Operador logístico: o que é e qual seu papel no setor logístico?

O operador logístico é um colaborador de organizações que presta serviços logísticos ou de gestão para terceiros. Além disso, também podem fornecer mão de obra especializada para determinadas operações do ciclo da cadeia de suprimentos.
A formação atual do mercado é uma das principais razões do aumento das necessidades desses serviços. Isso porque a logística está presente em muitas atividades do sistema de venda e distribuição das empresas, o que impacta no rendimento da organização e na percepção de qualidade por parte dos clientes.
Para saber o que é um operador logístico e suas funções no setor logístico, continue a leitura!
O que é um operador logístico?
O operador logístico é responsável pela etapa de movimentação dos insumos para indústria, da organização da armazenagem e do transporte em diferentes áreas, mas principalmente o rodoviário. Faz parte da rotina o controle de estoque, a armazenagem e a gestão de transportes.
Esse profissional é responsável pela utilização inteligente dos recursos financeiros da empresa e ainda tem interferência direta no nível de satisfação do consumidor com a marca.
O que faz um operador logístico?
O operador logístico é responsável por toda a parte de recebimento e expedição de materiais, além de acompanhar e garantir a distribuição e armazenamento de produtos, matéria-prima e equipamentos.
Para as empresas, sejam elas de pequeno ou grande porte, esse profissional é peça fundamental para reduzir os custos de produção, pois com a otimização da parte logística do processo, aumentam os lucros.
Além disso, ele também acompanha o rastreamento das rotas de entrega e envia informações para a equipe de planejamento de rotas para resolver problemas de roteirização. Nesse quesito, os softwares de rastreamento são fundamentais quando o assunto é garantir produtividade e redução de custos. Por meio deles, o operador consegue otimizar as rotas, garantir ao cliente um serviço com um preço competitivo e permitir um fluxo de informações mais fluido em relação à movimentação.
Isso porque sistemas como os tradicionais rastreadores e a tecnologia de telemetria permitem identificar o local exato onde a carga está. Assim, é possível usar essa informação para ter um status em tempo real da entrega e apresentar, inclusive, uma data de previsão mais condizente com a realidade.
Continue sua leitura com estes materiais essenciais para frotas de sucesso:
👥 Por que monitorar o comportamento do motorista? Baixar agora →
🛡️ Boas práticas para criar uma cultura de segurança. Baixar agora →
💸 Seis passos para reduzir custos da sua frota. Baixar agora →
⛽ Como economizar combustível na gestão de frotas? Baixar agora →
Quais as funções do operador logístico?
Os operadores logísticos podem assumir diferentes funções dentro de uma cadeia de suprimento, como na gestão de transporte, no armazenamento dos produtos, no controle de estoque e muito mais. Veja algumas funções detalhadas para cada uma dessas responsabilidades.
1 – Gestão de transportes
Como mencionado anteriormente, uma das principais atividades que envolvem um operador logístico está no setor de transporte. Ele pode atuar nos seguintes serviços:
- Roteirização das entregas;
- Realizar análise e pagamentos de fretes;
- Estabelecer estratégias para redução de gastos;
- Gestão e controle de frota;
- Otimização da produtividade.
Ele também é responsável pela gestão de custos, incluindo manutenção de veículos, contratação de motoristas e demais necessidades relacionadas ao setor.
2 – Gestão de estoque
Um operador logístico também pode cuidar da armazenagem dos produtos. Veja algumas possibilidades:
- Oferecer as instalações adequadas para o armazenamento correto dos produtos;
- Contratação de seguro que cubra as instalações e todos os produtos armazenados nelas;
- Apresentação e execução de estratégia de gerenciamento de estoque personalizado para cada cliente;
- Cuidar com as burocracias envolvidas no despacho dos produtos;
- Realizar processo de picking e empacotamento para transporte;
- Ter total controle de qualidade.
3 – Gestão de pedidos
A gestão de pedidos garante que todos os clientes recebam seus produtos no tempo certo. O operador logístico atua:
- Controle pedidos;
- Picking;
- Embalagem;
- Despacho.
Desafios de um operador logístico
A demanda por operadores logísticos cresceu nos últimos anos devido a logística estar presente em muitas atividades operacionais e no sistema de vendas das empresas. Dessa forma, ela impacta no rendimento do negócio e interfere na qualidade do produto final.
Ter colaboradores específicos para estas etapas contribui para os gestores poderem usar seu tempo para pesquisar outras novidades e melhorias que podem ser feitas no negócio. No entanto, é preciso estar atento aos desafios do operador logístico.
O principal deles é o acesso a novas tecnologias para uma boa gestão dos pedidos e reabastecimento do estoque. Esse fornecedor precisa sugerir e aplicar sistemas capazes de otimizar os serviços, minimizando os custos.
Outro ponto que é um desafio é encontrar profissionais qualificados. Por isso, é importante verificar se a operadora possui um alvará de funcionamento e quais são as exigências na hora de contratar os colaboradores, assim como suas práticas de armazenamento e transporte.
A logística é reconhecida como um dos principais fatores de competitividade de uma empresa, sendo sua gestão muito complexa. Para conhecer outros desafios do setor e como superá-los, confira o material gratuito.
E-book: 5 grandes desafios da logística
A logística é reconhecida como um dos principais fatores de competitividade de uma empresa, sendo sua gestão muito complexa. Saiba quais são os maiores desafios da área e como enfrentá-los!
Conheça as principais tendências do setor logístico
O setor logístico é muito dinâmico e está em constante evolução. Por isso, é importante que os operadores estejam atentos e se adaptem às principais tendências para se manterem competitivos no mercado.
