Videotelemetria: como as soluções integradas impactam a sua frota

| Por: Emanuele Almeida

Atualmente, no Brasil, os acidentes de trânsito estão entre os eventos mais perigosos do país, atingindo uma marca de segunda principal causa de morte não natural, de acordo com o Instituto para a Avaliação de Métricas em Saúde da Universidade Washington, dos Estados Unidos. 

Levando esses dados em consideração, para gerir uma frota assertivamente, é preciso colocar a segurança dos motoristas em primeiro lugar. A Trimble, trabalha buscando soluções para essas adversidades, como a videotelemetria.

Leia o conteúdo a seguir e compreenda como a videotelemetria funciona e como ela pode contribuir para a sua empresa. 

Diferença entre a videotelemetria e a telemetria

Tanto a Videotelemetia quanto a Telemetria são ferramentas de monitoramento a distância em tempo real da sua frota. Porém, a grande diferença entre eles é a forma de coleta de informações e o detalhamento dos dados. 

A telemetria otimiza os indicadores, armazenando e disponibilizando esses dados em um sistema para que possam ser analisados e, com base neles, decisões estratégicas mais assertivas sejam tomadas. Enquanto, na videotelemetria, além desses dados, também fazem registros de em imagens na íntegra das operações do veículo. 

Quer entender mais sobre essas diferenças? Baixe nosso e-book e saiba todas as características de cada tecnologia. 

Qual a diferença entre Rastreamento, telemetria e telemetria avançada?

Baixe esse material gratuito que te ajudará a entender as especificidades entre o rastreamento, telemetria e telemetria avançada, presentes no dia a dia da gestão de frotas.

Como funciona a videotelemetria

A videotelemetria funciona a partir da união entre a telemetria e a instalação de câmeras embarcadas no veículo, podendo ser alocadas em diferentes pontos – dentro da cabine, voltada para a frente da pista, para as laterais e, até mesmo, para o interior do baú.

As informações coletadas são armazenadas em uma central de dados, que podem ser acessados a qualquer momento, para análise, relatórios e tomadas de decisões. Além disso, é possível também, acompanhar em tempo real as imagens. 

Benefícios da videotelemetria para a frota

Poder contar com uma solução de registro de imagens garante total controle de todos os veículos da frota para os gestores. Ter vídeos, em tempo real e gravados, serve como apoio para evitar e, até mesmo, aprender com os erros cometidos em colisões e acidentes, roubos ou desvios de cargas, identificação de responsáveis por multas e/ou direção perigosa. 

Reconhecendo os pontos falhos e aqueles que merecem mais atenção, o gestor pode propor treinamentos, palestras e demais soluções para aprimorar a qualidade e produtividade da sua frota. 

Sistemas de videotelemetria da Trimble

Integrar essas soluções é ter a garantia de poder contar com as melhores soluções para aperfeiçoar a logística e estratégias da sua empresa, podendo dar um foco maior nos pontos que precisam ser melhorados. 

Com a integração das soluções, ainda é possível rastrear o veículo, contribuindo para a segurança dos condutores. Acompanhando a rota para identificar a presença de qualquer obstáculo ou problema na via e monitorando o comportamento dos motoristas. Tudo registrado em um único lugar e organizado de maneira eficiente, poupando tempo e esforço dos gestores. 

Sensor de fadiga e videomonitoramento

A falta de monitoramento aumenta em 250% as chances de ocorrer algum acidente, de qualquer tipo e gravidade, com a sua frota. Apenas 2 segundos de desatenção é responsável por cerca de 72% dos tombamentos. 

Com o sensor de fadiga e o videomonitoramento, além das câmeras,  uma inteligência artificial acompanha o comportamento dos motoristas e, caso ajam de forma imprudente ou apresentem sinais de sonolência, um alerta visual e sonoro é acionado dentro da cabine e na central de comando ou responsável pela frota, mesmo a distância. Caso a distração ocorra por outro motivo, como o uso de celular, acender um cigarro, entre outros, o aviso também é acionado e os vídeos das infrações são gravados para feedbacks posteriores. 

Ainda tem dúvidas sobre o investimento em tecnologia? Então baixe nosso e-book e confira todos os benefícios. 

E-book: Retorno sobre o Investimento (ROI) na Gestão de Frotas

Será que investir em tecnologia para gestão de frotas realmente traz retorno e rentabilidade? Descubra nesse material!

    Cargo na empresa
    Tamanho da frota
    Segmento de atuação
    Deseja conhecer nossas soluções para frotas?

    No trânsito, toda atenção é necessária para chegar em segurança aos seus destinos, porém, um gestor de frotas deve estar sempre preparado para evitar possíveis falhas humanas. 

    Poder contar com soluções tecnológicas avançadas, íntegras e em tempo real do deslocamento dos veículos, é uma segurança redobrada para os condutores e a empresa responsável.

    Dessa forma, é possível estudar estratégias para melhorar a produtividade, rentabilidade e, claro, diminuir consideravelmente os riscos de acidentes. 

    Converse com nossos especialistas, conheça nossas soluções tecnológicas e descubra qual é a melhor para você e sua empresa!

    Tags

    Autor

    Emanuele Almeida

    Emanuele Almeida

    Especialista em conteúdo da Trimble Transportation, focada em produção de artigos e materiais para gestão de frotas em transportadores e embarcadores.

    Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

    Assine nossa newsletter

    Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

      Deixe seu comentário