Principais custos logísticos e como reduzi-los
O gestor, muitas vezes, não consegue identificar os motivos pelos quais o faturamento da sua empresa não aumenta e nem por que ele não consegue reduzir os custos. Isso pode ser causado pela falta de acompanhamento dos fatores que envolvem todo o processo logístico . Nesta conta, deve-se considerar os custos logísticos, um conceito que vai além de apenas levar o produto da fábrica até o consumidor ou revendedor.
Neste artigo, você vai conhecer o que são os custos logísticos e como a tecnologia pode ajudar a ter maior controle sobre eles.
O que são custos logísticos?
Os custos logísticos são todos os gastos relacionados a demandas e processos logísticos de uma empresa. Eles podem variar de uma empresa para outra, mas, em geral, envolvem despesas com armazenamento, transporte e frota, mão-de-obra, embalagem, tarifas e impostos, além de adoção de tecnologias para a melhoria do trabalho.
Esses fatores são aspectos que interferem no cálculo final dos custos logísticos.
Nesse artigo, destacamos os seguintes custos: Impostos, Recursos Humanos e Custos de Transporte.
Impostos para os custos logísticos
Impostos e tarifas nacionais e estaduais são fatores que acrescentam despesas ao setor logístico de uma empresa.
Os principais impostos que incidem na logística do Brasil são:
- IRPJ – Imposto de Renda Pessoas Jurídicas
- CSLL – Contribuição Social sobre o Lucro Líquido
- PIS/PASEP – Contribuição para os Programas de Integração e Formação do Patrimônio do Servidor Público
- Cofins – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social
- IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados
- ICMS – Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal
- ISSQN – Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza
Desta forma, fazer o cálculo dos custos logísticos é imprescindível para que uma empresa seja competitiva no mercado e evite que se perca dinheiro. Um planejamento tributário estruturado é fundamental para que a empresa tome conhecimento de isenções fiscais, evite multas, ou até busque sistemas de sociedade diferenciados para reduzir a cobrança de taxas.
Recursos humanos
Os custos logísticos também envolvem a equipe de trabalho que atua na produção, movimentação e entrega do produto. Por isso, todos os gastos que englobam produção, administração de recursos, estoque, motoristas e fiscais de frota devem ser analisados. Por exemplo, é preciso considerar os salários dos gestores e dos outros colaboradores da equipe.
Para manter o nível de qualidade, as empresas precisam oferecer ofertas maiores para os que sejam mais capacitados ou experientes, assim como oferecer treinamentos e qualificação para a equipe, o que interfere tanto na qualidade da equipe, como nos gastos.
Custos logísticos de transporte
Os custos de transporte são todos aqueles que envolvem o processo de levar o produto da sua origem até o consumidor final. Nos custos de transporte entram fatores como gastos com combustível, pedágio, salários dos profissionais envolvidos, além de custos com manutenção e gestão dos sistemas de transporte.
Eventuais gastos com acidentes, roubos de carga e até mesmo horas extras também entram na planilha dos custos logísticos de transporte.
A seguir, veja algumas dicas de como reduzir os custos na prática, a partir de uma gestão de frotas:
- Manutenção preventiva de veículos
- Rotogramas
- Economia de combustível
Guia: Como controlar custos relacionados à gestão de frotas
Conheça os principais custos relacionados à frota e entenda seus impactos na sua operação:
Tecnologias aplicadas para reduzir custos logísticos
É fato que para uma empresa se destacar no mercado ela precisa estar sempre na busca de novas tecnologias que otimizem os processos, reduza erros e custos, aumente a produtividade e o desempenho do negócio. Todas essas ações podem ser facilitadas com a inclusão de ferramentas tecnológicas, uma vez que o uso de plataformas digitais está sendo cada vez mais imprescindível para uma empresa operar em alto desempenho.
Apesar das ferramentas demandarem um investimento inicial, elas são necessárias para garantir a competitividade, agilidade e redução de custos em médio e longo prazo.
Como os custos logísticos impactam na produtividade
Os custos logísticos podem impactar na produtividade quando há investimentos para otimizar os processos, o custo inicial não se compara aos resultados e lucros a médio e longo prazo. Uma vez que erros, retrabalhos, processos repetitivos, entre outras inconsistências que podem aparecer nas operações minam o tempo e o uso eficaz dos recursos de uma empresa.
Para potencializar ainda mais o trabalho, a empresa precisa conhecer seus custos logísticos com profundidade, a fim de buscar formas de aprimorar essas despesas, investindo em alternativas mais rentáveis, mas sem comprometer a qualidade do serviço prestado.
Como reduzir os custos e fazer uma gestão eficiente
Como as despesas são diferentes, os gestores precisam conhecer os custos logísticos da sua empresa, assim é possível pensar em estratégias para aprimorar as etapas do processo. Parte da redução dos custos pode ser feita a partir de métodos de otimização, com ferramentas que podem trazer dados sobre a logística para os gestores, ajudando a identificar gastos e quais podem ser cortados.
Sistemas voltados a acompanhar a frota, como a telemetria, podem reduzir o tempo de entrega, monitorar e informar os gastos com combustível e manutenção - todos fatores que afetam os custos.
Conclusão
Os custos logísticos afetam diretamente a lucratividade de uma empresa. A partir da adoção de tecnologias para a gestão, a empresa terá condições de manter um equilíbrio entre as contas, qualidade nos processos e satisfação dos clientes.
Telemetria: a principal aliada da rentabilidade da frota
Sua telemetria te ajuda a transformar dados em decisões estratégicas? Conheça nossa tecnologia:
Deixe seu comentário