste no acompanhamento do trajeto realizado pelos veículos da operação, por meio de GPS. O rastreamento pode ser feito via M2M/GSM, satélite ou radiofrequência. Desta forma, é possível verificar o histórico das rotas, como geolocalização e distância percorrida. É possível ter um relatório da operação de cada veículo, a fim de otimizar rotas e reduzir custos.

Vantagens de usar rastreamento de frota

O rastreamento de frotas pode trazer diferentes vantagens para a gestão de frotas. Conheça algumas delas a seguir:

Controle da frota pela localização em tempo real

 É possível acompanhar a rota prevista pela frota em tempo real, facilitando a identificação de desvios de rota. 

Identificação de falhas  

Fica mais fácil visualizar desvios, como por exemplo, em caso de roubos ou acidentes. Com as informações disponibilizadas pelo rastreamento, é possível identificar o status do veículo em tempo real.

Desafios da frota que somente o rastreamento não resolve

Gerenciar uma frota não é tarefa simples, por isso há outros aspectos que precisam ser olhados além da localização. Apenas o rastreio não é capaz de resolver os seguintes pontos, muito comuns em frotas:

- Aumento de lucratividade
- Otimização de rotas
- Economia de combustível
- Predição de acidentes
- Aumento de produtividade 


Como acompanhar cada veículo da frota em tempo real pela localização pode ser tarefa muito difícil para os gestores, o rastreamento de frota normalmente vem em conjunto com tecnologias mais avançadas voltadas para gestão. Elas já são amplamente utilizadas, e tem a comprovação do mercado de seus resultados exponenciais. 

Tecnologias para excelência na gestão de frotas 

O rastreamento é bastante importante, mas somente ele não garante melhores resultados finais para lucratividade, produtividade e segurança da empresa. Por isso, o mercado está abraçando soluções que captam a localização do veículo e também possuem outros tipos de funcionalidades. Conheça elas aqui: 

Telemetria Avançada

Além de englobar o rastreio, a telemetria (link do blog post de Telemetria Veicular) fornece informações como o consumo de combustível e o comportamento dos condutores. Assim, o gestor consegue planejar ações muito mais efetivas para ajudar na lucratividade da empresa e na segurança.

Conheça mais sobre a Telemetria neste ebook gratuito:

Pela Telemetria Avançada (link da solução Módulo Inteligência de Frota), é possível configurar um BI (link do ebook de BI na Gestão de frotas) para que consiga estabelecer quais são os dados mais importantes da sua frota, facilitando o acompanhamento e valorizando toda a produtividade.

Sensor de fadiga

Com objetivo de evitar acidentes, o sensor de fadiga e distração alerta sobre os comportamentos imprudentes aos motoristas e a central de monitoramento. Desta forma, pode-se realizar tratativas e correções em tempo real. Veja mais no ebook abaixo:

Em resumo, é importantíssimo que as operações tenham um rastreamento de frota, porém somente essa solução não resolve todas as complexidades que a frota necessita. Por isso, empresas adotam cada vez mais tecnologias especializadas para tornar a operação logística mais econômica, segura e produtiva.

Fale conosco ainda hoje para fazer o mesmo na sua empresa! 

Converse com nossos especialistas hoje

Sua frota apresentaria resultados ainda mais efetivos usando a tecnologia correta. Fale conosco agora!

Tags

Autor

Emanuele Almeida

Emanuele Almeida

Especialista em conteúdo da Trimble Transportation, focada em produção de artigos e materiais para gestão de frotas em transportadores e embarcadores.

Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

Assine nossa newsletter

Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

    Deixe seu comentário