Telemetria Veicular – O que é, como funciona e melhor fornecedor

| Por: Marina Pessanha

Quando um veículo está em movimento, várias informações são geradas, como nível de consumo do combustível, freadas bruscas, temperatura do motor, localização atual. Sem auxílio de tecnologias como a telemetria veicular, é praticamente impossível ter acesso a esses dados, muito menos com precisão e segurança que são necessárias para a gestão desses veículos em empresas.

Assim, a telemetria veicular cumpre com seu papel, fornecendo essas e várias outras soluções e funcionalidades aos responsáveis pela gestão de frotas. Sua função é proporcionar redução de custos, melhorias na dirigibilidade, tomadas de decisões com mais assertividade, monitoramento, entre outras vantagens.

O que é telemetria veicular?

No setor automotivo, a telemetria veicular corresponde ao sistema que capta uma diversidade de dados dos veículos, como por exemplo:

Em seguida, são enviados para uma central, onde serão processados, armazenados e disponibilizados aos gestores de frotas em tempo real.

Com essa ferramenta, as decisões estratégicas são tomadas de forma mais rápida e segura e, também, a operação é otimizada, gerando economia nos custos de frotas e aprimorando os parâmetros de condução.

Quais são as vantagens da telemetria veicular para empresas?

Ao ter acesso aos detalhes levantados pelo sistema de telemetria veicular, você pode gerar relatórios, avaliar as informações e, então, aprimorar o que for necessário tanto no uso da frota em si quanto no desempenho do motorista. Dessa forma, o sistema de telemetria oferece diversas mudanças positivas para as empresas em vários setores. 

Outras vantagens são:

1- Identificação fácil de trechos arriscados
2- Estabelecimento de padrões de dirigibilidade
3- Maior controle de velocidade
4- Evita o desperdício de combustível
5- Verificação de disponibilidade da frota
6- Controle da jornada de trabalho
7- Economia de custos com manutenções

Tipos de telemetria veicular e seus benefícios 

Há dois tipos de sistemas de telemetria veicular: analógica e digital. Abaixo especificamos os dois modelos e suas características.

Analógica:

– Necessita da instalação de vários sensores no automóvel, como por exemplo: Para controlar a temperatura do motor é necessário um sensor; para o RPM, outro aparelho e assim por diante;
– Tem ampla abrangência e é compatível desde os modelos atuais até os mais antigos;
– É um sistema complexo e os sensores instalados precisam ser calibrados a cada 3 ou 6 meses para funcionarem corretamente e entregarem os resultados desejados.

Digital:

– A leitura de dados é feita através do computador de bordo;
– As informações retiradas de todos os sensores são enviadas diretamente para a central eletrônica. Logo, é dado um acesso à tudo o que está acontecendo no veículo;
– Fornece informações mais precisas, variadas, seguras e rápidas em comparação ao sistema veicular analógico.

Considerando esses pontos, é por isso que, atualmente, o sistema de telemetria veicular digital tornou-se muito mais vantajoso.

Diferenças entre telemetria veicular e rastreamento veicular

Centro de Operações

O rastreamento está restringido somente à localização do veículo. Esse é um fator bastante importante e é parte de uma das funcionalidades oferecidas pela telemetria. Enquanto o rastreamento  tem apenas uma função, a telemetria veicular já é muito mais completa, oferecendo vários dados úteis para os resultados da frota.

Telemetria para carro, máquina pesada, caminhão e moto

Para carros e pessoas físicas, o rastreamento veicular é mais indicado do que a telemetria, pois fornece todas as informações geográficas relacionadas ao veículo e é uma solução mais acessível. 

No caso de máquinas pesadas e caminhões, a telemetria veicular fornece muitas informações que impactam positivamente em várias ações e áreas da gestão de frotas, como economia de combustível, rotas otimizadas, alerta de percursos perigosos, entre outros . 

A diferença é que, para as motos, o sistema proporciona também uma excelente vantagem competitiva.

Em competições de motociclismo, o acesso ao estudo e análise dos pontos fortes e fracos pode ser primordial para que a vitória aconteça. Com esse conhecimento, os responsáveis analisam se o piloto está acelerando no momento certo, observam o ponto de frenagem, analisam como a curva é realizada e demais detalhes.

Dessa forma, a telemetria contribui ao oferecer todos esses dados, sendo essencial para a otimização da performance dos competidores.

Empresa de telemetria veicular: qual a melhor?

Mais do que a solução ofertada, é preciso considerar também o tipo de empresa, o modo de operação da frota e as necessidades a serem supridas. 

Essa escolha demanda investimentos e cautela, além do tempo de análise para averiguar se a solução será eficaz para a frota. Dessa maneira, listamos abaixo alguns pontos indispensáveis na contratação de uma empresa de telemetria veicular:

– Validação do capital social
– Assistência técnica com abrangência nacional
– Homologação pela Anatel
– Pós-venda ativo
– Agilidade de informações
– Referência em telemetria
– Experiência comprovada
– Cases de sucesso

Para saber mais, preparamos esse checklist gratuito para te ajudar nessa decisão tão importante:

Checklist: Como escolher um fornecedor de Telemetria

Para ajudar na sua escolha, compilamos um checklist com algumas informações essenciais a serem consideradas ao contratar um fornecedor de telemetria veicular.

A Trimble corresponde a todos os pré-requisitos citados acima e outros além, atuando no desenvolvimento de tecnologias no setor de logística e transporte há mais de 40 anos, conquistando cases de sucesso como Neoenergia, Ambev, Pepsico, Light e outros. 

Outras opções de tecnologia para acompanhar a frota

Diversos setores têm seus serviços e resultados otimizados com a tecnologia. Para a gestão de frotas, por exemplo, há outras opções além da telemetria veicular. 

É tarefa dos gestores estarem sempre atentos às mudanças e novidades da área, para que possam acompanhar e implementar os avanços tecnológicos benéficos ao seu negócio. 

Na área de tecnologia para frotas, ferramentas para IoT (Internet das Coisas) estão sendo adotadas e vêm ganhando espaço nesse mercado. 

A IoT na Gestão de Frotas entrega funcionalidades como:

– Relatórios personalizados de acordo com os indicadores que você deseja;
– Ligações para gestores de acordo com alguma ocorrência grave na frota;
– Priorização de tratativas de forma automática
– Menor necessidade de contratação de pessoas para leitura dos dados, uma vez que o sistema o faz sozinho;.
– Leitura dos dados através de um Power BI automático, gerando relatórios em tempo real.

Para a evolução da sua empresa, o acesso às informações e a aplicação de tecnologias é o passo principal. Converse com nosso time comercial e saiba mais! 

Converse com nossos especialistas hoje

Sua frota apresentaria resultados ainda mais efetivos usando a tecnologia correta. Fale conosco agora!

Autor

Marina Pessanha

Marina Pessanha

Analista de Marketing da Trimble Transportation Latam

Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

Assine nossa newsletter

Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

    Deixe seu comentário