Por que investir em tecnologia na gestão de frotas?

| Por: Juliana Gallassi

Conteúdo atualizado

A tecnologia na gestão de frotas é uma grande aliada na demanda por agilidade nos processos e tomada de decisões. Além disso, mostra a crescente necessidade de ações rápidas e assertivas, e acompanhamento da frota por meio dados confiáveis. 

A melhor maneira de dominar esse cenário é evoluir no planejamento e na gestão das informações que podem ser valiosas para sua operação, aproveitando os dados para garantir uma vantagem competitiva para a empresa e também potencializar os resultados da frota. 

Esse tipo de controle pode ser viabilizado por tecnologias que possibilitam melhor acompanhamento das operações, aprimorando a gestão, reduzindo custos, prevenindo acidentes de trânsito e aumentando a produtividade – fatores decisivos para o desenvolvimento de vantagem de mercado. 

Com o auxílio de softwares, o gestor terá maior controle de sua frota e da equipe externa, mantendo-a segura e economizando tempo e dinheiro. Por isso a aplicação da tecnologia é essencial.

Informações sobre veículos e condutores, por exemplo, são essenciais porque embasam o planejamento da frota, o controle de sua utilização e possíveis providências a serem tomadas para garantia dos resultados esperados. 

Tecnologia para gestão de frotas
Opções de tecnologia para potencializar a operação

Um bom exemplo de tecnologia utilizada na gestão de frotas é a telemetria, que permite acompanhar os comportamentos dos motoristas em tempo real, identificando infrações que aumentam os riscos de acidentes, desperdiçam combustível e diminuem a disponibilidade da frota. Com estas informações o gestor identifica os pontos críticos e consegue agir diretamente no problema.

E com o maior controle da condução de seus motoristas, outro benefício se torna possível: a redução significativa dos custos operacionais – principalmente de combustível e manutenção da frota – pois o gestor consegue orientar com exatidão como seus condutores podem aumentar a produtividade no seu trabalho, identificando os melhores e piores motoristas e desenvolvendo assim, programas de treinamentos e bonificações.

Além desta solução, outras podem ser embarcadas nos veículos para monitorar situações específicas que se adequem às atividades da empresa e operações, como no caso de câmeras para videomonitoramento, que trabalham o monitoramento ativo da conduta do motorista. 

Focada na prevenção de acidentes, a solução de monitoramento por vídeo pode ser integrada à telemetria para potencializar a análise de informações, visto que possibilita comparar eventos da telemetria (frenagens, acelerações, etc) com as imagens captadas pelo vídeo no mesmo momento. Dessa forma, é possível compreender o que motivou o desvio e, em casos de acidentes, pode ser essencial para elucidar a causa.

Podemos dizer então que tecnologias são ferramentas que auxiliam na resolução de problemas e automatizam processos, facilitando desta forma a gestão de frotas. No lugar de alimentar os dados de uma planilha manualmente – o que demanda mais tempo e tem maior possibilidade de conflitos de informações – o gestor de frotas pode utilizar softwares que proporcionam acesso a todos os dados por meio de relatórios e indicadores, ganhando precisão no controle de suas operações, possibilitando mais agilidade e segurança nas tomadas de decisão, favorecendo assim, o alcance dos resultados almejados.

Percebida a importância da tecnologia para a gestão integrada de frotas, gostaríamos de conhecer suas opiniões e dúvidas sobre o assunto, deixe seu comentário logo abaixo. Se gostou deste artigo e quer saber mais sobre a telemetria, não deixe de ler como esta solução funciona e pode ajudar o gestor de frotas, preparamos um e-book especial sobre o tema, confira:

Autor

Juliana Gallassi

Juliana Gallassi

Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

Assine nossa newsletter

Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

    Deixe seu comentário

    Comentários

    • Luis disse:

      concordo plenamente com os 5 objetivos a tecnologia é primordial para empresas em crescimento e as melhores ferramentas com certeza é o controle de processos.

    • T.Santos disse:

      Certamente em tempos de modernização de equipamentos e métodos toda empresa tem obrigatoriamente que aliar-se a esse processo ou terminará por até sucumbir dentro desse mercado tão competitivo e atento às novidades. É mesmo de grande valia que os gestores e empresas estejam sempre antenados para mudanças e adequações diárias dentro do processo produtivo. O investimento em tecnologia será sempre algo muito bem-vindo para que se possa extrair o máximo possível dos colaboradores e assim poder alcançar mais eficientemente os objetivos. Apesar disso a valorização do profissional também é algo muito necessário nessa engrenagem. Que nos venha então mais aprendizado, mais tecnologia e menos custos de produção. Bravos!

    • Hélio disse:

      Como faço para extrair as planilhas de dados?

      • Ana Paula Tiemi Oshira disse:

        Olá Hélio!
        Tudo bem?

        Você já trabalha com algum software para gestão de frotas?
        A extração dos dados será de acordo com o sistema que utilizam, nos passe maiores informações para o ajudarmos.

        Um abraço.