Operação de transporte: Como aliá-la com a tecnologia?

| Por: redacao.massi

As inovações tecnológicas têm um impacto significativo na área de logística. Devido à quantidade extensa de procedimentos lógicos a serem realizados e à grande quantidade de dados a serem gerenciados, um processamento sistemático e eficiente se torna essencial, e apenas o uso de softwares especializados pode lidar com tais tarefas de forma eficaz.

Portanto, para qualquer empresa na área de logística, o investimento em tecnologia é indispensável, especialmente no que se refere à gestão de frotas. Veículos são ativos da empresa e devem ser utilizados de forma a minimizar prejuízos e maximizar sua utilização, a fim de obter o máximo proveito desses recursos.

A seguir, conheça as vantagens de uma operação tecnológica e descubra qual a tecnologia mais indicada para a sua frota.

Por que utilizar a tecnologia em uma operação de transporte?

A tecnologia tem se tornado cada vez mais uma valiosa parceira das empresas contemporâneas. Dificilmente encontramos um negócio que não aproveite os benefícios de algum recurso tecnológico e essa realidade abrange todos os setores do mercado.

No contexto da logística, esse aspecto merece ainda mais destaque. Como há uma busca constante por qualidade e eficiência nos processos logísticos, o uso da tecnologia se torna essencial nessa área.

A tecnologia tem se tornado cada vez mais uma valiosa parceira das empresas contemporâneas. Saiba como esse recurso pode contribuir com a operação de transporte.

É inegável o impacto positivo proporcionado pelos recursos tecnológicos no cotidiano das empresas de transporte. Afinal, o suporte tecnológico tem sido fundamental para aprimorar a eficiência dos deslocamentos, tornando as operações mais ágeis e menos custosas

Além disso, a tecnologia evidencia a preocupação das transportadoras em adaptar suas atividades às novas demandas de um mercado altamente competitivo. As empresas de transporte mais atualizadas e interessadas em modernizar e aperfeiçoar os processos logísticos de entregas de cargas devem contar com a tecnologia como uma aliada.

Vantagens em adotar a tecnologia em operação de transporte

Promover inovação nas estratégias de negócio e nos processos é uma prática indispensável para otimizar a cadeia de suprimentos e aumentar a produtividade de uma empresa.

A tecnologia permite que os gestores tenham uma visão mais abrangente e um controle maior sobre o fluxo de atividades logísticas, simplificando tarefas que podem ser realizadas com maior eficiência e agilidade, resultando na redução dos custos operacionais.

Conheça outras vantagens a seguir.

Redução de custos

A tecnologia oferece diversos benefícios para o transporte de cargas, incluindo o controle das entradas e saídas dos recursos. Essa atividade é fundamental e auxilia na obtenção de uma visão completa dos gastos da organização.

As empresas têm à disposição soluções tecnológicas para o controle de custos. Com isso, a gestão pode desenvolver estratégias para reduzir despesas específicas.

Aumento da produtividade

O aumento da produtividade é o principal benefício proporcionado pela tecnologia no transporte de cargas. As tecnologias digitais revolucionaram o setor de logística, proporcionando níveis mais altos de eficiência e produtividade no transporte.

As soluções baseadas em Inteligência Artificial (IA) permitem uma análise de dados rápida e eficiente. Essas soluções ajudam a aumentar a produção e a padronizar as operações de acordo com os objetivos da empresa. A IA também facilita a escalabilidade da empresa em um período de tempo muito menor.

Decisões mais assertivas

A tomada de decisões é uma atividade constante para todos os gestores. No entanto, para tomar decisões verdadeiramente estratégicas, é necessário analisar todos os cenários e avaliar os impactos que cada opção terá a longo prazo e, até mesmo, em outras áreas da empresa.

Nesse contexto, é fundamental contar com ferramentas tecnológicas que auxiliem no processo decisório. Dessa forma, é possível tomar decisões com maior rapidez e precisão. Programas que automatizam a geração de relatórios com apenas alguns cliques e executam tarefas mecânicas não apenas fornecem dados valiosos para os gestores tomarem decisões, mas também aceleram a conclusão das tarefas e reduzem a probabilidade de erros humanos.

