Rotograma: O que é e como fazer de forma eficiente

| Por: Marina Pessanha

Entenda como essa funcionalidade trabalha e como fazer através de uma Inteligência Artificial

Para operações logísticas, é muito importante avaliar as condições e os riscos das rotas de entrega. Afinal, o percurso traçado é uma das coisas mais importantes, já que permite a chegada em segurança do condutor e da carga. Por isso, existe o Rotograma. Entenda sobre essa funcionalidade nesse post!

O que é o Rotograma?

O Rotograma é uma funcionalidade dentro da Telemetria que permite  inserir dados sobre a perigosidade de um local determinado no mapa para reduzir riscos de acidentes em regiões específicas. 

Através do Rotograma, é possível analisar os riscos de uma rota antes mesmo do motorista trilhá-la. Isso permite uma avaliação sobre a segurança e a economia dos percursos, facilitando para a gestão da operação encontrar a rota mais adequada para os seus objetivos. 

De maneira simplificada, esse é o objetivo geral do Rotograma: Definir o melhor caminho dentro de uma operação logística, através da coleta de informações sobre os possíveis riscos. 

Dependendo do tipo de segmento da operação, existem cargas que necessitam de uma atenção especial em relação às suas condições de carregamento. Por isso, o Rotograma pode ser essencial para trazer mais segurança e certeza no cotidiano das frotas.

Para que serve?

O Rotograma foca em tornar as operações logísticas mais seguras. Essa funcionalidade permite que os dados importantes sobre um local sejam inseridos dentro do software de acompanhamento de frota, trazendo atenção para os principais pontos de perigosidade de uma rota. 

Esses são os possíveis pontos de atenção para uma frota que podem ser cadastrados no Rotograma:

Todos esses fatores são evidenciados através de um mapa gráfico, possibilitando a identificação de áreas que necessitam de mais atenção e uma análise crítica da rota antes de iniciar a operação.

Como fazer um Rotograma?

Tradicionalmente, o gestor precisa realizar um estudo de campo sobre a rota para poder inserir as informações no Rotograma. A outra opção é colocar os dados a partir de experiências práticas. 

Ambas as opções podem não ser muito favoráveis nem para o gestor nem para o condutor

A primeira porque necessita de uma equipe constantemente avaliando a rota de forma manual, ocasionando em custos a mais para a operação.

A segunda porque, nesse caso, não é possível realizar nenhum ato de prevenção de incidentes, apenas de retenção. Dessa forma, cargas sensíveis podem viajar sem saber a perigosidade do local específico. 

Outro ponto é que os gestores podem apresentar dúvidas sobre a real necessidade de atenção na região e nem sempre é possível fazer um benchmarking rápido com outras operações.
Felizmente, a Trimble lançou o “Sugestões de Rotograma”, que permite que as informações sobre a perigosidade da rota sejam realizadas através de uma Inteligência Artificial (a nossa Tassi!), removendo os empecilhos apresentados pelos Rotogramas tradicionais.

Conheça o “Sugestões de Rotograma”

O Rotograma da Trimble que funciona através de Inteligência Artificial

A Trimble uniu a importância do Rotograma com a sua inteligência de dados, resultando na funcionalidade “Sugestões de Rotograma”. Através dela, nossa Inteligência Artificial indica aos gestores os locais no mapa de maior incidência de ocorrências, facilitando a escolha da rota mais segura e adequada para sua frota. 

Através do “Sugestões de Rotograma”, o processo de criação de Rotogramas é otimizado pelo uso dos dados da base da Trimble para identificar regiões de risco, sem a necessidade de trabalhos de campo ou experiências prévias. 

Com base na análise dos dados de velocidade da região de risco, a nossa Inteligência Artificial identifica a velocidade ideal mais frequente para o local, de acordo com o tipo de veículo: carro, caminhão ou ônibus. Depois disso, com apenas três cliques, o usuário analisa as Sugestões de Rotograma recomendadas, podendo alterar, se necessário, de acordo com sua operação.

Essa funcionalidade faz parte do Módulo de Inteligência de Frota, feito para monitorar a frota voltada para estratégia e resultados.

Atualmente, o “Sugestões de Rotograma” é a forma mais eficiente de se fazer um Rotograma. 


Facilitar a criação de Rotogramas e contar com dados de operações de todo o Brasil para agilizar o processo é importante para a sua operação? Converse conosco para adotar o Módulo de Inteligência de Frotas.

Tags

Autor

Marina Pessanha

Marina Pessanha

Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

Assine nossa newsletter

Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

    Deixe seu comentário