Manutenção preditiva: guia completo

| Por: Emanuele Almeida

A manutenção preditiva é um tipo de monitoramento de rotina muito mais eficiente, pois atua de maneira preventiva. Seu objetivo é reduzir os níveis de falhas e desgastes dos veículos, gerando mais economia nos custos com manutenção e reparos de emergência.

Para que você entenda como a manutenção preditiva é importante, como é realizada e quais são as vantagens, desenvolvemos esse conteúdo completo para você. Saiba mais sobre:

O que é manutenção preditiva?  

A manutenção preditiva é um tipo de acompanhamento periódico realizado em equipamentos ou veículos. O serviço é realizado por meio da coleta de dados adquirida através da inspeção e monitoramento constantes dos equipamentos do veículo.

Essa prática atua diretamente na detecção de problemas que podem vir a acontecer e, assim, auxilia na prevenção e proporciona vários outros benefícios.

Principais objetivos da manutenção preditiva

As medidas aplicadas por meio de manutenção preditiva não estão concentradas apenas na prevenção de falhas mecânicas dos veículos. Veja abaixo quais são os principais objetivos desse serviço:

  1. Fornecer o controle de peças e máquinas que demonstram mau funcionamento;
  2. Aumentar o espaço de tempo entre uma falha e outra;
  3. Elevar os níveis de segurança para o condutor;
  4. Proporcionar um agendamento mais efetivo no calendário de manutenções;
  5. Diminuir os custos com correções e manutenções;
  6. Permitir a ação antes que as falhas ocorram;
  7. Otimizar o tempo de serviço.

Como prever falhas por meio do desempenho da frota ou dos equipamentos?

Para prever falhas por meio do desempenho da frota ou dos equipamentos, a empresa precisa adotar um plano de manutenção. Com esse planejamento, há uma segurança  de que os veículos e equipamentos não irão apresentar problemas em uma frequência alta. 

Sem a manutenção preditiva, os motoristas e gestores ficam vulneráveis diante do desempenho correto dos itens do veículo. Além do prejuízo, quando uma falha inesperada surge e impede o funcionamento do veículo, a operação pode sofrer atrasos ou até pausas, prejudicando seriamente o desempenho do .

Assim, com a identificação precoce de qualquer falha, essas situações são facilmente evitadas e o fluxo da operação é seguido com segurança e livre de atrasos causados por conta de manutenções corretivas e urgentes.

Depois do exame preventivo, onde o profissional responsável pela parte mecânica irá identificar possíveis falhas, outras duas etapas envolvem o processo de manutenção preditiva: diagnóstico e análise de tendência à falha.

Em nosso e-book sobre os erros mais comuns em gestão de frotas, você pode certificar-se de que não está cometendo alguma dessas falhas e aprender a evitá-las. Baixe aqui!

E-book: Erros mais comuns em uma gestão de frotas

Certifique-se de que você não está cometendo algum desses erros. Evite prejuízos financeiros e perdas humanas em sua gestão de frotas baixando esse material!

    Cargo na empresa
    Tamanho da frota
    Segmento de atuação

    Diagnóstico

    Esta etapa é onde a possível falha do veículo é detectada. Para que seja detectável, é necessário executar o diagnóstico que seja relativo à gravidade e, também, de acordo com a origem do problema analisado. O diagnóstico é realizado por meio da análise e acompanhamento periódico dos equipamentos do veículo.

    Análise de tendência à falha

    Nesta segunda etapa, a tarefa é prevenir a possível falha que pode ocorrer. Após essa prevenção, o agendamento e execução do reparo podem ser realizados.

    Diferença entre manutenção preditiva e preventiva

    A manutenção preditiva depende de um sistema de monitoramento para que seja possível analisar a situação do equipamento ou veículo. 

    Já a manutenção preventiva considera somente os padrões e índices estáticos das peças, avaliando apenas os parâmetros de eficiência e vida útil dos itens.

    Por que a manutenção preditiva é importante para frotas de caminhões?

