Rastreador de caminhão: Como funciona e como é feita a instalação

| Por: Emanuele Almeida

Saiba como o sistema do rastreador de caminhão se comunicar com a central e quais as melhores ferramentas para implement...

O rastreador de caminhão é um dispositivo que possui tecnologia de geolocalização via GPS (Global Positioning System) e um sistema de comunicação que envia os dados coletados do GPS para uma central de monitoramento. Dessa forma, é possível saber onde está o veículo, permitindo ao gestor ter mais controle sobre a operação, ao mesmo tempo em que há um aumento da segurança e eficiência, além da redução de custos.

Como funciona o rastreador de caminhão

O rastreador de caminhão é capaz de detectar a posição do veículo por meio de um sistema GPS, que capta os sinais via satélite. Por meio da análise desses sinais, o rastreador pode calcular a direção, velocidade e posição do veículo. O GPS tornou-se a tecnologia mais utilizada, devido ao seu alto nível de precisão. Além disso, a tecnologia é simples e acessível.

Porém, outra tecnologia que pode ser utilizada é a radiofrequência. Nesse modelo, em vez de enviar sinais para satélites, ele envia para as antenas de rádio. Elas fazem a triangulação dos sinais recebidos e, baseando-se na intensidade do sinal, é possível determinar a localização do veículo.

Como o sistema se comunica com a central de monitoramento no rastreamento de caminhão?

O rastreador pode se comunicar com a central por meio de três formas principais. Conheça cada uma delas a seguir. 

Rede de telefonia (GSM/GPRS)

O modelo mais comum de rastreador de caminhão faz a comunicação com a central de monitoramento por meio da rede de telefonia GSM/GPRS. O rastreador tem um chip de telefonia que, por meio das antenas instaladas e da rede de telefonia, permite que as informações sejam enviadas para a central de monitoramento.

Radiofrequência

Essa tecnologia não é mais tão utilizada. Ela envia as informações à central por meio das antenas de rádio, que conseguem determinar a posição do caminhão. 

Satélite para o rastreamento de caminhão

Nesse modelo, o rastreador é capaz de determinar a posição do caminhão e fazer a comunicação via satélite. Para isso, ele utiliza os satélites para enviar os dados à central. Isso possibilita uma maior abrangência do serviço.

Por que o rastreador de caminhão é importante para a gestão?

O rastreamento de caminhão é importante para melhorar a administração da frota e proporcionar mais segurança aos veículos e motoristas. Acompanhar os deslocamentos dos caminhões aumenta a agilidade das entregas. O rastreamento permite acompanhar os veículos e determinar os melhores trajetos. 

O rastreador também contribui para a proteção do patrimônio. Em caso de roubo, é possível utilizá-lo para auxiliar as autoridades, a fim de recuperar o veículo. 

Como é feita a instalação do rastreador de caminhão?

A instalação envolve a parte elétrica do veículo. Para a instalação, são utilizados fios de comunicação conectados ao sistema elétrico. Para facilitar, é possível fazer a instalação próximo a ignição, assim o rastreador pode ser conectado aos diversos recursos do caminhão.

Há a possibilidade de fazer  uma instalação simplificada, em que o equipamento é posicionado sob o capô, conectando o fio preto no negativo e o vermelho no positivo da bateria.

Diferenças entre rastreamento e telemetria

O rastreamento se limita a localização do veículo e os trajetos percorridos. Já a telemetria disponibiliza informações sobre a quilometragem percorrida, histórico de rotas, pontos de parada e status da ignição. A partir desses dados, é gerado um relatório mais completo da operação de cada veículo, a fim de analisar problemas operacionais e adotar atitudes para soluções rápidas.

Existem outras formas que a telemetria colabora para a frota, as quais não estão presentes no rastreador. Baixe esse ebook gratuito para saber mais detalhes sobre a telemetria!

E-book gratuito: Tudo o que você precisa saber sobre telemetria e gestão de frotas

Entenda os benefícios dessa tecnologia para sua frota.

Conclusão

O rastreador de caminhão é de custo baixo e não ocupa muito espaço no veículo, trazendo mais segurança para a operação como um todo: veículo, carga e condutor. 

Porém, há diferentes soluções que podem agregar mais segurança e economia da frota, como o videomonitoramento embarcado e a telemetria. Quer conhecer mais sobre essas soluções? Acesse aqui!

Tags

Autor

Emanuele Almeida

Emanuele Almeida

Especialista em conteúdo da Trimble Transportation, focada em produção de artigos e materiais para gestão de frotas em transportadores e embarcadores.

Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

Assine nossa newsletter

Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

    Deixe seu comentário