Frota própria ou terceirizada: qual a melhor opção para minha empresa?
Independentemente do segmento de atuação da empresa, em algum momento ela irá se deparar com um problema muito comum de logística: frota própria ou terceirizada? Seja na gestão da frota de veículos que fazem o escoamento da produção ou dos daqueles utilizados pela equipe de serviços, essa questão deverá ser analisada com cuidado e discutida na empresa.
Frota própria ou terceirizada?
Mas afinal, é melhor trabalhar com frota própria ou terceirizada?
Em muitos casos, esse é um assunto controverso, pois cada tipo de frota tem suas vantagens e desvantagens. Nesse post levantamos alguns pontos importantes, características e dicas para ajudá-lo nesta importante decisão.
Frota Própria: características, vantagens e custos
A frota própria possui algumas características que acabam se tornando uma opção interessante para certas empresas, principalmente porque oferecem maior controle da operação. Conheça algumas características:
- Veículos comprados pela empresa;
- Motoristas selecionados e contratados pela empresa;
- Agilidade e autonomia na tomada de decisões;
- Controle completo da frota;
- Maior confiabilidade no serviço de transporte prestado;
- Garantia de um serviço de qualidade;
- Disponibilidade da frota.
Empresas com produtos de alto valor agregado geralmente optam pela frota própria para garantir um padrão de qualidade adequado ao seu produto. As transportadoras e operadores logísticos, em muitos casos, não possuem mão de obra especializada para manuseio de certas cargas e, neste caso, a frota própria se torna a melhor opção.
Em geral, os fatores que fazem uma empresa optar pela frota própria são:
- confiabilidade do serviço;
- tempos menores de ciclo dos pedidos;
- capacidade de reação a emergências; e
- melhoria do contato com o cliente.
Ao optar pela frota própria, além do investimento para aquisição dos veículos, alguns outros custos devem ser levados em consideração e analisados pelo gerente de logística. São eles:
- Abastecimento;
- Renovação de frota;
- Manutenções;
- Impostos;
- Encargos;
- Treinamento de motoristas;
- Seguros.
Frota terceirizada
A terceirização da frota se mostra a solução mais viável para algumas empresas, principalmente por melhorar o fluxo de caixa. Essa melhoria se dá ao cortar custos de investimentos com aquisição e manutenção de veículos e mão de obra, por exemplo. As principais características da terceirização são:
- Menor investimento;
- Comprometimento a longo prazo;
- Redução da estrutura administrativa;
- Previsibilidade de custos;
- Negociação específica para fretes;
- Maior eficiência;
- Menor agilidade.
Vantagens como essas possibilitam ao gestor de frotas um foco maior nas atividades estratégicas, ao invés de ter que lidar com o gerenciamento de veículos e motoristas, por exemplo.
Em contrapartida, o gestor perde muito de sua autonomia na tomada de decisões e no controle da equipe, tornando-se dependente da empresa terceirizada. Outro ponto a ser levado em conta é o processo de negociações de contratos de fretes, que pode ser cansativo e demorado e, muitas vezes, não supre totalmente as necessidades da empresa.
Uma solução para esse problema é trabalhar de forma segmentada com frota própria para atender alguns grupos de clientes ou rotas e frota terceira para reduzir custos de outras.
Preparamos um post com dicas na hora da contratação de transportadoras terceirizadas, confira!
Então, qual a melhor opção?
Como vimos, tanto a frota própria quanto a terceirizada tem seus prós e seus contras, Não se pode dizer que uma é pior ou melhor que a outra, pois isso depende muito do tipo de operação de cada empresa.
Por não fazer parte do core business de algumas empresas, a terceirização do transporte é geralmente a primeira opção. Porém, o gerenciamento dos fornecedores é de fundamental importância nesses casos. O gestor precisa estar atento ao nível de serviço prestado, pontualidade de entregas e manuseio de cargas para não prejudicar a imagem da empresa.
Em alguns casos, as empresas terceirizam o serviço de transporte, mas continuam a ter informações da operação por meio de sistemas de monitoramento, roteirização e rastreamento dos veículos, por exemplo. É uma forma de manter a operação sob controle de qualidade e segurança.
Uma análise detalhada dos custos de transporte irá possibilitar saber se é mais vantajoso investir em frota própria ou terceirizada. Clique aqui e baixe o Guia de como controlar custos relacionados à gestão de frotas.
Agora, gostaríamos de saber de você: a sua empresa trabalha com frota própria ou terceirizada? Como foi o processo dessa tomada de decisões e quais pontos foram levados em consideração? Não deixe de compartilhar suas experiências conosco e participar da conversa!
Última atualização: 27 de abril de 2020, por Caroline Ferroni.
Deixe seu comentário
Comentários
Excelente artigo, bastante útil para quem ainda está em dúvidas sobre qual dos dois modelos utilizar.
Como complemento, sugiro a leitura de 9 motivos para focar em terceirização de frota, neste link: http://fretecomlucro.com/terceirizacao-de-frota/
Forte abraço!
Olá Ed, bom dia!
Tudo bem?
Agradecemos pelo comentário e pela indicação, artigo muito interessante também.
Um abraço!
Muito bom o material do site, este artigo está perfeito e bem resumido. Parabéns
Olá Ariana!
Tudo bem?
Ficamos felizes que tenha gostado do artigo, sua opinião é muito importante para nós!
Estamos sempre abertos a sugestão de temas para novas postagens, fique a vontade para compartilhar conosco 🙂
Um abraço.