Por que investir em tecnologia na gestão de frotas?
Conteúdo atualizado
A tecnologia na gestão de frotas é uma grande aliada na demanda por agilidade nos processos e tomada de decisões. Além disso, mostra a crescente necessidade de ações rápidas e assertivas, e acompanhamento da frota por meio dados confiáveis.
A melhor maneira de dominar esse cenário é evoluir no planejamento e na gestão das informações que podem ser valiosas para sua operação, aproveitando os dados para garantir uma vantagem competitiva para a empresa e também potencializar os resultados da frota.
Esse tipo de controle pode ser viabilizado por tecnologias que possibilitam melhor acompanhamento das operações, aprimorando a gestão, reduzindo custos, prevenindo acidentes de trânsito e aumentando a produtividade – fatores decisivos para o desenvolvimento de vantagem de mercado.
Com o auxílio de softwares, o gestor terá maior controle de sua frota e da equipe externa, mantendo-a segura e economizando tempo e dinheiro. Por isso a aplicação da tecnologia é essencial.
Informações sobre veículos e condutores, por exemplo, são essenciais porque embasam o planejamento da frota, o controle de sua utilização e possíveis providências a serem tomadas para garantia dos resultados esperados.
Opções de tecnologia para potencializar a operação
Um bom exemplo de tecnologia utilizada na gestão de frotas é a telemetria, que permite acompanhar os comportamentos dos motoristas em tempo real, identificando infrações que aumentam os riscos de acidentes, desperdiçam combustível e diminuem a disponibilidade da frota. Com estas informações o gestor identifica os pontos críticos e consegue agir diretamente no problema.
E com o maior controle da condução de seus motoristas, outro benefício se torna possível: a redução significativa dos custos operacionais – principalmente de combustível e manutenção da frota – pois o gestor consegue orientar com exatidão como seus condutores podem aumentar a produtividade no seu trabalho, identificando os melhores e piores motoristas e desenvolvendo assim, programas de treinamentos e bonificações.
Além desta solução, outras podem ser embarcadas nos veículos para monitorar situações específicas que se adequem às atividades da empresa e operações, como no caso de câmeras para videomonitoramento, que trabalham o monitoramento ativo da conduta do motorista.
Focada na prevenção de acidentes, a solução de monitoramento por vídeo pode ser integrada à telemetria para potencializar a análise de informações, visto que possibilita comparar eventos da telemetria (frenagens, acelerações, etc) com as imagens captadas pelo vídeo no mesmo momento. Dessa forma, é possível compreender o que motivou o desvio e, em casos de acidentes, pode ser essencial para elucidar a causa.
Podemos dizer então que tecnologias são ferramentas que auxiliam na resolução de problemas e automatizam processos, facilitando desta forma a gestão de frotas. No lugar de alimentar os dados de uma planilha manualmente – o que demanda mais tempo e tem maior possibilidade de conflitos de informações – o gestor de frotas pode utilizar softwares que proporcionam acesso a todos os dados por meio de relatórios e indicadores, ganhando precisão no controle de suas operações, possibilitando mais agilidade e segurança nas tomadas de decisão, favorecendo assim, o alcance dos resultados almejados.
Percebida a importância da tecnologia para a gestão integrada de frotas, gostaríamos de conhecer suas opiniões e dúvidas sobre o assunto, deixe seu comentário logo abaixo. Se gostou deste artigo e quer saber mais sobre a telemetria, não deixe de ler como esta solução funciona e pode ajudar o gestor de frotas, preparamos um e-book especial sobre o tema, confira:
Deixe seu comentário
Comentários
concordo plenamente com os 5 objetivos a tecnologia é primordial para empresas em crescimento e as melhores ferramentas com certeza é o controle de processos.
Certamente em tempos de modernização de equipamentos e métodos toda empresa tem obrigatoriamente que aliar-se a esse processo ou terminará por até sucumbir dentro desse mercado tão competitivo e atento às novidades. É mesmo de grande valia que os gestores e empresas estejam sempre antenados para mudanças e adequações diárias dentro do processo produtivo. O investimento em tecnologia será sempre algo muito bem-vindo para que se possa extrair o máximo possível dos colaboradores e assim poder alcançar mais eficientemente os objetivos. Apesar disso a valorização do profissional também é algo muito necessário nessa engrenagem. Que nos venha então mais aprendizado, mais tecnologia e menos custos de produção. Bravos!
Como faço para extrair as planilhas de dados?
Olá Hélio!
Tudo bem?
Você já trabalha com algum software para gestão de frotas?
A extração dos dados será de acordo com o sistema que utilizam, nos passe maiores informações para o ajudarmos.
Um abraço.