Veja quais são elas:
- Digitalização e automação: uso de sistemas de gestão (WMS e TMS) e softwares de rastreamento.
- Sustentabilidade: busca por rotas eficientes, redução de consumo de combustível e práticas ambientais responsáveis.
- Integração de dados: proporcionam a análise de informações de transporte, estoque e pedidos para a tomada de decisões estratégicas.
- Capacitação contínua: realizar constantes programas de treinamento e educação para o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais.
O papel da tecnologia para o operador logístico
Para dar conta tanto dos desafios, quanto das principais tendências do setor, a tecnologia aparece como aliada fundamental do operador logístico – capaz de potencializar o seu desempenho, fazer com que ele antecipe problemas e planeje-se melhor.
Conheça soluções cujo conhecimento e domínio impulsionam o currículo dos operadores logísticos:
- Telemetria digital e avançada: oferece monitoramento em tempo real de veículos, cargas e sobre o desempenho e comportamento de motoristas.
- Videomonitoramento: permite análises ainda mais precisas do comportamento do motorista, consolidando as precauções relativas à segurança e eficiência operacional.
- Softwares de gestão de frota e estoque: facilita o planejamento de rotas, a otimização de entregas e o controle de inventário – potencializando os resultados.
- Business Intelligence (BI): produção de relatórios analíticos, que auxiliam na tomada de decisões estratégicas, redução de custos e aumento da produtividade.
Telemetria e Videotelemetria: diferenciais competitivos para o operador logístico
Das tecnologias citadas, a telemetria e a videotelemetria são as mais estratégicas e necessárias – uma vez que oferecem informações em tempo real sobre veículos, cargas e motoristas.
Ambas permitem:
- Redução de custos operacionais: ao ter acesso em tempo real a dados como consumo de combustível, tempo de ociosidade, situação do veículo e hábitos de direção, o operador é capaz de identificar desperdícios e buscar melhorias.
- Aumento da eficiência: a telemetria possibilita a otimização de rodas, prevenção de atrasos e reações rápidas diante de imprevistos. A videotelemetria, além de tudo isso, amplia as precauções de segurança, com o fornecimento de imagens que ajudam a esclarecer o contexto de incidentes e a redução de sinistros.
- Tomada de decisão mais assertiva: relatórios integrados oferecem a visão de toda a frota – o que facilita a priorização de investimentos, a negociação com clientes e entregas mais competitivas.
Os 5 tipos de operadores logísticos
Os operadores logísticos podem ser divididos em cinco classes. Para entender a nomenclatura é preciso estar ciente de que o termo operador logístico é uma tradução direta do termo em inglês Party Logistics (fornecedores de logística).
Conheça as 5 classes:
- 1PL (First Party Logistics): É o primeiro nível de terceirização no qual a empresa contratada realiza toda a distribuição, gerindo a frota e motoristas. Nessa classe, a empresa contratante é responsável por realizar o armazenamento e gestão de estoque;
- 2PL (Second Party Logistics): Nessa classe, é oferecido um serviço padrão de armazenagem e transporte, sendo responsabilidade da contratante a organização da frota e o gerenciamento dos fluxos de produtos;
- 3PL (Third Party Logistics): Essa classe assume responsabilidades superiores, ele deve não só realizar toda a distribuição, mas também a armazenagem. Os serviços são personalizados para suprir todas as necessidades de transporte e armazenamento da empresa contratante;
- 4PL (Fourth Party Logistics): Os operadores logísticos 4PL normalmente atuam como consultores, enquanto os 3PL colocam a “mão na massa”. Aqui, a principal preocupação é a otimização da cadeia de suprimento por meio da criação e manutenção de um relacionamento;
- 5PL (Fifth Party Logistics): Este nível engloba todos os anteriormente mencionados, assumindo não apenas a gestão da cadeia de suprimentos, mas também implementando tecnologia e otimizando demais processos da empresa.
Os benefícios de contratar um operador logístico
Um operador logístico pode trazer diferentes benefícios para uma empresa. A principal delas é a redução das despesas com transporte e armazenamento, isso porque os processos serão otimizados, o que reduz o tempo em que eles são concluídos. E com os processos logísticos sendo realizados em menos tempo, seus custos são minimizados.
Outra vantagem é evitar que problemas comprometam a cadeia logística. Além de gerir os processos de transporte e armazenamento de forma mais curta, o operador logístico também antecipa problemas que possam vir a ocorrer ao longo da cadeia logística e buscam estratégias para que eles não prejudiquem o fluxo. Assim, os riscos de atrasos no cronograma de entrega são minimizados e a empresa evita que seus clientes sejam impactados.
Além disso, contar com um operador logístico também auxilia no aumento da performance. Ao concentrar todo o processo logístico na mão de um operador, a empresa integra sua estratégia, evitando retrabalhos, perda de tempo e podendo manter o foco no seu desenvolvimento. Consequentemente, há um ganho de eficiência e melhora do nível de serviço, já que operadores logísticos possuem mais conhecimento técnico e melhor estrutura para operações.
Conclusão
Agora que você já sabe o que é um operador logístico, suas principais funções e como são benéficos para as empresas que trabalham com logística, chegou a hora de avaliar se vale a pena contar com esse profissional na sua equipe. E se a sua organização tem um setor próprio de logística, conte com a ajuda das soluções da Trimble para otimização dos processos!
Soluções tecnológicas para uma frota de sucesso
Fale com nossos especialistas e torne sua operação mais rentável, produtiva e econômica:
Deixe seu comentário
Comentários
Gostei de informações sobre operador de logística e motivo-me de perfeccionar nesta carreira
Obrigadom pela informação.
Mais informações acerca da logística.
Uma vez que eu estou a me formar na mesma área