Rastreamento e telemetria: Mitos e verdades

| Por: Marina Pessanha

A gestão de frotas é muito mais produtiva, eficiente e estratégica quando o gestor tem acesso a uma variedade de dados seguros e atualizados sobre a frota e seus condutores. A partir dessas informações, as tomadas de decisão são tomadas com mais assertividade e, diante de alguma problemática, as resoluções são encontradas com mais facilidade. Duas soluções tecnológicas contribuem fortemente com o fornecimento desses dados e na execução desse processo: rastreamento e telemetria.

Prossiga a leitura para saber quais são as funcionalidades, vantagens e diferenças entre essas tecnologias e descubra qual a melhor opção para sua empresa.

O que é rastreamento?

Entre as ferramentas utilizadas em frotas, o sistema de rastreamento é um dos mais comuns. Ele serve para apontar a localização e acompanhar a rota dos veículos. Assim, as informações exatas de onde o veículo está são informadas em tempo real.

O funcionamento do rastreamento veicular acontece por meio da instalação de um dispositivo no veículo. Nele estão abrigados um módulo GPS e um sistema de comunicação com a rede de telefonia (GSM/GPRS), para que a transmissão de dados recolhidos seja direcionada até a central de monitoramento.

Com esse envio de informações, o gestor consegue:

Caso necessite, se acompanhar em tempo real todo o movimento do veículo, ele poderá também:

O que é telemetria?

O significado do termo telemetria está muito ligado à sua função. "Tele" significa 'forma remota' e "metria" corresponde à 'medição'. Assim, telemetria é uma solução tecnológica que realiza a medição de dados remotamente para direcioná-los até a central de informações.

E-book gratuito: Tudo o que você precisa saber sobre telemetria e gestão de frotas

Entenda os benefícios dessa tecnologia para sua frota.

Mais do que um simples rastreamento, a telemetria acompanha os dados da operação para proporcionar melhorias e elevação do nível de performance dos serviços executados.

Enquanto com o rastreio você fica limitado à localização de veículo, com a telemetria é possível acompanhar várias outros fatores, por exemplo:

Juntamente a outras soluções tecnológicas aliadas a uma boa gestão, a telemetria torna a gestão de frotas mais produtiva, econômica e segura.

Rastreamento e telemetria: Entenda as vantagens de cada um

Rastreamento

O cenário de assaltos e do aumento da violência no Brasil, de forma geral, impacta diretamente no aumento da procura de dispositivos de rastreamento. Afinal, estes dispositivos proporcionam a sensação de maior segurança por transmitirem a localização exata do veículo.

Além dessa questão de maior proteção, outras vantagens são:

Entretanto, ainda é uma solução limitada em comparação a telemetria, visto que todas as suas funcionalidades e vantagens estão restringidas somente à localização do veículo.

Telemetria

Uma das maiores vantagens da telemetria é sua capacidade de oferecer mais dados estratégicos em comparação ao rastreio, de maneira extremamente segura e precisa. Conheça algum deles:

Ainda, se combinado com o Módulo de Inteligência de Frotas da Trimble, você pode: 

Quais as principais diferenças entre rastreamento e telemetria?

Primeiramente, é necessário compreender que ainda que o rastreamento seja uma dos recursos da telemetria, essas duas soluções não são sinônimas.

Rastreamento e telemetria

Enquanto o rastreamento é um recurso usado exclusivamente para medir o veículo de maneira remota, a telemetria é um sistema que proporciona esse e vários outros dados.

Outro fator de contraste é que a coleta de dados do rastreamento e da telemetria são realizadas por canais opostos. O GPS é usado no rastreamento, servindo para recolher os dados de localização. Já as diversas informações coletadas pela telemetria são adquiridas por meio da rede CAN.

Sistema de telemetria veicular

A telemetria veicular, por exemplo, é resultado de avanços tecnológicos que foram desenvolvidos para otimizar processos, agregar melhorias e auxiliar na solução de problemas que envolvem as frotas.

Com o fornecimento dessas informações, então, as decisões podem ser tomadas de forma mais estratégica e a frota passa a ser mais otimizada, organizada, econômica, produtiva e dinâmica.

Rastreamento e telemetria: qual a solução mais indicada?

Na busca por melhorias efetivas nos resultados da operação logística, ter acesso aos dados de localização do veículo não é suficiente para alcançar essa meta.

A telemetria se mostra mais indicada por diversas razões. A principal é o fato de que o rastreamento é uma das funções fornecidas pela telemetria que é muito mais completa.

Além disso, o rastreamento não proporciona ações de redução de custo e não gera um alto nível de retorno que compense o investimento.

Sistema de telemetria avançada da Trimble

O objetivo da telemetria avançada é permitir que os gestores averiguem as informações coletadas sobre os veículos e garantir que, por meio dos sensores, possa ser feito o acompanhamento das ações do motorista ao volante.

A solução contribui também na identificação de infrações, redução do número de acidentes, economia de combustível e disponibilidade da frota, juntamente do Vfleets, nosso software de gestão.

As vantagens exclusivas oferecidas pelo sistema de telemetria da Trimble são:

Conheça formas de avaliar fornecedores de Telemetria:

telemetria caminhão

Checklist gratuito: Fornecedor de telemetria

Muitas opções no mercado, mas não entregam os mesmos resultados. Saiba como avaliar:

Conclusão

Independente do tamanho da frota, a ferramenta que apresenta funções que facilitem o dia a dia do gestor sempre será mais indicada, benéfica e funcional. O rastreamento está reduzido somente ao fornecimento de dados da localização do veículo e é bastante limitado nas contribuições para tomadas de decisão. Por outro lado, a telemetria proporciona informações mais variadas, completas e o rastreio é apenas uma de suas tantas funcionalidades.

Converse com um especialista hoje para começar a otimizar os resultados da sua frota!

Converse com um de nossos especialistas

Torne sua operação mais rentável, produtiva e econômica!

Autor

Marina Pessanha

Marina Pessanha

Analista de Marketing da Trimble Transportation Latam

Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

Assine nossa newsletter

Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

    Deixe seu comentário