Transporte de produtos perigosos: Guia completo

| Por: Emanuele Almeida

O transporte de produtos perigosos recebe uma atenção especial dentro da cadeia de fornecimento e transportes, devido ao elevado risco para os envolvidos e para o meio ambiente. Por isso, para transportar esse tipo de carga são exigidos alguns cuidados, a fim de evitar ao máximo qualquer imprevisto que possa causar algum acidente durante o trajeto.

Nesse post você vai encontrar:

O que são cargas perigosas?

De acordo com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários, cargas perigosas são as que podem ser explosivas, como gases comprimidos ou liquefeitos, inflamáveis, oxidantes, venenosas, infecciosas, radioativas, corrosivas ou poluentes, que possam representar riscos aos trabalhadores, as instalações físicas e ao meio ambiente. 

Conhecer a classificação de resíduos perigosos é essencial para a empresa fazer a gestão correta de resíduos, o que engloba também a parte logística.

Tipos de cargas perigosas

transporte de produtos perigosos

O transporte de cargas perigosas é regulamentado no Brasil pela Lei nº 10.233/2001 e por resoluções da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A Resolução ANTT nº. 5.232/16 define a classificação dos produtos perigosos e caracteriza como devem ser identificados, embalados, como deve ser feita a sinalização do veículo que os transportam e a documentação necessária. 

A classificação utilizada para os resíduos classificados como perigosos é feita de acordo com o risco que apresentam. Veja a classificação de produtos perigosos para transporte:

O transporte de produtos perigosos deve seguir as exigências estabelecidas para a classe ou subclasse à qual pertence, avaliando os riscos e critérios de classificação. A sinalização dos veículos que transportam produtos perigosos é feita por meio de um painel de segurança e um rótulo de risco.

O painel de segurança é uma placa retangular alaranjada que é fixada nos caminhões. A numeração presente na placa diz respeito ao número de risco e ao número ONU, que são os quatro algarismos na parte inferior da placa, que identifica a substância. O número de risco é indicado pelos dois ou três algarismos maiores presentes na parte de cima da placa.

O primeiro algarismo indica a classe a qual o produto pertence - risco principal - e o segundo indica o risco secundário. Se não houver risco secundário, o segundo algarismo será 0. E o número de risco também pode ser precedido de um X.

Confira qual tipo de risco é indicado por cada número e algarismo:

Já o rótulo de risco tem o formato de um losango e não há uma padronização de cor. Esse rótulo faz referência quanto à natureza, o manuseio correto e a identificação do produto transportado. Na maior parte das vezes, eles apresentam uma cor, um texto que identifica a classificação do produto e um número com as mesmas informações do painel de segurança. E também um símbolo que indica perigo, por exemplo, uma caveira ou o símbolo radioativo.

Riscos do transporte de produtos perigosos

O transporte de produtos perigosos pode causar riscos para a população e para o meio ambiente, se feito de forma inadequada. Por exemplo, se acontecer um acidente, como o tombamento de uma carreta, pode ocorrer o vazamento de substâncias inflamáveis, que trazem risco de causar explosões e incêndios. Ou com produtos tóxicos, que geram intoxicação se inalados.

O vazamento desses produtos é bastante prejudicial, tanto para o meio ambiente quanto para os motoristas pela possibilidade de acidentes gravíssimos. Por isso, todo cuidado é essencial para esse tipo de transporte.

Reduza em até 86% os acidentes em transporte de petróleo e gás

Descubra a tecnologia de frotas que permite visibilidade e controle dos comportamentos de risco da sua operação:

Documentos obrigatórios para o transporte de produtos perigosos

As resoluções da ANTT determinam os documentos obrigatórios que devem ser levados no veículo ao transportar cargas perigosas. Saiba quais são:

Emitida pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), a Autorização Ambiental para Transporte de Produtos Perigosos é obrigatória para o transporte de carga perigosa em mais de um Estado, ou seja, quando o transporte é interestadual.

Para emitir a autorização, é necessário acessar o site do Ibama, clicar na aba “Serviços”, em seguida em “Cadastro, Inscrição e Certidões (CTF/APP). Depois, é só seguir as instruções recomendadas.

A segurança do transporte de produtos perigosos depende da associação entre embalagens adequadas, motoristas treinados, documentação em ordem e veículos em boas condições.

Cuidados necessários para o transporte de produtos perigosos

Há alguns cuidados necessários para transportes de cargas perigosas que, se colocados em prática, diminuem consideravelmente os riscos. O primeiro deles é a embalagem e o armazenamento, uma vez que há embalagens e protocolos de armazenamento adequados às propriedades de cada produto. 

É importante que as embalagens estejam corretamente sinalizadas para que não ocorra confusão e erro, assim como é importante conferir se o material de que são feitas as embalagens é adequado, para não serem danificados pelo produto que irão armazenar.

O segundo cuidado é em relação às restrições de circulação, já que veículos que fazem transporte de produtos perigosos não podem circular em determinados lugares, como regiões densamente povoadas ou próximas de reservatórios de água e reservas ecológicas. Nesse caso, um sistema de roteirização com Inteligência Artificial que consiga prever essas variáveis é fundamental.

O último cuidado é em relação a sinalização. É obrigatório a utilização de diretrizes para sinalização adequada e em locais visíveis, os veículos destinados ao transporte de cargas perigosas, como o painel de segurança, o número de risco, número ONU e rótulo de risco. A sinalização adequada também é ideal para resgate em caso de acidente.

Tecnologias para assegurar o transporte de produtos perigosos

O gerenciamento de processos por meio de softwares tem o objetivo de trazer otimização para a frota, redução de custos e menos riscos de acidentes e tombamentos. Como o transporte de cargas perigosas requer cuidados e monitoramento constante, a melhor opção é adotar um software que concentre todas as informações necessárias, inclusive sobre o comportamento dos motoristas da frota.

Isso porque cerca de 80% dos acidentes são causados por falhas humanas e são evitáveis por si só. O Vsafe+, por exemplo, é uma solução de desenvolvimento da Trimble criada justamente para contribuir com a prevenção de acidentes nas operações. Com ele, você pode:

Desse modo, fica mais fácil ter a atividade de transporte de produtos perigosos sob controle, permitindo mais tempo para as exigências de verificação in loco e demandas dos demais participantes do processo. Converse conosco para saber mais:

Conclusão

O transporte de produtos perigosos requer atenção aos protocolos de segurança, motoristas conscientes e treinados, e uma gestão de transporte eficiente, a fim de evitar acidentes e outros imprevistos que possam resultar em prejuízos para a frota, para a população e para o meio ambiente.

Para aprender mais sobre a prevenção de acidentes e, em especial, como evitar tombamentos, baixe nosso e-book e confira o conteúdo completo. 

Tags

Autor

Emanuele Almeida

Emanuele Almeida

Especialista em conteúdo da Trimble Transportation, focada em produção de artigos e materiais para gestão de frotas em transportadores e embarcadores.

Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

Assine nossa newsletter

Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

    Deixe seu comentário