7 benefícios da aplicação da inteligência artificial na gestão de frotas

| Por: Emanuele Almeida

A inteligência artificial foi criada com o objetivo de desenvolver mecanismos tecnológicos suficientemente inteligentes, ao ponto de simularem o raciocínio humano. Com essa ferramenta, é possível avaliar rapidamente um altíssimo volume de dados, otimizar operações, elevar a produtividade e contribuir efetivamente com as finanças.

Ainda que não seja totalmente perceptível, a inteligência artificial está presente em nossa rotina de muitas maneiras, inclusive no setor de logística. 

Prossiga a leitura e entenda mais sobre o que é a inteligência artificial e quais são suas aplicações e vantagens no sistema de frotas.

O que é a inteligência artificial?

Popularmente conhecida como I.A, a inteligência artificial é um tipo de tecnologia que permite a simulação da inteligência humana por meio de sistemas. 

Com essa ferramenta, ordens específicas podem ser aplicadas para tomadas de decisões de maneira autônoma, tudo com base nos padrões de um imenso banco de dados.

De maneira geral, a inteligência artificial foi criada para que as máquinas pudessem pensar de maneira semelhante aos humanos, aprendendo, pensando, identificando e analisando quais ações devem ser tomadas.

O funcionamento dessa tecnologia acontece por meio de uma fórmula composta por três fatores: big data + computação em nuvem + bons modelos de dados.

Assim, o aprendizado da inteligência artificial acontece de maneira gradativa. Pouco a pouco a ferramenta passa a absorver, analisar e organizar todos os dados disponíveis no banco, compreendendo as informações ali presentes.

Como a inteligência artificial na gestão de frotas pode ser aplicada?

Inteligência artificial para frotas
As vantagens principais para frotas estão: otimização do tempo; menos falhas nas operações; controle de motoristas. entre outros.

Em frotas, a inteligência artificial pode ser aplicada de muitas formas. Por exemplo, para indicar os períodos ideais de manutenção dos veículos, sinalizar o melhor combustível e o veículo mais recomendado, além de oferecer respostas como: "Eletrificar a frota é uma boa opção?" ou "As práticas de condução do motorista estão gerando impactos positivos ou negativos no transporte?".

Sem essa ferramenta, essas e outras perguntas não poderiam ser respondidas tão facilmente, já que o número de dados gerados pelos veículos são extremamente grandes. Além dessas respostas, é possível identificar tendências, prevenir falhas, acessar insights e até cruzar dados.

Assim, a inteligência artificial contribui também para as tomadas de decisão em tempo real e fornece as informações necessárias para tal. Logo, há mais eficiência nos processos e as ações tomadas são mais inteligentes e vantajosas para a empresa.

Além desse mecanismo, outros recursos tecnológicos são aplicados nas frotas, trazendo benefícios e proporcionando muitas melhorias nos processos. 

Para conhecer um pouco mais sobre o transporte conectado e o futuro das operações logísticas aliado à tecnologia, acesse o conteúdo gratuito exclusivo da Trimble disponível abaixo: 

Benefícios do uso da inteligência artificial na frota

Da mesma maneira que as aplicações da inteligência artificial na frota são variáveis, os benefícios também são divididos em vários processos.

Entre as vantagens principais estão: otimização do tempo; menos falhas nas operações; controle de motoristas; mais segurança; redução de gastos; integração da operação; manutenção mais rápida e precisa. Saiba mais sobre cada um deles.

1 - Otimização do tempo

Trânsito, condições climáticas, rotas e condições da estrada são fatores que podem contribuir ou dificultar o transporte. Com a inteligência artificial, o gestor consegue avaliar esses fatores e realizar ajustes, se necessário, para não gerar atrasos e outras dificuldades no processo.

2 - Menos falhas nas operações

A automatização dos processos já garante uma grande redução de falhas. Mais do que isso, a inteligência artificial proporciona também a identificação prévia de possíveis erros. Assim, os gestores podem agir antes que as falhas de fato ocorram.

3 - Controle de motoristas

A inteligência artificial fornece milhares de dados acerca do veículo e das ações tomadas pelos motoristas no volante. Por meio do acesso e análise dessas informações, é possível realizar um controle mais preciso dos condutores. 

Diante disso, o gestor consegue identificar ações de risco ou que estejam dificultando o processo logístico de alguma forma.

Para saber mais sobre o monitoramento dos motoristas e a importância de realizá-lo, baixe o conteúdo exclusivo da Trimble disponível abaixo: 

E-book gratuito: Por que monitorar comportamento de motoristas?

Entenda como a tecnologia age no monitoramento de comportamentos, reduzindo de custos e prevenindo acidentes.

4 - Mais segurança

A diminuição dos trabalhos manuais e a avaliação prévia das condições que podem dificultar o processo de transporte auxiliam diretamente no aumento da segurança dos condutores e até mesmo nos processos realizados internamente na empresa.

5 - Redução de gastos

A inteligência artificial diminui os erros, auxilia na prevenção de problemas e torna os processos mais otimizados, rápidos e eficientes, logo, todos esses fatores diminuem os gastos da empresa. Os prejuízos são reduzidos e, além disso, a ferramenta também gera uma maior vantagem competitiva.

6 - Integração da operação

Desde o planejamento da operação até as etapas finais, a inteligência artificial torna a comunicação dos integrantes da equipe muito mais facilitada e otimizada. Assim, todo o time tem conhecimento dos dados importantes, pode visualizar as formas de melhorias e consegue contribuir também com a redução de custos. 

7 - Manutenção mais rápida e precisa

A inteligência artificial permite que as manutenções preditivas sejam realizadas, que são mais rápidas, precisas e econômicas em comparação às corretivas.

Inteligência artificial exclusiva da Trimble

A Trimble conta com uma inteligência artificial exclusiva, a Tassi, que direciona o olhar nas soluções SaaS, gerando mais eficiência, produtividade e foco para as operações.

O objetivo principal da Tassi é conseguir aprender a respeito do usuário, de maneira ativa, conseguindo alterar seu comportamento a serviço do mesmo. Ela proporciona um grande leque de dados acerca da operação do cliente, sempre com foco nos desafios do dia a dia, descomplicando fatos e realizando tarefas para alavancar os resultados da empresa.

Conclusão

Considerando que o mercado está cada vez mais competitivo, é fundamental que as empresas apresentem diferenciais e vantagens competitivas de destaque para que se mantenham ativas. 

A inteligência artificial é uma excelente forma de atingir esses objetivos e, ainda, agrega muitas vantagens em diversos setores e processos.

A Tassi é o sistema de inteligência artificial exclusivo da Trimble. Você pode conhecer todas as suas funcionalidades e vantagens agendando uma apresentação com nossos representantes. Entre em contato! 

Converse com nossos especialistas hoje

Sua frota apresentaria resultados ainda mais efetivos usando a tecnologia correta. Fale conosco agora!

Bianca Biazotto Moris - Massi Digital

Tags

Autor

Emanuele Almeida

Emanuele Almeida

Especialista em conteúdo da Trimble Transportation, focada em produção de artigos e materiais para gestão de frotas em transportadores e embarcadores.

Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

Assine nossa newsletter

Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

    Deixe seu comentário