Para entender melhor como a tecnologia pode ajudar a tomar decisões mais assertivas, baixe o e-book gratuito da Trimble.

Qual a tecnologia mais indicada para a minha operação de transporte?

Existem diferentes soluções tecnológicas que ajudam a tornar a operação mais tecnológica, reduzindo custos e aumentando a produtividade. 

Se a sua frota precisa monitorar e otimizar o desempenho, aumentar a segurança e reduzir custos, então a melhor opção é a telemetria. A telemetria é indicada para monitorar e coletar dados em tempo real de equipamentos e veículos. Seus principais benefícios incluem o monitoramento contínuo de dados de segurança, como velocidade, frenagem e aceleração brusca, ajudando a identificar e corrigir comportamentos de risco.

Com a telemetria, é possível analisar o desempenho de equipamentos e veículos, identificar áreas de ineficiência e tomar medidas corretivas para aumentar a produtividade e reduzir os custos operacionais. Além disso, a coleta de dados em tempo real possibilita a detecção precoce de problemas mecânicos, permitindo uma manutenção preditiva mais eficiente e reduzindo o tempo de inatividade não planejado.

Dessa forma, com os dados coletados pela telemetria, é possível realizar análises aprofundadas e embasar decisões estratégicas, melhorando a eficiência operacional e aumentando a competitividade da empresa.

Se a sua frota trabalha com longas jornadas de trabalho, a melhor opção é investir em um sensor de fadiga e videomonitoramento. O sensor de fadiga é utilizado para monitorar os níveis de alerta e cansaço dos motoristas, detectando sinais de sonolência e fadiga. 

Ele ajuda a prevenir acidentes causados por distração ou perda de atenção, alertando-o ou acionando sistemas de segurança quando são identificados sinais de fadiga. Isso melhora a segurança no ambiente de trabalho, reduzindo o risco de acidentes e preservando a integridade física dos motoristas e demais veículos na pista.

O videomonitoramento, por sua vez, é utilizado para capturar imagens e vídeos do ambiente de trabalho em tempo real. Isso permite a identificação e registro de comportamentos inseguros, violações de normas ou procedimentos, incidentes e acidentes. Além disso, o videomonitoramento pode ser utilizado para análise e treinamento, fornecendo feedback e promovendo a melhoria contínua das práticas de segurança.

Agora que você já conhece as principais tecnologias para frota, conheça as tendências para a gestão de frotas no material a seguir.

Fique por dentro das principais tendências de 2023

A cada momento novos desafios surgem no setor de logística de frotas, por isso é essencial acompanhar as tendências do mercado. Baixe o nosso material exclusivo e mantenha-se atualizado!

    Cargo na empresa
    Tamanho da frota
    Segmento de atuação
    Deseja conhecer nossas soluções para frotas?

    Conclusão

    Existem diversos softwares disponíveis para atender a diferentes necessidades específicas. No entanto, em termos gerais, esses softwares oferecem a capacidade de controlar em tempo real todos os dados relevantes para a gestão. Isso permite que a empresa e seus colaboradores estabeleçam um modus operandi sistemático em sua gestão, facilitando o acompanhamento e a tomada de decisões.

    Para uma operação ainda mais eficiente, pode-se contar com a integração entre as soluções de telemetria, videomonitoramento e sensor de fadiga. Dessa forma, a frota fica ainda mais segura, aumenta-se a produtividade e reduzem-se os custos.

    Conheça as soluções da Trimble e tenha uma operação tecnológica e segura!

    Converse com nossos especialistas hoje

    Sua frota apresentaria resultados ainda mais efetivos usando a tecnologia correta. Fale conosco agora!

    Autor

    redacao.massi

    redacao.massi

    Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

    Assine nossa newsletter

    Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

      Deixe seu comentário