    Nas frotas, a manutenção preditiva é o recurso mais adequado para prevenção de falhas nos automóveis. Ao contrário da manutenção corretiva, essa opção prevê os erros, acompanha e prolonga o tempo de vida das peças, pneus e sistema elétrico.

    Esse cuidado também promove benefícios como redução de custos, aumento da segurança dos motoristas,  maior rendimento dos veículos, acompanhamento inteligente dos dados e tomadas de decisões mais assertivas.

    Resumidamente, adotar a manutenção preditiva é impedir que falhas mecânicas ou elétricas causem acidentes ou prejuízos, evitar multas por peças de funcionamento prejudicado e não possibilitar que a performance do veículo seja comprometida.

    Técnicas utilizadas na manutenção preditiva

    manutenção preventiva

    Para que os objetivos de prevenção e identificação de falhas sejam cumpridos devidamente, algumas técnicas são utilizadas na manutenção preditiva. Os métodos usados são: análise de vibração, termografia, análise de óleo e ultrassom.

    Análise de vibração

    As engrenagens, válvulas e peças que formam o veículo produzem vibrações quando estão em funcionamento. Assim, a cada uso dessas peças, o nível de vida útil baixa um pouco mais. A manutenção preditiva atua na análise desse nível, fornecendo dados que indicam o estado atual do item, se ainda está bem conservado ou precisa ser substituído em breve.

    Termografia para a manutenção preditiva

    A termografia é um processo realizado através de câmeras e sensores infravermelhos. O objetivo é medir a temperatura e a distribuição de calor e, por meio dessa avaliação, permitir que falhas térmicas e desgastes sejam identificados ainda em fase inicial, evitando danos definitivos.

    Análise de óleo

    A análise de óleo na manutenção preditiva ajuda na detecção de contaminação do óleo, seja por partículas ou por água. Além disso, com essa análise também é possível identificar a qualidade do óleo, o estado de funcionamento das peças e visualizar se há necessidade de uma limpeza nos sistemas de fluido do veículo.

    Ultrassom

    Na manutenção preditiva, a ultrassom tem as seguintes funções:

    1. Identificar vazamentos em tubulações de ar comprimido e gases;
    2. Atuar em sistemas de vácuo;
    3. Verificar o desempenho de operação e lubrificação dos componentes, por exemplo, engrenagem e rolamento;
    4. Detectar problemas na parte elétrica.

    3 técnicas para acompanhar as condições dos equipamentos

    Ao aplicar as práticas que envolvem a manutenção preditiva, o profissional obtém dados acerca das condições de funcionamento do veículo. Para que essas informações sejam coletadas, é necessário monitorar, acompanhar e medir parâmetros variados.

    Diante disso, o acompanhamento e monitoramento pode ser realizado em três formatos diferentes: subjetivo; objetivo periódico; objetivo contínuo.

    1. Monitoramento subjetivo

    Esse tipo de monitoramento necessita dos 5 sentidos humanos para ser realizado e detectar possíveis falhas. Através da audição, por exemplo, o responsável pode identificar um problema no motor e avaliar as condições de uso do item. Considerando que é um serviço realizado sem o auxílio de qualquer tipo de maquinário, é preciso que seja executado somente por profissionais bem experientes.

    2. Monitoramento objetivo periódico

    Neste modelo de monitoramento, a periodicidade é determinada de maneira prévia e executada através de métodos e instrumentos específicos para tal, por isso recebe o termo "periódico". Já o "objetivo" é dado pois a objetividade ganha destaque na medição dos itens.

    Normalmente, quem realiza esse serviço é um profissional em mecânica automotiva e devidamente qualificado para aplicar as técnicas preditivas de maneira correta e segura. Além disso, um bom profissional também garante que o diagnóstico final seja concluído sem erros.

    3. Monitoramento objetivo contínuo  

    O monitoramento objetivo contínuo é aplicado em casos onde a situação de alguma peça do veículo, por exemplo, é crítica ou de alto risco, por isso exige um cuidado contínuo. Assim, todos os equipamentos de alto risco ou importância primordial precisam seguir um calendário contínuo de manutenção e monitoramento.

