Controle de combustível – Dicas para otimizar os seus custos com combustível

| Por: Marina Pessanha

O controle de combustível pode ser difícil para quem possui veículos ou frotas. Além de ser uma das principais despesas no transporte rodoviário, é comum o preço dos combustíveis variar muito. No entanto, adotar estratégias para fazer o gerenciamento é essencial. Por isso, separamos métodos e dicas para ter o controle de combustível e otimizar os seus custos.

Qual a importância de fazer um controle de combustível?

Ter o controle sobre o consumo de combustível ajuda a definir ações com o objetivo de economizar, sendo possível identificar gargalos e corrigí-los. É importante saber onde tem os melhores preços para abastecer em relação a custo-benefício.

No caso das frotas e de operações logísticas, através do controle de combustível, é possível identificar os veículos que têm o melhor e o pior desempenho em determinada rota. Ao deter essas informações, pode-se prever o custo de cada quilômetro rodado, evitando prejuízos e tendo redução de custos.


Outro ponto importante é a otimização da produtividade da frota como um todo pela adoção de medidas que visam o controle de combustível e acabam por resultar em um melhor uso da frota como um todo. Dentre elas, estão: o planejamento de rotas, a manutenção preventiva e o uso de tecnologia para acompanhamento. Consequentemente, essas ações contribuem para que a frota realize mais viagens, percorra maiores distâncias e, ao mesmo tempo, gaste menos.

Estratégias para um bom controle de combustível

No nosso ebook gratuito, damos detalhes de estratégias possíveis para empresas economizarem em consumo de combustível. As dicas abaixo são apenas uma parte do que é abordado no ebook - caso você queira a informação completa, recomendamos fortemente que faça o download do material:

Ebook gratuito: Como economizar combustível na gestão de frotas?

Os preços dos combustíveis estão afetando as frotas de todo Brasil. Por isso, preparamos esse material para que saiba a melhor forma de economizar e ter uma operação mais econômica. Bônus: Um checklist para iniciar o seu plano de ação!

    Tamanho da frota
    Segmento de atuação

    Manutenção preventiva

    É necessário estar com a manutenção em dia, pois deixar para depois pode resultar em maiores gastos e prejudicar a segurança. A técnica tem o objetivo de evitar falhas ou defeitos, em serviços ou veículos. Em caso de empresas, as que realizam a manutenção preventiva de maneira adequada garantem o bom funcionamento da frota e economizam com o controle de combustível, já que se algum veículo apresentar problemas ou gastos desnecessários, a manutenção pode corrigir.

    Planejamento da rota

    O planejamento de rotas é a melhor maneira de reduzir gastos e a distância percorrida pelos veículos. Ao planejar, deve-se escolhe as rotas mais curtas, com menos dificuldades, como rodovias em bom estado e regiões com menos engarrafamento.

    Controle de velocidade

    Saber o número de quilômetros percorridos é necessário para verificar os veículos que estão andando mais do que o previsto em sua rota. Quanto maior a distância percorrida, mais combustível será consumido. No entanto, fatores como engarrafamentos, sinais de trânsito e condições da via podem interferir, por isso a importância de planejar a rota. Por meio do controle da velocidade é possível saber o nível médio de consumo, facilitando a identificação dos veículos que apresentam maior consumo de combustível e detecção dos motivos que favorecem essa situação.

    Algumas dicas exclusivas para empresas:

    Uso da telemetria veicular

    A tecnologia é fundamental para auxiliar no controle de combustível da frota. Quanto maior for a frota, mais recursos serão necessários para o controle. A telemetria ajuda a coletar, organizar e disponibilizar os dados sobre as atividades dos veículos e dos motoristas em tempo real. Desta forma, é mais fácil identificar se as rotas estão sendo seguidas corretamente, se estão dirigindo dentro da velocidade permitida, se ocorreu frenagem fora do padrão e outras informações. A telemetria ajuda na economia de combustível e na gestão da frota, facilitando a tomada de decisões e ajudando em um planejamento estratégico, especialmente se aliada com um BI especializado. Conheça mais sobre como funciona:

    [ebook indicadores]

    Acompanhamento do tempo de permanência parado com o motor ligado 

    Mesmo que o veículo fique parado, sem acelerar, ele consumirá combustível. Além de ser perigoso, pode causar prejuízos. Sempre que o motor está ligado, ele está consumindo combustível. Através do software de gestão de frotas, é possível acompanhar quais veículos e motoristas estão apresentando esse comportamento para minimizá-lo.

