Operador logístico: o que é e qual seu papel no setor logístico?

| Por: Emanuele Almeida

O operador logístico é um colaborador de organizações que presta serviços logísticos ou de gestão para terceiros. Além disso, também podem fornecer mão de obra especializada para determinadas operações do ciclo da cadeia de suprimentos.

A formação atual do mercado é uma das principais razões do aumento das necessidades desses serviços. Isso porque a logística está presente em muitas atividades do sistema de venda e distribuição das empresas, o que impacta no rendimento da organização e na percepção de qualidade por parte dos clientes.

Para saber o que é um operador logístico e suas funções no setor logístico, continue a leitura!

O que é um operador logístico?

O operador logístico é responsável pela etapa de movimentação dos insumos para indústria, da organização da armazenagem e do transporte em diferentes áreas, mas principalmente o rodoviário. Faz parte da rotina o controle de estoque, a armazenagem e a gestão de transportes

Esse profissional é responsável pela utilização inteligente dos recursos financeiros da empresa e ainda tem interferência direta no nível de satisfação do consumidor com a marca. 

O que faz um operador logístico?

O operador logístico é responsável por toda a parte de recebimento e expedição de materiais, além de acompanhar e garantir a distribuição e armazenamento de produtos, matéria-prima e equipamentos.

Para as empresas, sejam elas de pequeno ou grande porte, esse profissional é peça fundamental para reduzir os custos de produção, pois com a otimização da parte logística do processo, aumentam os lucros.

Além disso, ele também acompanha o rastreamento das rotas de entrega e envia informações para a equipe de planejamento de rotas para resolver problemas de roteirização. Nesse quesito, os softwares  de rastreamento são fundamentais quando o assunto é garantir produtividade e redução de custos. Por meio deles, o operador consegue otimizar as rotas, garantir ao cliente um serviço com um preço competitivo e permitir um fluxo de informações mais fluido em relação à movimentação.

Isso porque sistemas como os tradicionais rastreadores e a tecnologia de telemetria permitem identificar o local exato onde a carga está. Assim, é possível usar essa informação para ter um status em tempo real da entrega e apresentar, inclusive, uma data de previsão mais condizente com a realidade.

Para saber mais como a Telemetria Avançada com BI ajuda no transporte estratégico, baixo o e-book gratuito da Trimble.

E-book: Como um BI especializado pode garantir a excelência na gestão de frotas?

aça o download gratuito e descubra como softwares especializados na área logística podem otimizar sua gestão.

 

Quais as funções do operador logístico?

Os operadores logísticos podem assumir diferentes funções dentro de uma cadeia de suprimento, como na gestão de transporte, no armazenamento dos produtos, no controle de estoque e muito mais. Veja algumas funções detalhadas para cada uma dessas responsabilidades.

1 – Gestão de transportes

Como mencionado anteriormente, uma das principais atividades que envolvem um operador logístico está no setor de transporte. Ele pode atuar nos seguintes serviços:

Ele também é responsável pela gestão de custos, incluindo manutenção de veículos, contratação de motoristas e demais necessidades relacionadas ao setor.

2 – Gestão de estoque

Um operador logístico também pode cuidar da armazenagem dos produtos. Veja algumas possibilidades:

3 – Gestão de pedidos

A gestão de pedidos garante que todos os clientes recebam seus produtos no tempo certo. O operador logístico atua:

Desafios de um operador logístico 

O operador logístico é um colaborador de organizações que presta serviços logísticos ou de gestão para terceiros.

A demanda por operadores logísticos cresceu nos últimos anos devido a logística estar presente em muitas atividades operacionais e no sistema de vendas das empresas. Dessa forma, ela impacta no rendimento do negócio e interfere na qualidade do produto final. 

Ter colaboradores específicos para estas etapas contribui para os gestores poderem usar seu tempo para pesquisar outras novidades e melhorias que podem ser feitas no negócio. No entanto, é preciso estar atento aos desafios do operador logístico. 

O principal deles é o acesso a novas tecnologias para uma boa gestão dos pedidos e reabastecimento do estoque. Esse fornecedor precisa sugerir e aplicar sistemas capazes de otimizar os serviços, minimizando os custos. 

Outro ponto que é um desafio é encontrar profissionais qualificados. Por isso, é importante verificar se a operadora possui um alvará de funcionamento e quais são as exigências na hora de contratar os colaboradores, assim como suas práticas de armazenamento e transporte.

A logística é reconhecida como um dos principais fatores de competitividade de uma empresa, sendo sua gestão muito complexa. Para conhecer outros desafios do setor e como superá-los, confira o material gratuito da Trimble.

E-book: 5 grandes desafios da logística

A logística é reconhecida como um dos principais fatores de competitividade de uma empresa, sendo sua gestão muito complexa. Saiba quais são os maiores desafios da área e como enfrentá-los!

    Cargo na empresa
    Tamanho da frota
    Segmento de atuação

    Os 5 tipos de operadores logísticos

    Os operadores logísticos podem ser divididos em cinco classes. Para entender a nomenclatura é preciso estar ciente de que o termo operador logístico é uma tradução direta do termo em inglês Party Logistics (fornecedores de logística). 

    Conheça as 5 classes:

    Os benefícios de contratar um operador logístico

    Um operador logístico pode trazer diferentes benefícios para uma empresa. A principal delas é a redução das despesas com transporte e armazenamento, isso porque os processos serão otimizados, o que reduz o tempo em que eles são concluídos. E com os processos logísticos sendo realizados em menos tempo, seus custos são minimizados.

    Outra vantagem é evitar que problemas comprometam a cadeia logística. Além de gerir os processos de transporte e armazenamento de forma mais curta, o operador logístico também antecipa problemas que possam vir a ocorrer ao longo da cadeia logística e buscam estratégias para que eles não prejudiquem o fluxo. Assim, os riscos de atrasos no cronograma de entrega são minimizados e a empresa evita que seus clientes sejam impactados.

    Além disso, contar com um operador logístico também auxilia no aumento da performance. Ao concentrar todo o processo logístico na mão de um operador, a empresa integra sua estratégia, evitando retrabalhos, perda de tempo e podendo manter o foco no seu desenvolvimento.  Consequentemente, há um ganho de eficiência e melhora do nível de serviço, já que operadores logísticos possuem mais conhecimento técnico e melhor estrutura para operações.

    Conclusão

    Agora que você já sabe o que é um operador logístico, suas principais funções e como são benéficos para as empresas que trabalham com logística, chegou a hora de avaliar se vale a pena contar com esse profissional na sua equipe. E se a sua organização tem um setor próprio de logística, conte com a ajuda das soluções da Trimble para otimização dos processos!

    Tags

    Autor

    Emanuele Almeida

    Emanuele Almeida

    Especialista em conteúdo da Trimble Transportation, focada em produção de artigos e materiais para gestão de frotas em transportadores e embarcadores.

    Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

    Assine nossa newsletter

    Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

      Deixe seu comentário