    5 vantagens da manutenção preditiva para a sua frota

    Quando a manutenção preditiva é aplicada na frota, algumas mudanças nos processos da gestão de manutenção devem ser realizadas, para que o funcionamento aconteça corretamente. Com essa primeira etapa executada, as vantagens são variadas e, entre elas, destacamos as 5 principais.

    1. Aumento da vida útil dos veículos com a manutenção preditiva

    Como a manutenção preditiva atua diretamente na prevenção de falhas, consequentemente a vida útil dos veículos é prolongada. Com essa medida, desgastes repentinos das peças, muitas vezes causados por ausência de manutenção, são evitados. Assim, com o cuidado constante, as correções são feitas antes de prejuízos ou perdas totais das peças.

    2. Melhora da produtividade

    Na maioria das vezes, as manutenções corretivas demandam um período longo para serem realizadas e o veículo fica impedido de estar em funcionamento. Assim, se a empresa não possui outro caminhão disponível para substituição, a realização do serviço é suspensa, podendo gerar atrasos e prejuízos.

    3. Redução de falhas

    Com a prevenção realizada a partir da manutenção preditiva, as falhas do veículo são reduzidas a longo prazo. Por conta das análises, é possível prever quando o desempenho de uma peça não está adequado e, em seguida, já atuar na correção, evitando que o problema surja de fato. Logo, as chances de falhas se tornam muito menores, já que ao menor sinal de surgimento, as medidas corretivas já são aplicadas.

    Para saber quais são os erros mais comuns na gestão de frotas e como evitá-los, confira o conteúdo disponível em nosso e-book.  

    4. Mais segurança para os condutores com a manutenção preditiva

    Falhas mecânicas podem ser responsáveis por acidentes nas estradas, causando danos ao motorista e, às vezes, resultando até em ações judiciais e grande prejuízo financeiro para a empresa. Com a manutenção preditiva, entretanto, os níveis de segurança aumentam, pois as falhas são evitadas antes de acontecerem, diminuindo as chances de algo acontecer com o veículo em movimento e prejudicar o motorista.

    Você pode saber mais sobre esse assunto conferindo nosso e-book sobre prevenção de acidentes de trânsito na frota. 

    5. Redução de custos

    Com a implementação da manutenção preditiva na frota, as manutenções passam a ser realizadas somente quando houver necessidades reais. Logo, a redução de custos é contínua e os custos caem significativamente, além da economia em questão de tempo também.

    Para saber mais sobre como economizar combustível, por exemplo, na gestão de frotas, baixe nosso e-book. 

    Como a tecnologia contribui com a manutenção preditiva

    Ferramentas tecnológicas que contribuem com a gestão de frotas, como o sistema de telemetria, são aliadas excelentes para uma melhor performance da manutenção preditiva. Através desses recursos, as informações a respeito das manutenções, peças e veículos estarão sempre atualizadas e concentradas em um único lugar, além de outros dados importantes da empresa. 

    Conclusão

    A manutenção preditiva é a melhor forma de prevenir as falhas dos veículos, diminuir desgastes e demais danos. Além disso, há também mais economia de custos, otimização de tempo e corte de gastos com manutenções desnecessárias.

    As soluções tecnológicas da Trimble para gestão de frotas são excelentes ferramentas para contribuir com a execução da manutenção preditiva. Gostaria de mais informações sobre nossas soluções? Fale conosco!

    Converse com nossos especialistas hoje

    Sua frota apresentaria resultados ainda mais efetivos usando a tecnologia correta. Fale conosco agora!

    Autor

    Emanuele Almeida

    Emanuele Almeida

    Especialista em conteúdo da Trimble Transportation, focada em produção de artigos e materiais para gestão de frotas em transportadores e embarcadores.

    Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

    Assine nossa newsletter

    Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

      Deixe seu comentário