Trimble apresenta soluções para gestão inteligente da frota

| Por: Emanuele Almeida

A Trimble Transportation Latam, área da companhia global de tecnologia que cria soluções para transporte e logística, lançou novas soluções voltadas à gestão inteligente de frotas rodoviárias durante a Fenatran, maior feira de transportes do Brasil. As novidades estão focadas em fornecer inteligência de dados para otimizar a tomada de decisão dos gestores de frota e garantir uma melhor segurança do trânsito na América Latina.

Continue a leitura e conheça cada uma das novas funcionalidades!

Gestão inteligente da frota

A gestão inteligente de frotas é o processo que envolve o completo controle de veículos.  Quando bem executada, é possível visualizar e planejar todas as atividades que englobam a operação. Para isso, é preciso ter processos bem definidos, executados e monitorados. 

Uma gestão inteligente possibilita o controle total da frota. É possível controlar os veículos de forma eficiente, monitorando a manutenção de cada um e controlando itens importantes. Além do benefício de saber quanto cada veículo está gastando, a gestão inteligente da frota mostra indicadores que permitem enxergar o faturamento individual de cada um. 

Além disso, também permite melhoria nos processos e os motoristas são controlados de perto, tendo assim o seu comportamento monitorado, desde a velocidade até a rota mantida. Nesse aspecto, a tecnologia possibilita que a gestão seja feita de maneira ágil, eficiente, produtiva e com real redução de custos. Uma opção é investir em softwares de fácil usabilidade que colaboram para a administração da empresa de maneira efetiva.

Conheça os lançamentos da Trimble

Pensando nisso, os lançamentos da Trimble incluem expansão da plataforma de dados, que ampliam a atuação da inteligência artificial, a atualização do software de análise, que agora opera com aparelhos de outras marcas, além de um novo equipamento topo de linha para monitoramento 360° e um aparelho de entrada para as empresas que querem iniciar o processo de digitalização da gestão de frotas. 

Conheça cada um deles!

Vmov+: mais segurança para a frota

O Vmov+ é o dispositivo de entrada para videomonitoramento da Trimble, que se destaca por ir além do básico e oferecer suporte para até 3 câmeras, sendo que a frontal, voltada para a pista, já vem acoplada ao equipamento. O dispositivo suporta uma câmera DSM com capacidade de análise comportamental do motorista além de possuir alertas sonoros com voz para avisar o condutor imediatamente.

Já o Vsafe+ é a solução topo de linha para os gestores que querem ter uma visão 360° de suas frotas. O dispositivo completo para videomonitoramento e sensor de fadiga e distração tem suporte para até 5 câmeras.

Ambos contam com o Double Check, um recurso de inteligência artificial da Trimble que funciona em nuvem e realiza análises comportamentais dos condutores com maior confiabilidade.

Telematics Integration Cloud (TIC): integração de todos os dados da frota

A nova atualização do VFleets permite a integração com equipamentos e computadores de bordo de outras empresas. Dessa forma, o gestor consegue reunir todos os dados necessários em uma única plataforma para administrar de forma inteligente a frota, evitando retrabalhos em mais de um software.

Soluções com Inteligência Artificial

A Tassi, a inteligência artificial da Trimble, foi pensada para unir os dados extraídos do monitoramento e transformá-los em relatórios e informações setorizadas no software VFleets. Todos os recursos estão em um painel de fácil compreensão, com recursos visuais que facilitam a navegação.

Além disso, a Tassi ajuda o gestor a tomar decisões estratégicas mais ágeis, evitar com que erros e desperdícios continuem ocorrendo, descobrir falhas e indicar onde a empresa está gastando mais do que o necessário.

Predição de Acidentes

A Trimble lançou um novo recurso para a Tassi, agora ela também analisa a predição de acidentes. A inteligência faz um levantamento sobre ações recorrentes do motorista, que vão de freadas bruscas a desvio de atenção por uso de celular. Com base nos indicadores, ela consegue indicar aspectos que precisam de atenção. Assim, o gestor pode corrigir e ajustar as jornadas, trazendo mais segurança ao condutor e maior produtividade.

Para conhecer outras ferramentas que ajudam a inibir os principais comportamentos que causam acidentes de trânsito, baixe o e-book gratuito da Trimble!

E-book: Boas práticas para uma cultura de segurança focada no motorista

Reconhecimento Facial

Com o reconhecimento facial da Tassi, não é necessário ações manuais para identificar os motoristas. O processo é facilitado e todo feito com a ajuda da inteligência. Dessa forma, erros são reduzidos, assim como esquecimentos e possíveis formas de burlar a ferramenta.

Benefícios do uso da tecnologia para uma gestão inteligente

A tecnologia para frotas possibilita otimizar diferentes processos cotidianos da gestão, favorecendo tomadas de decisão cada vez mais assertivas e um controle de custos baseado em dados atualizados e confiáveis. A velocidade de tomadas de decisão gera uma vantagem competitiva entre as empresas, e também aprimora a produtividade. 

As tecnologias possibilitam o acompanhamento de operações de forma remota, onde é possível calcular de forma assertiva o uso do combustível, evitar acidentes de trânsito, controlar a manutenção dos carros e o tempo de transição entre os seus respectivos motoristas. 

As principais vantagens são:  aumento da produtividade, diminuição de custos, controle dos carros ocasionados pelo uso destes softwares, gerando uma vantagem decisiva para a competição do mercado.

O mercado exige, cada vez mais, uma empresa conectada que ofereça processos integrados. Para saber se a sua empresa está se preparando para o futuro das operações logísticas da melhor forma, baixe o e-book gratuito da Trimble!

Conclusão

A Trimble está promovendo novos produtos para o mercado com o objetivo de desenvolver soluções inteligentes e que gerem insights valiosos, permitindo que o usuário atue onde realmente importa.

Para conhecer mais sobre a Trimble e as soluções, confira a participação do Diretor Geral da Trimble Brasil,  no Podcast da OTM Editora.

Tags

Autor

Emanuele Almeida

Emanuele Almeida

Especialista em conteúdo da Trimble Transportation, focada em produção de artigos e materiais para gestão de frotas em transportadores e embarcadores.

Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

Assine nossa newsletter

Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

    Deixe seu comentário