Cálculo de combustível para caminhão: como calcular e entender o consumo

| Por: Emanuele Almeida

O combustível é uma das maiores despesas de uma transportadora. Além de sofrer constantes ajustes de preço, também há variáveis que impactam diretamente no consumo. Por isso, fazer o cálculo de combustível de caminhão é essencial para saber quanto a empresa gasta nesse ponto. 

Quando se sabe a média de combustível gasta por caminhão, pode-se pensar em formas de fazer um planejamento financeiro eficiente para reduzir os custos. Para te ajudar, confira como fazer o cálculo de combustível e ações práticas para economizar combustível na frota.

Variáveis para fazer o cálculo de combustível

Há diferentes variáveis que afetam o cálculo de combustível. A primeira delas é a distância do transporte durante uma viagem. Para isso é preciso considerar:

Outra variável que afeta o consumo de combustível é o trajeto, isso porque o consumo de combustível varia de acordo com as condições das rodovias. Quanto mais obstáculos na via, mais combustível será gasto. Por isso é essencial planejar a rota considerando as melhores vias disponíveis no trajeto. 

Outros fatores que podem influenciar no gasto de combustível são:

Como fazer cálculo de combustível de caminhão?

Fazer o cálculo de combustível de caminhão é essencial para saber quanto a empresa gasta nesse ponto. 

Após identificar as variáveis que precisam ser consideradas, veja como fazer o cálculo. Lembrando que ele pode ser feito de forma manual ou automática.

Cálculo de combustível manual

O cálculo manual é a forma mais tradicional, porém falhas humanas podem interferir e você pode não obter um valor real. Por isso, é mais utilizado para veículos particulares. Para encontrar o resultado é preciso seguir alguns passos. O primeiro passo é completar o tanque e anotar a quantidade abastecida, em seguida anotar a quilometragem no instante do abastecimento.

Após isso, deve-se usar o veículo normalmente até que o tanque esteja vazio novamente. Por fim, quando abastecer, anote a nova quilometragem. Dessa forma, é possível saber o consumo do veículo e anotar os dados no planejamento financeiro. Também é possível determinar a autonomia do veículo. 

Cálculo de combustível automático

Para frotas, mesmo que pequenas, o método manual de cálculo de combustível é muito trabalhoso e exige muito tempo. Além de poder ter falhas humanas durante o processo. Por isso, a melhor opção é contar com um software de gestão de frotas.

Por meio dele, é possível saber o consumo de combustível de forma automática, sem anotações ou cálculos manuais. Além disso, um software ajuda a economizar combustível, pois é possível acompanhar o modo de condução, avaliar qual combustível apresenta melhor rendimento, entre outros aspectos que impactam no consumo.

Para saber mais como um software pode ajudar na economia de combustível na gestão de frotas, confira o material gratuito da Trimble!

E-book: Como economizar combustível na gestão de frotas?

Os preços dos combustíveis estão afetando as frotas de todo Brasil. Por isso, preparamos esse material para que saiba a me

Como economizar combustível de caminhão?

Após fazer o cálculo  é possível saber a média de combustível por caminhão e quanto a empresa gasta com isso. A partir disso, pode-se começar a pensar em formas de reduzir as despesas.

A seguir, veja algumas dicas práticas para economizar com o gasto de combustível.

1 - Modo de condução do veículo

O modo de condução é um dos pontos que mais influenciam no consumo, já que está relacionado com o esforço exercido pelo motor. Por exemplo, arrancadas e freadas bruscas gastam mais combustível se comparado com ações suaves. 

O mesmo acontece quando há aceleração rápida, pois exige muito esforço do motor e gasta-se mais combustível para isso. Assim, dirigir com calma e suavidade é a melhor maneira de manter uma boa média de gasto de combustível.

Para ter mais controle sobre o modo de condução, a frota pode contar com ferramentas tecnológicas. A telemetria é um software de gestão que consegue medir dados remotamente do veículo, incluindo acelerações e frenagens bruscas. Além disso, o treinamento dos motoristas também contribui para obter melhores rendimentos no que diz respeito ao abastecimento da frota. 

O treinamento pode focar na utilização de ferramentas como a telemetria, que passa a fazer parte do cotidiano do motorista. Além de abordar questões como condução defensiva, cumprimento dos limites de velocidade, utilização correta dos freios e aceleradores e o conhecimento sobre as particularidades do veículo.

Como resultado, os motoristas estarão munidos de informações práticas e teóricas para decidir a melhor forma de agir enquanto estão na direção. Todas essas ações abrangem a condução econômica. A condução econômica consiste na utilização correta dos mecanismos do veículo, direção, aceleração, frenagem e transmissão para lidar com as situações que surgem ao longo da rota como subidas, descidas, curvas, retas, paradas e arrancadas.

Para saber como a condução economia pode auxiliar o motorista a ser mais produtivo e contribuir para o alcance dos objetivos organizacionais, acesse o material abaixo. 

E-book: Condução econômica e sua participação na redução de custos

O guia para você conhecer como a condução economia pode auxiliar o motorista a ser mais produtivo e contribuir para o alcance dos objetivos organizacionais.

    Cargo na empresa
    Tamanho da frota
    Segmento de atuação

     2 - Manutenção em dia

    Outra dica diz respeito a manutenção. Para que o motor entregue a melhor eficiência, é fundamental que ele esteja operando em sua melhor condição, sem apresentar desgaste avançado em nenhum dos componentes. Por isso, a manutenção preventiva é tão importante. 

    A manutenção preventiva é uma estratégia para agir de forma antecipada para prevenir falhas e panes nos equipamentos. O objetivo é minimizar potenciais impactos que esses problemas teriam no desempenho dos veículos.

    Com isso, também é mais fácil prever quando os caminhões vão ficar indisponíveis, sendo possível estabelecer um cronograma que não comprometa o transporte. Ter esse diagnóstico é positivo do ponto de vista econômico também, porque gera menos custos para a empresa.

    3 - Controle de pneus para menos gastos em combustível de caminhão

    Os pneus são a única parte do veículo que estabelece contato com o solo, sendo a principal fonte de aderência no movimento. Medição de pressão e de sulco, balanceamento, limite de desgaste, movimentação dos pneus e controle da banda de rodagem podem afetar na força necessária do motor e no gasto de combustível. 

    Pneus murchos expandem sua superfície de contato, aumentando o atrito e a força necessária ao deslocamento e, consequentemente, gastam mais combustível. Uma boa gestão deve contar com o controle de pneus, não apenas para reduzir o consumo com combustível e outros gastos, mas para proteger a vida dos motoristas, evitando acidentes em decorrência de pneus rodando em má condições. 

    Conclusão

    O uso da tecnologia está cada dia mais presente na gestão de frotas. Como mencionado, o uso de softwares são eficientes em toda a gestão, inclusive para o controle de consumo de combustível.

    Como todas as informações são registradas, o gestor pode analisar os custos de cada veículo por quilômetro rodado, quando será necessário abastecer, além das condições mecânicas, o que possibilita uma visão completa do desempenho de cada veículo. Com dados mais precisos, as decisões são mais assertivas e a economia é gerada.
    Para ter um software de gestão de frotas completo na sua empresa, conte com a Trimble!

    Tags

    Autor

    Emanuele Almeida

    Emanuele Almeida

    Especialista em conteúdo da Trimble Transportation, focada em produção de artigos e materiais para gestão de frotas em transportadores e embarcadores.

    Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

    Assine nossa newsletter

    Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

      Deixe seu comentário