Como evitar o stress no trânsito: dicas importantes para manter a calma ao volante
Todos precisamos estar em boas condições tanto mentalmente como fisicamente para conseguir trabalhar e desempenhar nossas atividades dentro do prazo.
Já no caso dos motoristas que trabalham nas estradas, o bem estar é fundamental, pois precisam se adaptar a longas jornadas de trabalho, saudade da família de entes queridos e a falta de infraestrutura em algumas estradas. Muitos deles trabalham por horas seguidas, sem conseguir ter o devido descanso, por mais que a Lei exija isso.
O sono, o calor, a fome, o desconforto, o trânsito, e muitos outros fatores contribuem – e muito – para o aumento do stress e muitos motoristas acabam se acostumando com a rotina e não percebem que sua saúde está sendo afetada.
Pensando nisso, sugerimos alguns exercícios para amenizar as tensões causadas pelo trânsito.
Dicas de exercícios anti-stress (Lembre-se de fazê-los com o veículo parado!):
• Faça movimentos giratórios com os braços esticados até o volante para articular os pulsos e os ombros;
• Posicione as mãos nos ombros, alternadamente, para compensar a tração que os braços provocam no pescoço;
• Movimente o pescoço, devagar, para cima, para baixo e para os lados;
• Coloque os braços dobrados por trás do pescoço – um de cada vez, e depois, os dois ao mesmo tempo;
• Faça um alongamento antes de sair do carro, soltando as pernas e esticando os braços para frente e para trás;
• Durante suas viagens nas estradas, ouça músicas que te tragam boas recordações de momentos da sua vida.
Tome cuidado com a sua saúde para evitar prejuízos maiores, sejam eles danos ao caminhão fretes atrasados, acidentes de trânsito, entre outros problemas. Esteja sempre atento aos sinais que seu corpo dá de que você chegou ao seu limite. Quando isso acontecer, pare relaxe e descanse!
Os motoristas são responsáveis pela segurança em nossas estradas, por isso nunca se esqueça das boas práticas. Se cada um fizer a sua parte, o trânsito pode ser menos estressante! Saiba mais sobre como trabalhar o comportamento na condução do veículo neste post sobre psicologia do trânsito!
E se você deseja entender o quão impactante para a segurança é a conduta do motorista, confira nosso material gratuito Por que monitorar o comportamento dos motoristas? e entenda a importância de trabalhar a conscientização destes colaboradores.
Deixe seu comentário
Comentários
Excelente instruções para os motoristas,principalmente para os profissionais que circulam pelas rodovias Brasileiras, nas quais além de péssimas condições de infraestrutura, existe também a preocupação com sua integridade física e da carga,devido aos elevados números de roubos registrados ultimamente.
Sempre que é possível, utilizo transporte público.
Bacana, Alexandre! O transporte público é mesmo uma boa opção para se considerar.