Os 3 pilares do transporte de combustível

| Por: Juliana Gallassi

O transporte de combustível está classificado como movimentação de produtos perigosos, e ao serem transportados em rodovias, requerem uma atenção especial. Não só o caminhão precisa passar por procedimentos específicos que verificam sua segurança e atestam sua liberação, como também o motorista deve ser capacitado para efetuar a movimentação da carga.

O decreto nº 96.044 estabelece o regulamento para o transporte de cargas perigosas. Além dessa legislação, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) já aprovou diversas resoluções que tratam do transporte de combustível. Há a necessidade do registro e da habilitação do condutor, o transportador também deve providenciar no Inmetro, o Certificado de Inspeção para o Transporte de Produtos Perigosos (CIPP) e o Certificado de Inspeção Veicular (CIV). É obrigatório portar nota fiscal com as informações do produto, declaração do expedidor sobre o acondicionamento adequado, ficha de emergência e envelope para transporte, emitidos pelo fornecedor e usados em caso de acidentes.

Os conhecimentos acima mencionados já são muito conhecidos e familiares das empresas que transportam cargas perigosas. Mas há outros pontos fundamentais para que as operações de transporte de combustível devem se atentar. Preparamos um eBook especial  com os 3 pilares essenciais do transporte de combustível, sem eles sua frota pode estar gastando muito mais do que devia e correndo riscos de acidentes de trânsito. Saiba mais baixando o eBook gratuitamente.

transporte de combustível

Reduza em até 86% os acidentes em transporte de petróleo e gás

Descubra a tecnologia de frotas que permite visibilidade e controle dos comportamentos de risco da sua operação:

Autor

Juliana Gallassi

Juliana Gallassi

Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

Assine nossa newsletter

Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

    Deixe seu comentário

    Comentários

    • Eugénio Matos disse:

      E muito lovavel a iniciativa, visto que faço transportação de derivados de petróleo. Em Angola tem se visto muito inrregularidade na transportadora. O que carreta certos riscos para o caminhão assim como o próprio condutor. O artigo serviu bastante para que eu melhor na condução defensiva e para vida útil do caminhão.
      Muito obrigado!!