    Redução do tempo ocioso dos veículos 

    Os veículos que operam em marcha lenta ou ficam parados por muito tempo tendem a apresentar maior consumo de combustível. Por meio da telemetria, é possível saber por quanto tempo cada veículo fica parado. Desta forma, a empresa consegue pensar em soluções para resolver essas situações.

    Em caso de operações logísticas e frotas, além dos citados acima, os fatores que influenciam no consumo de combustível tem ainda mais variáveis:

    Cuidados com os pneus 

    Utilizar os pneus sem calibração adequada também contribui para o aumento do uso de combustível. Pneus com menor pressão do que o normal aumentam a resistência ao rolamento e a resistência força o motor a usar mais combustível. Se eles apresentarem perda de aderência, podem sofrer mais desgaste, impactando na segurança da direção. Um controle de combustível eficaz precisa atentar para detalhes que podem influenciar na economia.

    Controle de quilometragem da frota

    O controle de quilometragem da frota ajuda a identificar quais veículos estão andando mais do que o previsto em sua rota. Desta forma, é possível calcular o consumo de combustível de determinado veículo da frota, sendo mais fácil identificar o que mais consome e quais fatores estão levando a essa situação.

    Controle de peso dos veículos 

    Quando mais pesado estiver, mais combustível o veículo vai consumir. Por isso, é necessário prestar atenção à quantidade máxima suportada e como será feita a distribuição do peso. Os colaboradores também devem atentar para isso, a fim de cumprir os padrões estipulados.

    Condução em faixas de RPM

    A capacidade de RPM é diferente para cada modelo. A estrada e a carga também podem influenciar na potência do motor e no uso de marchas. Há uma escala crescente de faixas de rotação, que vai de Marcha Lenta até Potência Máxima, e cada uma impacta na força do motor e no consumo de combustível. A Faixa de Torque é a ideal de trabalho, onde o consumo de combustível é moderado. A Faixa de Potência deve ser evitada a permanência ao máximo, uma vez que é a que mais consome combustível.

    Identificação de cada veículo e motorista

    Não é possível fazer o controle se não souber qual veículo e motorista está operando em cada rota. O veículo e o comportamento do motorista impactam diretamente na quantidade de combustível que está sendo usada. A telemetria pode ajudar a identificar os veículos que mais consomem e o comportamento do motorista. A análise também ajuda a identificar os postos que possuem combustível de má qualidade.

    Caso queira, você pode também ver 5 dicas nesse vídeo abaixo!

    Vídeo "5 dicas para economizar combustível" da Trimble

    Soluções para ter o controle de combustível no seu negócio

    O controle de combustível pode ser feito por meio de softwares, que monitoram e disponibilizam os dados. Utilizar um BI especializado pode ser a diferença para agilidade na análise de informações dos veículos e dos motoristas, especialmente para ter dados que realmente importam.

    Ter a ferramenta adequada e especializada é o segredo para o sucesso no controle de combustível. Você pode começar agora e economizar até R$ 172 mil/mês:

    Comece a economizar na sua frota agora!

    Sua frota poderia apresentar resultados como R$ 172 mil/mês em economia de combustível e 0 acidentes fatais. Converse conosco agora!

      Cargo na empresa
      Tamanho da frota
      Segmento de atuação

      Autor

      Marina Pessanha

      Marina Pessanha

      Analista de Marketing da Trimble Transportation Latam

      Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

      Assine nossa newsletter

      Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

        Deixe seu comentário