Maio Amarelo: mapa de acidentes e informações essenciais para ações preventivas na frota

| Por: Giovana Kai

O Maio Amarelo marca um mês de trabalho intensivo em cima de ações de prevenção de acidentes no trânsito. A conscientização deve acontecer o ano todo, mas neste mês específico todos os esforços são voltados para levar informação à população sobre as consequências da imprudência e ajudar na redução de atitudes negligentes que provocam acidentes de trânsito.

Com o objetivo de reunir informações sobre acidentes de uma forma visual e de fácil acesso, a equipe de tecnologia da Veltec desenvolveu um mapa que apresenta a concentração de acidentes fatais por região por meio de pontos de calor. O mapa disponibiliza a quantidade de ocorrências do Estado de São Paulo fornecidas pelo Movimento Paulista de Segurança no Trânsito.

De acordo com o Coordenador de Desenvolvimento de Software da Veltec, Leandro Soares, o mapa abriu possibilidades de divulgar informações pertinentes de uma forma visual. A equipe conseguiu desenvolver uma inteligência para mostrar os eventos de acordo com a concentração e não apenas os mais perigosos, isoladamente. O projeto evoluiu a partir de um mapeamento dos pontos de excesso de velocidade, desenvolvido dentro da Veltec, até o formato em que está apresentado hoje.

Dessa forma, o gestor de frotas pode confrontar as informações do mapa com as ocorrências existentes na operação para traçar estratégias de prevenção. Afinal, tendo consciência das áreas de maior frequência nas ocorrências, é possível alertar motoristas para que eles dobrem a atenção e cuidado ao volante para evitar novos acidentes de trânsito.

Autor

Giovana Kai

Giovana Kai

Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

Assine nossa newsletter

Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

    Deixe seu comentário