Dicas para realizar o transporte de produtos químicos em segurança

| Por: Emanuele Almeida

Segurança é o fator mais importante quando o assunto é transporte de produtos químicos. Esse tipo de operação demanda o cumprimento de muitas leis e requer extrema atenção e cuidado em todas as etapas.

Antes mesmo de realizar o transporte, é preciso ter uma licença garantida por autoridades como Polícia Federal, Polícia Civil, Exército e Ibama. Ou seja, esse processo deve ser realizado com muito cuidado, afinal, caso ocorra algum acidente, os danos são altíssimos, muitas vezes irreparáveis e as consequências são estendidas também ao meio ambiente e a sociedade.

Para saber mais sobre como o transporte de produtos químicos é realizado, quais são as normas para tal, o que é necessário para garantir a segurança e outras informações importantes, continue a leitura!

Quais são os produtos químicos que podem ser transportados?

Os produtos químicos com liberação para transporte são divididos em três categorias: perigosos, não perigosos ou controlados.

De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres, os produtos perigosos são:

  1. Produtos transportados sob altas temperaturas;
  2. Conteúdos explosivos;
  3. Substâncias oxidantes, infectantes, radioativas, tóxicas e peróxidos orgânicos;
  4. Materiais corrosivos;
  5. Cargas gerais que oferecem riscos em colisões.

Já os produtos controlados são aqueles que possuem o transporte supervisionado por alguma autoridade, a fim de impedir usos indevidos.

Assim, para que a circulação seja permitida, é necessário adquirir o licenciamento de um dos domínios abaixo:

1- Polícia Federal

Realiza o controle e a fiscalização dos produtos químicos que podem ser encaminhados para a elaboração de drogas ilícitas de substâncias entorpecentes ou psicotrópicas que provoquem dependência física ou psíquica.

2- Polícia Civil

Responsável pela fiscalização dos produtos que podem ser explosivos, inflamáveis, agressivos ou corrosivos, ou utilizados como armas, bombas ou munição.

3- Exército

Corresponde ao controle dos produtos químicos com riscos de explosão ou que são remetidos à fabricação de bombas ou armas de destruição em massa.

4- Ibama

Controlam os produtos que oferecem altas chances de provocar grandes danos ambientais.

Por fim, os produtos não perigosos são aqueles que não se enquadram em nenhuma das classificações de perigo. É importante entender também que, todo produto controlado é classificado como uma carga perigosa, todavia, nem todos os produtos perigosos são obrigatoriamente controlados.

Como é feito o transporte de produtos químicos?

Todo o processo de transporte desses produtos deve ser realizado com o máximo de segurança possível. 

Os motoristas, inclusive, devem realizar um curso especial de Movimentação Operacional de Produtos Perigosos (MOPP), para garantir que as etapas sejam concluídas de forma totalmente segura.

O objetivo do curso, então, é ensinar aos condutores as tomadas de ações corretas em casos de emergência e o que é necessário para um transporte seguro.  

Além do cumprimento dessa atividade, é preciso também que os condutores sigam as normas presentes no Certificado de Inspeção para Transporte de Produtos Perigosos e o Certificado de Inspeção Veicular (CIV).

Considerando que cada produto químico possui características próprias e demanda um tipo de segurança, há uma legislação desenvolvida especialmente para o transporte desses materiais, que deve ser seguida rigorosamente, juntamente do uso dos EPIs no carregamento e descarga.

Reduza em até 86% os acidentes em transporte de petróleo e gás

Descubra a tecnologia de frotas que permite visibilidade e controle dos comportamentos de risco da sua operação:

Legislação sobre transporte de produtos químicos

De acordo com a legislação, há uma extensa série de documentos e cadastros que são muito importantes para a realização do transporte de produtos químicos. Logo, é necessário estar totalmente atento ao cumprimento dessas solicitações pois são documentos obrigatórios para o motorista, para o veículo e para os produtos no geral.

Os principais documentos exigidos são sete:

1- Nota fiscal de venda

Serve para registrar a transação de venda, indicando a origem e destino, e deve acompanhar a carga durante todo o trajeto;

2- Conhecimento de transporte

O CTRC é necessário pois registra a contratação do transporte para as mercadorias e inclui informações indispensáveis como peso, valor e número da apólice de seguros;

3- Ficha de emergência

Usada para a descrição dos produtos transportados e contém também as instruções necessárias para situações de emergência;

3- Certificado de treinamento do condutor

Garante que o motorista realizou o curso específico e é qualificado para manusear os produtos químicos;

4- Autorização ambiental para transporte interestadual de cargas perigosas

Necessária para cargas de materiais ou resíduos, essa documentação é emitida pelo Ibama e vale apenas para transportes interestaduais;

5- Certificado de Inspeção para o Transporte de Produtos Perigosos (CIPP)

É importante para certificar de que o veículo foi devidamente inspecionado e está em conformidade com as normas estabelecidas para o transporte de produtos perigosos.

