3 diferenciais competitivos agregados pelo CCO à operação

| Por: Juliana Gallassi

Você certamente já deve ter ouvido falar sobre CCO em empresas que trabalham com operações logísticas, transportes e gestão de frotas. Mas você conhece na prática o que é um CCO e como ele contribui com a performance da operação?

Nesse artigo vamos apresentar os benefícios de possuir um CCO e como isso pode influenciar nos resultados da sua operação.

O que é CCO?

O CCO (Centro de Controle Operacional) é um local onde é realizado o monitoramento dos veículos. Essa central fornece inúmeros benefícios à operação que resultam em aumento de eficiência e rapidez, além de dar mais confiança para a tomada de decisão.

CCO (Centro de Controle Operacional)

É no CCO que ocorre a supervisão completa da rotina de uma operação de transporte, seja ele de passageiros ou cargas. 

A estrutura básica de setor consiste em um local com algumas telas dispostas onde são exibidas informações importantes do sistema de monitoramento de frota da empresa. Com essa estrutura, é possível visualizar todos os veículos em rota e apurar possíveis desvios na operação.

A partir desse monitoramento, o CCO fornece relatórios específicos, voltados para cada tarefa ou operação. Esses relatórios são direcionados aos responsáveis pela gestão de frotas para que uma ação corretiva seja tomada de imediato. Esse departamento se relaciona diretamente com a verificação de meios e fins: se os meios estão sendo seguidos e se os fins estão sendo alcançados.

O controle é totalmente informatizado. A central recebe, em tempo real, dados sobre:

Com esses dados em mãos, o CCO encaminha as informações para que profissionais qualificados realizem o acompanhamento de todas as atividades e analisem os dados que podem ser convertidos em indicadores. Essa estrutura dá mais agilidade para a empresa na recepção e transmissão de informações, bem como na tomada de ações corretivas durante o processo de transporte.

E-book: Riscos comportamentais que causam acidentes de trânsito

Conheça os principais riscos de acidentes dos motoristas da sua frota e como evitá-los:

    Cargo na empresa
    Tamanho da frota
    Segmento de atuação

    Diferenciais competitivos adquiridos com um CCO

    Já conseguimos perceber como o CCO faz diferença na gestão de uma operação. A seguir, apresentamos 3 diferenciais que esse setor pode agregar à operação, de modo a aumentar sua performance e resultados.

    Avaliação do desempenho da operação

    Uma operação que conta com um CCO, obtém constantemente insumos para avaliar de maneira crítica o desempenho da sua operação.

    Com os dados de monitoramento da frota, é possível realizar uma análise profunda acerca de comportamentos ao volante, planejamento de rotas, consumo de combustível, entre outros fatores que influenciam nos resultados da operação.

    Comparativo de desempenho

    Contar com um departamento dedicado a monitorar a performance da operação permite um acompanhamento mais próximo da realidade da operação.

    A partir desse monitoramento, é possível diagnosticar rapidamente fatores que fogem do padrão. Isso ocorre por meio do comparativo de desempenho.

    É possível realizar esse comparativo a partir de dados do histórico ou tomando como base o que foi planejado.

    Ação corretiva sobre os problemas diagnosticados

    Os profissionais que realizam o monitoramento da frota em tempo real, conseguem diagnosticar falhas com mais rapidez, auxiliando na atuação imediata sobre o problema. Isso gera maior agilidade e economia na gestão de frotas. A isso denominamos ação corretiva.

    A ação corretiva é uma função básica do controle, responsável por tomar as medidas necessárias para adequar o desempenho atual da empresa ao desempenho planejado. Tem como propósito corrigir os desvios que possam vir a ocorrer no processo de execução de tarefas.

    É importante ressaltar que a ação corretiva não precisa atuar necessariamente na execução, ela também pode ser aplicada em outras funções administrativas, como a reavaliação do planejamento ou organização.

    Assim, o CCO fica responsável por identificar a conformidade do real – ou seja, do que está de fato acontecendo no dia-a-dia da operação – com o planejado – aquilo que foi pré-estabelecido como ideal em termos de desempenho.

    Quando identificado desalinhamento com o planejado, a central notifica os responsáveis para tomarem providência sobre os fatores de influência.


    O CCO é um excelente recurso de gestão e traz muitos benefícios à sua operação, seja ela terceira ou própria. O mais importante é utilizar dessa ferramenta para manter um controle mais preciso de sua frota, gerando mais eficiência na operação e prevenindo acidentes.

    Atualizado por Caroline Ferroni em 03/08/2020.

    Soluções tecnológicas para uma frota de sucesso

    Converse com nossos especialistas e torne sua operação mais rentável, produtiva e econômica:

    Autor

    Juliana Gallassi

    Juliana Gallassi

    Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

    Assine nossa newsletter

    Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

      Deixe seu comentário

      Comentários

      • deoclecio da silva disse:

        QUEM VAI AJUDAR O TRANSPORTE RODOVIARIO NO BRASIL,MOLHORA O VALOR DO FRETE ,NA COMPRA DE CAMINHAO PELOS OS MAIS POBRES,NOS SALARIO DOS CAMIONEIROS…

      • Eric Felipe disse:

        ALGUEM SABE O MINIMO DO SALARIO DE UM CCO ? EU FAÇO A OPERAÇÃO , MAIS EU ACHO QUE EU NAO SOU REMUNERADO POR ISSO

        • Veltec disse:

          É mole rsrsrs

          Rony Cezar Neri
          Gerente de MKT e Vendas
          3003-1199 / (11) 987-123-565

          2017-06-07 15:10 GMT-03:00 Disqus :

        • Veltec disse:

          Olá Eric!
          Tudo bem?

          Especificamente sobre a remuneração, não há um mínimo estabelecido.
          Você pode verificar o piso definido pelo sindicato, mas o salário pode variar de empresa para empresa.

          Um abraço.