Como fazer o controle de frotas da sua empresa?
Para que haja eficiência na gestão de frotas, é necessário entender como funciona o controle de frotas no dia a dia. Assim, será possível compreender quais as soluções, funcionalidades, serviços, vantagens e facilidades atribuídas aos condutores, veículos e à empresa de um modo geral.
O objetivo desse conteúdo é oferecer explicações, sugerir ações e listar pontos que são determinantes para um bom controle de frotas. Para compreender a importância desse sistema para seu negócio, listamos os benefícios e vantagens, explicando como é possível criar um gerenciamento que seja satisfatório.
Através dessa leitura, você terá ainda mais certeza de que, ao investir em controle de frotas, estará fazendo a escolha certa por garantir otimização de tempo, maior controle de combustível, redução de custos de operação e manutenção, entre outros fatores.
O que é controle de frotas?
Controle de frotas é uma ferramenta usada para o gerenciamento de informações de frota e ativos. Com esse processo, os custos são reduzidos e a eficiência é aprimorada. Independente se uma empresa tem uma frota extensa ou não, a administração dos veículos é indispensável e é através do controle de frotas que esse gerenciamento acontece.
Para que os investimentos financeiros sejam bem aproveitados, a adoção dessa prática é fundamental. Outro ponto é que os valores destinados às aquisições, manutenções e atualizações são otimizados, proporcionando ganhos à empresa.
Assim, podemos definir como uma atividade estratégica que corresponde àquilo tudo interligado aos automóveis, como rotas, combustível, controle e manutenção, bem como todas as demais informações, sendo válido para pequenas e grandes companhias, conforme já enfatizado.
Como funciona o controle de frotas?
Para iniciar o processo de controle da sua operação, é preciso realizar a contabilização de alguns dados para traçar metas internas e ter uma gestão efetiva da frota. Dentre as informações necessárias, destaca-se:
- Número de veículos
- Custos com combustível
- Falhas humanas
- Valores gastos com manutenções
- Capacidade e disponibilidade da frota
Além disso, é recomendado também a organização dos KPIs que serão acompanhados.
Levantando esses dados, é possível, então, traçar objetivos de performance, seja na dirigibilidade ou no cuidado com os veículos. Por exemplo:
- Valor total a ser gasto com multas
- Manutenção a cada “x” KM rodados
- Custo total de sinistro ou controle de pneus de frota
A partir desses estabelecimentos, o controle de frotas passa a entrar em funcionamento.
E-book gratuito: Tudo o que você precisa saber sobre telemetria e gestão de frotas
Entenda os benefícios dessa tecnologia para sua frota.
Qual a importância do controle para a minha empresa?
Com o controle de frotas, há a entrega de soluções primordiais para o bom funcionamento da empresa, como diminuição de riscos, aprimoramento de eficiência, aumento de produtividade e garantia de que tudo está sendo executado de acordo com a legislação.
Transportadoras, empresas de vendas e demais segmentos de empresas que fazem uso de frotas, incluindo até os veículos particulares que são destinados a fins trabalhistas, necessitam de processos de gerenciamento.
Esse serviço colabora com o auxílio e atendimento aos clientes, permanência competitiva no mercado e administração dos custos associados.
Quais fatores precisam constar no controle de frotas?
Para um controle preciso e com garantia de boa execução, é necessário os seguintes fatores:
- Conhecimento de quais são todos os gastos com as manutenções da frota;
- Análise e prevenção de possíveis despesas;
- Execução de manutenções preventivas;
- Possuir gerenciamento e, também, monitoramento das rotas;
- Realização de avaliações de desempenho dos condutores e da dirigibilidade;
- Metas estabelecidas.
Como criar um gerenciamento de frota eficiente?
Junto da adesão de tecnologias de gestão de frotas, é preciso executar as ações considerando todos os fatores citados acima. Assim, serão geradas economias, melhorias e otimização de tempo na empresa.
Para um gerenciamento de frota eficiente, considere essas ações;
- Atualizar constantemente os veículos da empresa. Dessa forma, somente informações relevantes são mantidas, para facilitar o cruzamento e detecção de boas oportunidades;
- Organize os valores gastos por cada veículo, assim, você terá uma estimativa de quais gastos são constantes e quais são prováveis;
- Mantenha as revisões dos veículos em dia. Com esse cuidado, despesas maiores de possíveis manutenções corretivas são evitadas, além de que a vida útil das peças não é afetada;
- Saiba quais são as rotas do veículo para avaliar e aprimorar o nível de eficiência dos serviços;
- Adote sistemas de telemetria para que o cuidado, a redução de gastos e o desempenho dos motoristas, e da dirigibilidade, sejam maiores;
- Use os dados disponíveis para melhorias. Exemplo: os dados de gastos com combustível são úteis no desenvolvimento de metas financeiras.
Quais são os benefícios do controle de frotas?
As vantagens estão relacionadas, principalmente, às integrações dos setores, redução de custos e melhorias na produtividade.
Além disso, proporcionam benefícios como:
- Eficiência nas operações;
- Economia de tempo;
- Redução de desperdício de combustível, facilitando a gestão;
- Aumento de qualidade nos serviços prestados;
- Baixa de custos com manutenções e seguro;
- Maior conforto e qualidade de trabalho para os colaboradores.
Agora que a importância do controle de frotas ficou clara, está na hora colocar esse sistema em prática na sua empresa. Para otimizar esse processo, conte com a Trimble!
Deixe seu comentário