Multa de trânsito: Principais causas e como fazer um controle eficiente

| Por: Emanuele Almeida

Saiba quais são os principais desafios para lidar com multas de trânsito e como ter um maior controle sobre ela.

Uma infração, que gera a multa de trânsito, é entendida como qualquer desobediência às leis e normas contidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Elas são classificadas de acordo com a gravidade e o infrator, ao cometê-las, está sujeito às penalidades e medidas administrativas previstas no CTB.

Quando não há conhecimento e gestão das multas, outros problemas podem surgir, como: aumento de acidentes de trânsito, pagamento de autuações injustas, imagem negativa da empresa em razão das infrações de trânsito, perda da licença para dirigir do motorista infrator e aumento dos gastos.

Nesse artigo, você conhecerá as principais causas de multa de trânsito e como evitá-las. 

Principais causas de multa de trânsito

Dados divulgados pelo Anuário da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) contabilizaram 2.359.479 infrações de trânsito em 2021. 

Cada infração, além da multa de trânsito, também ocasiona em perdas de pontos na carteira de habilitação do motorista. Acumulando-os, é possível até perder a permissão para dirigir. Veja as principais causas e quantos pontos elas representam:

Existem outras diversas infrações de trânsito na lista das irregularidades previstas pelo CTB, as quais você pode conferir aqui. 

O que é gestão de multa de trânsito?

multa de trânsito

Empresas com frotas grandes sofrem constantemente com multas recebidas pelos motoristas e, devido ao volume, nem sempre é possível ter um controle dessas notificações, perdendo prazos e resultando em gastos desnecessários. Quando um motorista é multado, a autuação sobre a infração é entregue ao proprietário do veículo, porém, quando se trata de frotas corporativas, o proprietário é a empresa, que necessita arcar com a despesa.

Desse modo, a gestão de multas é a organizadora desse processo, monitorando as infrações e os prazos de vencimento. Assim, fica mais fácil para o gestor notificar o motorista responsável pela multa e atuar com o desconto do valor diretamente na folha de pagamento do condutor, se assim for a sua prática.

Principais desafios da gestão de multas

Existem infrações de diferentes gravidades e, consequentemente, com custos diferentes. Independente do nível da multa, quando somadas, é possível perceber que o valor poderia ser revertido em investimento para o crescimento da empresa e benefícios dos condutores

A atenção e a organização com esse tipo de processo é indispensável. A longo prazo, as multas podem se tornar um problema maior, principalmente se a frota não tiver um bom controle de prazos de vencimento. Ainda mais, multas acumuladas podem significar um prejuízo expressivo e ocasionar dificuldades em diversos setores da empresa.

Logo, os principais desafios não estão atrelados somente à questão financeira, de possuir o valor necessário para pagá-las, mas também na relação de gerenciamento dessas multas.

Como ter um controle eficiente de multas para frotas 

Fazer um controle de multas é fundamental para evitar custos desnecessários com a frota, independente da quantidade de veículos. 

Treinamento com motoristas

Se infrações são comuns na frota, a melhor opção é realizar treinamentos, palestras e workshops sobre a importância de ter mais atenção às regras de trânsito e segurança. A principal fonte de infrações de trânsito é o comportamento dos motoristas, e isso só será corrigido com uma política de treinamento eficiente.

Assim, os motoristas precisam ser treinados em direção defensiva, em boas condutas de trânsito e a como agir em caso de acidentes. Uma opção para motivar a equipe é criar um ranking com os melhores motoristas. Dessa forma, os melhores são premiados, enquanto os que mais cometem infrações recebem treinamentos.

Controle dos motoristas e veículos

Ter registrado todas as viagens, quem era o motorista e qual o veículo é essencial para ter um controle eficiente, pois em caso de multa, pode-se facilmente identificar o condutor, conversar com ele e desenvolver treinamentos.

Por isso, sistemas de gestão de frota com identificação de motorista são importantes para esse tipo de situação, pois o motorista que for usar o veículo ficará registrado nos dados do sistema, sendo mais fáceis de serem acessados quando necessário.

Controle de multas

A organização e a centralização de informações são essenciais para uma boa gestão de multa de trânsito. Um sistema de gestão de frotas pode facilitar o controle de notificações e realizar o gerenciamento de pagamentos e recebimentos de multas. A partir dessas informações, é possível identificar os motoristas que causam mais infrações para desenvolver um treinamento mais personalizado para cada caso.

Política de frota

A Política de frota é um fator contribuinte para a gestão de frotas, uma vez que o documento diz respeito ao uso dos veículos, limites de horário, velocidade, forma de gestão, abastecimento, manutenção, responsabilidades de cada pessoa, obrigações e possíveis punições. 

O documento ajuda o motorista a saber o horário em que os veículos podem rodar, em quais regiões podem trafegar e todos os procedimentos internos de controle de jornada do motorista e gestão da frota. Com o acesso a essas informações, as chances de aplicação de multas de trânsito se tornam muito mais baixos.

Como um software pode ajudar na gestão eficiente de multa de trânsito?

Como visto nesse artigo, um software pode ajudar de diferentes formas a ter uma gestão eficiente de multas, por exemplo: 

1- Controle de motorista e veículo

A partir dessa identificação, é possível analisar qual foi o comportamento que ocasionou a multa e, então, realizar as recomendações corretas para evitar a repetição das ações.

2- Ranking dos motoristas

O software contribui com diversos dados, logo, o ranking dos motoristas é realizado com muito mais assertividade, já que todas as informações e/ou critérios são registrados e avaliados. Além disso, através do ranking, o gestor pode visualizar quais são os motoristas em posições baixas e, então, implementar medidas visando a melhoria.

3- Centralização de dados

Um registro completo dos dados em um único lugar é fundamental para a organização e fácil visualização e compreensão de todas as informações.

Dessa forma, a gestão de multas passa a ser mais assertiva e propicia o desenvolvimento e crescimento da empresa. 

Conclusão

A multa de trânsito ocorre por uma série de motivos, porém é possível reduzir os gastos com elas a longo prazo através de sua gestão.

Assim, o objetivo da gestão de multas para frotas é automatizar funções, reduzir custos e aumentar a produtividade. Além disso, ela colabora com melhorias no crescimento da empresa.

Conheça mais sobre as soluções Trimble para gestão de frotas. Fale com nossos especialistas.

Converse com nossos especialistas hoje

Sua frota apresentaria resultados ainda mais efetivos usando a tecnologia correta. Fale conosco agora!

Tags

Autor

Emanuele Almeida

Emanuele Almeida

Especialista em conteúdo da Trimble Transportation, focada em produção de artigos e materiais para gestão de frotas em transportadores e embarcadores.

Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

Assine nossa newsletter

Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

    Deixe seu comentário