Dashboard logístico: Por que utilizá-lo e como se aplica na gestão de frotas?

| Por: Marina Pessanha

A cultura analítica está no cerne das empresas inovadoras da era digital. O acompanhamento de dados e informações é um dos principais elementos para uma gestão eficiente. O dashboard logístico é uma ferramenta que auxilia na reunião de informações importantes em um painel para uma visualização estratégica. Com a ajuda dessa ferramenta, os gestores têm acesso a informações atualizadas em tempo real.

Neste artigo, você vai conhecer os principais benefícios do dashboard e entender como ele é importante para a área logística.

O que é dashboard logístico?

O dashboard logístico é uma ferramenta utilizada na gestão da área logística, proporcionando uma ampla visão de todos os processos e otimizando a tomada de decisão. Ele reúne as principais informações em um painel com indicadores de desempenho e métricas que expressam os dados de maior relevância para a gestão.

Saiba mais sobre seleção de indicadores de desempenho de logística aqui.

Tipos de dashboard logístico

A ferramenta pode ter funcionalidades diferentes, de acordo com o tipo de dashboard utilizado pela empresa. Conheça os dois principais:

1. Dashboard logístico operacional

Esse painel é voltado para as operações da empresa, por isso trabalham com métricas e indicadores de desempenho que mostram o nível de qualidade das demandas. Alguns exemplos são: OTIF (on-time in-full) ou entrega, disponibilidade de veículo, custos operacionais, disponibilidade, demanda, planejamento e produção.

2. Dashboard logístico gerencial

Esse tipo de painel é utilizado pelas áreas táticas, que recebem as informações de indicadores de desempenho orientando decisões em médio prazo feitas por outros setores internos. É também utilizado pela área estratégica para acessar indicadores para decisões em longo prazo. Como, por exemplo, análise financeira, fluxo de caixa e rentabilidade.

dashboard logístico
Na imagem: Dashboard logístico na mão do gestor

Benefícios de utilizar o dashboard logístico

Será que vale a pena utilizar um dashboard logístico? Conheça os principais benefícios do dashboard e como ele pode auxiliar nos seus processos:

Otimização do tempo

Com o acesso facilitado às informações, o gestor e outros profissionais do setor logístico conseguem dar atenção a outras demandas otimizando processos.

Redução de custos

Através dos dados expostos pelo dashboard, é possível tomar ações corretivas com objetivo de reduzir custos da operação. O gestor consegue identificar os maiores gargalos da operação, tomar ações e verificar se elas estão tendo resultado positivo de lucratividade.

Transparências de informações

Ter informações claras e precisas é fundamental para o bom funcionamento de uma empresa. Com o dashboard, há acesso a informações de forma transparente e organizada.

Maior produtividade

A ferramenta contribui para o alinhamento de todos os processos, planejando para que todos funcionem com eficiência, impactando na produtividade.

Resultados direto

A reunião e o acesso a todas as informações impulsiona os negócios e maximiza os resultados, através do auxílio de tomada de decisão e aumento de produtividade.

Por que implantar o dashboard logístico?

O dashboard logístico auxilia a empresa na adoção de uma cultura analítica e uma gestão ancorada em dados. A partir dessa cultura, processos internos são ajustados, custos de operação são reduzidos, resultados mensurados e é possível compreender as mudanças na operação como um todo.

Por meio dessa ferramenta, a empresa acessa indicadores que podem ser ajustados de acordo com as necessidades do negócio, sendo possível monitorar todas as etapas de operações. A análise facilita o acesso a informações para os processos logísticos, o que torna a empresa mais competitiva.

Aplicações do dashboard logístico

Com o dashboard, é possível acessar desde os dados mais amplos até os mais específicos. Caso a ferramenta seja personalizável, ela poderá também mostrar as informações por prioridade, assim auxiliando na tomada de decisão.

Alguns indicadores usados na área logística são:

Ter informações desses indicadores ajuda a identificar possíveis problemas que podem comprometer a gestão, possibilitando a correção.

Dashboard logístico para gestão de frotas

Por meio de um dashboard, o gestor tem acesso a tudo o que precisa saber. A ferramenta apresenta de forma centralizada os principais indicadores do funcionamento logístico, já que organiza as informações e facilita o entendimento delas. 

O processo de gerência requer a coleta e utilização de dados no dia a dia para a tomada de decisão. Assim, a utilização de dashboard ajuda na exposição de gráficos de informações, tornando possível acompanhar o cumprimento de metas e promover a melhorias para operação da frota.

Leia o ebook a seguir para saber mais:

E-book: Análise de indicadores na gestão de frotas

Saiba como mensurar e otimizar indicadores na sua operação de transportes:

Com o Intelligence da Trimble, é possível ter uma visão 360º da frota. Além de dashboards personalizadas com indicadores em painel de BI, a solução oferece relatórios de desempenho que apresentam os dados personalizados mais importantes para sua frota.

Faça parte da cultura analítica com dados reais e de fácil visualização por meio de dashboard com a Trimble. Converse conosco hoje!

Converse com um de nossos especialistas

Torne sua operação mais rentável, produtiva e econômica!

Tags

Autor

Marina Pessanha

Marina Pessanha

Analista de Marketing da Trimble Transportation Latam

Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

Assine nossa newsletter

Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

    Deixe seu comentário