O futuro da Logística no Brasil: Descubra aqui!

| Por: Marina Pessanha
O Futuro da Logística no Brasil

Imagine um mundo onde todas as informações da cadeia de suprimentos (ou Supply Chain) estão 100% interligadas. Esse é o futuro da Logística no Brasil e no mundo.

E isso está cada vez mais perto do que você imagina. 

O que é a Cadeia de Suprimentos e qual sua situação atual? 

A Cadeia de Suprimentos representa todos os processos que um produto passa, desde a captação de matérias-primas até a entrega ao consumidor final. Por isso, ela gera muitos dados diariamente e compreender quais são as informações valiosas para tomada de decisão pode ser um processo bastante complexo. 

Atualmente, dentro das operações logísticas, as informações de cada parte da Cadeia de Suprimentos são geradas em plataformas e soluções desconexas. Isso gera retrabalho e queda de produtividade para quem está em posições estratégicas. 

É provável que as empresas não consigam acompanhar os dados necessários para otimização da sua logística pela quantidade de informação gerada diariamente, o que torna os ruídos na gestão recorrentes.

O futuro da Logística no Brasil 

Sendo assim, como serão as operações em um futuro próximo? 

Pensando em facilitar o dia a dia dos tomadores de decisão, é importante que as informações estejam centralizadas em uma só plataforma mostrando os dados realmente relevantes para suas operações. 

Assim, em suma, o Transporte Conectado é a tendência do futuro para solucionar essa questão.

O Transporte Conectado tem como objetivo unificar todas as informações geradas de todas as pontas da Cadeia de Suprimentos em plataformas conectadas. Dessa forma, será possível a transmissão e integração total de dados, algo que ainda não é praticado no mercado atual. 

O objetivo final é integrar informações globais de toda Cadeia de Suprimentos. Isso aumentará também a capacidade de colaboração entre os diversos setores que a envolvem.

Além disso, a visão da Cadeia ampliará e alcançará produtores de matérias-primas, fornecedores, fabricantes, distribuidoras, consumidores intermediários e finais em um só local.

As soluções atuais continuarão atuando e coletando dados por si, porém integrando para plataformas conectadas. 

Se quiser saber mais sobre o Transporte Conectado e todo o seu impacto na Logística, baixe o nosso e-book gratuito aqui.


Como se preparar para as tendências e esse futuro da Logística?

Abraçar a tecnologia e absorver que ela é a verdadeira vantagem competitiva é a melhor forma de estar preparado para o futuro da logística no Brasil. 

Isso porque a quantidade de dados disponíveis e de stakeholders no setor de transporte e logística cresceu exponencialmente nos últimos anos. Vivemos em um momento de digitalização e coleta de dados inteligente para otimização de receita e de resultados.

Dessa forma, para se preparar, basta pensar sobre a situação atual da sua empresa:

Já existem muitas ferramentas no mercado que fornecem os indicadores necessários para ter uma operação logística eficiente e inteligente. 

Pensar no processo de digitalização da sua empresa já é um ótimo passo para estar preparado para o futuro da Logística. Conheça algumas soluções voltadas para inteligência de frota aqui!

Tags

Autor

Marina Pessanha

Marina Pessanha

Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

Assine nossa newsletter

Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

    Deixe seu comentário