O impacto dos custos dos acidentes de trânsito na sua vida

| Por: Juliana Gallassi

Os acidentes de trânsito estão entre as principais causas de morte no mundo, além de serem apontados como um grande problema de saúde pública, podendo deixar sequelas graves com implicações físicas e psicossociais nos envolvidos.

No Brasil, os custos dos acidentes de trânsito são sociais, ambientais, psicológicos, além da alta demanda de leitos hospitalares, das faltas relacionadas ao trabalho, às indenizações e aos gastos materiais que geram.

Em um período de seis meses, os acidentes de trânsito tiram cerca de 200 pessoas, por dia, do mercado de trabalho. Em 2016, só nas rodovias federais brasileiras, foram 170 mil ocorrências que geraram um custo de R$ 12,3 bilhões.

Sendo 64,7% destes custos de acidentes de trânsito associados às suas vítimas, com atendimentos em hospitais e perda de produção devido às lesões ou morte, e 34,7% eram relacionados aos veículos, com danos materiais, perda de cargas e procedimento de remoção dos mesmos.

O último comparativo divulgado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária mostra como a violência no trânsito tem “sequestrado” recursos que poderiam ser investidos em outras áreas do país.

Segundo eles, com os custos derivados dos acidentes de trânsito, poderíamos construir 22 mil novos hospitais e triplicar o número de escolas no país. São números muito expressivos para continuarmos passivos, não acha?

Precisamos ressaltar também que as consequências negativas dos acidentes de trânsito não abrangem somente custos materiais, vão além, envolvendo o psíquico e o social, que muitas vezes não são percebidos de imediato, mas sim após acompanhamentos e observações das vítimas.

Como dito, existem problemas que não são discerníveis à primeira vista: o que pode ocorrer com uma criança que perde seus pais em um acidente de trânsito? Qual o custo social de um homem que ficou deficiente, fato que irá afetar seu ajustamento familiar, social e profissional? São várias as questões que podemos pontuar.

Uma pesquisa mostrou que após 18 meses de acompanhamento de pacientes acidentados, quase 30% apresentavam desordens psiquiátricas. Observaram que foi muito comum a incapacidade de superar essa vivência de violência no trânsito, quase um quinto das pessoas acabaram sofrendo de síndrome de estresse aguda, caracterizada por distúrbios de humor e fortes lembranças do acidente.

Compreende-se aqui que as consequências psicológicas dos acidentes de trânsito são problemas de grande relevância, com graves implicações sociais, econômicas e nos serviços de saúde.

Destacamos também que não é exclusivamente o vitimado quem sofre com os danos. Suas famílias também podem necessitar de uma intervenção psicológica como suporte social para aprenderem a lidar com a situação.

Guia: Como utilizar a tecnologia na prevenção de acidentes de trânsito em sua frota?

Entender definitivamente que tipos de medidas tecnológicas você pode adotar neste guia completo:

Isto reafirma que os acidentes de trânsito não acarretam apenas feridas no corpo, mas geram consequências que podem destruir planos, inviabilizar projetos, desestruturar famílias e acabar com vidas.

Os acidentes de trânsito geram um número muito alto de vítimas a todo o momento, eles representam um significativo peso econômico e social arcado por toda sociedade.

É preciso que todos se conscientizem sobre a responsabilidade de cada um no trânsito, já que a maioria dos acidentes acontecem pela imprudência dos motoristas, cerca de 90% por falha humana.

A redução do número de acidentes e mortes decorrentes do mesmo só irá acontecer quando houver maior conscientização, mudanças de cultura e consequentemente de comportamentos por meio da educação.

Frisamos aqui, que dentro da missão por um trânsito mais seguro, os gestores de frota possuem um papel essencial, pois são responsáveis por um imenso número de motoristas que trafegam todos os dias pelas rodovias do país. Eles têm grande responsabilidade, já que atuam sobre o comportamento de seus condutores, influenciando diretamente na segurança do trânsito.

É preciso que os gestores capacitem e conscientizem seus motoristas sobre como a direção segura pode fazer toda a diferença entre a vida e a morte, e todos custos – sejam eles financeiros, sociais ou humanos – que acidentes de trânsito podem causar.

Neste artigo ressaltamos o papel essencial do gestor de frotas na luta por mais segurança no trânsito graças ao grande número de motoristas sob seu cuidado. Mas não podemos esquecer da grande responsabilidade que envolve cada um de nós, sejamos pedestres, motoristas, ciclistas ou motociclistas.

Que todos possamos ser a diferença por um trânsito mais seguro! Para acessar maiores informações sobre o impacto dos custos dos acidentes, baixe o nosso infográfico gratuito!

Soluções tecnológicas para uma frota de sucesso

Converse com nossos especialistas e torne sua operação mais rentável, produtiva e econômica:

Autor

Juliana Gallassi

Juliana Gallassi

Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

Assine nossa newsletter

Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

    Deixe seu comentário