Dirigir com sono é tão perigoso?
Dirigir com sono impacta diretamente na segurança dos motoristas, a direção consciente requer o máximo de atenção do condutor.
São muitos os fatores que influenciam a segurança de sua direção como:
- Estado emocional;
- Estado físico;
- Manutenção do veículo;
- Regras de trânsito;
- Sinalização;
- Pedestres;
- Estado da via;
- Outros veículos.
Para que alcance a atenção necessária, um dos requisitos principais para que o condutor dirija em segurança é: estar descansado e sem sono.
A sonolência é uma das maiores causas de acidentes e fatalidades de trânsito no Brasil – a 3ª maior para sermos exatos! Sabia que cerca de 20% dos acidentes estão associados à fadiga? E que praticamente 50% dos acidentes nas rodovias são causados por sono?
Essa informação é alarmante! Podemos destacar também que os efeitos do sono ao volante, são comparados com os das bebidas alcoólicas.
A fadiga afeta os reflexos dos motoristas e suas condições de dirigir em segurança, sendo tão fatal como ingerir drogas e álcool antes de dirigir.
Como você tem cuidado da segurança de seus motoristas quando o assunto é – dirigir com sono?
Você tem grande responsabilidade sobre seus condutores e sobre o trânsito brasileiro. É responsabilidade de sua gestão de frotas:
- Controlar como seus motoristas estão dirigindo;
- Não deixar que entrem em direção se estiverem muito cansados;
- Conscientizá-los sobre a relevância dessa preocupação para a segurança deles e de terceiros.
Leia nosso eBook – Por que monitorar o comportamento dos motoristas
E saiba mais sobre como atuar sobre desvios comportamentais como a fadiga.
Quer saber mais sobre porque dirigir com sono é tão perigoso? Preparamos um infográfico com informações muito relevantes para sua gestão! Preencha o formulário e baixe o infográfico gratuitamente.
Deixe seu comentário