6- Certificado de Inspeção Veicular (CIV)

É indispensável pois garante que o veículo foi inspecionado corretamente e não provocará danos durante o transporte.

7- Certificado do Sassmag (Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade)

É um documento emitido pela Associação Brasileira da Indústria da Química (Abiquim) e garante a aptidão do caminhão e da empresa para transportar as empresas.

<H2> Dicas para transporte de produtos químicos em segurança <H2>

Os acidentes provocados por produtos químicos são extremamente prejudiciais, seja para a empresa, colaboradores, sociedade ou meio ambiente, danificando não só as vítimas como também o solo, água e ar. Por esse fato, as consequências podem envolver multas de trânsito, ambientais e administrativas.

Assim,  a segurança durante a operação é totalmente indispensável, pois os riscos são altíssimos e afetam toda uma cadeia. As principais dicas para realizar esse tipo de transporte com segurança são:

1- Usar veículo adequado;

2- Seguir as normas e regulamentos;

3- Respeitar a jornada de trabalho;

4- Planejar rotas;

5- Fazer a manutenção preventiva.

Usar veículo adequado

O veículo é um dos principais meios para garantir a segurança no transporte. Portanto, é necessário que toda a frota esteja em condições adequadas para esse tipo de operação, seguindo todas as normas impostas pela legislação.

Seguir as normas e regulamentos

Todas as regras são impostas para garantir a segurança de toda a cadeia de produção, logo, devem ser seguidas totalmente à risca e sem exceção. As instituições responsáveis por sentenciar as normas relacionadas ao transporte de produtos químicos no Brasil são a ANTT, ANVISA e a ABNT.

Respeitar a jornada de trabalho

Um dos fatores que contribuem diretamente com a segurança no transporte é a jornada saudável de trabalho dos motoristas. O descanso é fundamental para que, ao volante, os níveis de atenção e sinais de alerta estejam altos. Conforme a Lei do Motorista determina, jornadas que ultrapassem oito horas diárias são proibidas.

Planejar rotas

O planejamento de rotas gera otimização de tempo, diminui as chances de locomoção sem carga, o que gera apenas prejuízos e, ainda, contribui também com a segurança. Afinal, ao desenvolver a rota, é possível alinhar o caminho mais seguro, mais rápido e, assim, o motorista consegue realizar o transporte de forma ainda mais segura.

Fazer a manutenção preventiva

Além de garantir mais economia com medidas corretivas, as manutenções periódicas são necessárias para que possíveis problemas sejam corrigidos a tempo, evitando danos ao veículo e garantindo a segurança dos condutores.

Ferramentas que ajudam a ter um transporte seguro

Para garantir a segurança dos motoristas, monitorar comportamentos indevidos e incidentes por meio de dados compilados pelas suas prioridades, você deve contar com as ferramentas da Trimble.

Todas as soluções envolvem alta tecnologia, que impacta diretamente na segurança da operação. Veja abaixo quais são as ferramentas feitas para sua frota chegar ao acidente zero.

1- Telemetria

Possibilita o monitoramento de comportamentos indevidos dos motoristas e prevenção de acidentes por meio do acompanhamento de dados com informações personalizadas que contribuem com a tomada de decisão.

2- Sensor de fadiga

Permite que o motorista receba notificações em tempo através dos alertas sonoros emitidos a partir da identificação de comportamentos imprudentes, como fadiga, riscos de colisão, uso de celular ou cigarro, e distrações.

3- Videomonitoramento

Atua na redução dos riscos de acidentes e realização de auditorias de ocorrências, tudo por meio do acompanhamento da operação em tempo real ou de trechos de incidentes constatados pelo sistema.

4- Módulo de Inteligência de Frota

Responsável por garantir mais agilidade na gestão da operação e na solução de problemas, através de dados reunidos em BI conforme as suas prioridades.

Baixe o material gratuito abaixo e saiba mais sobre as funcionalidades e vantagens das soluções da Trimble para sua frota.

E-book: Como economizar combustível na gestão de frotas?

Os preços dos combustíveis estão afetando as frotas de todo Brasil. Por isso, preparamos esse material para que saiba a melhor forma de economizar e ter uma operação mais econômica.

    Cargo na empresa
    Tamanho da frota
    Segmento de atuação

    Conclusão

    Agora você já sabe todas as etapas, cuidados e licenciamentos que envolvem o transporte de produtos químicos, bem como as ferramentas necessárias para garantir toda a segurança do processo.

    A Trimble tem todas as soluções necessárias para que sua frota zere o número de acidentes e realize todas as operações com total segurança! 

    Tags

    Autor

    Emanuele Almeida

    Emanuele Almeida

    Especialista em conteúdo da Trimble Transportation, focada em produção de artigos e materiais para gestão de frotas em transportadores e embarcadores.

    Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

    Assine nossa newsletter

    Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

      Deixe seu comentário