Os melhores indicadores de desempenho logístico para sua empresa

| Por: Marina Pessanha

A operação da cadeia de suprimentos e os indicadores de desempenho logístico são fatores que geram muitas dúvidas entre os gestores de frotas. Afinal, a entrega dos produtos é uma das etapas principais do transporte e envolve o consumidor de maneira bastante direta. 

Para saber se essa operação está sendo realizada da forma correta, se possui falhas, entre outras informações, os indicadores de desempenho logístico são excelentes aliados. Se você ainda não os conhece, os modelos disponíveis e a forma de aplicá-los na sua empresa, continue a leitura! 

O que são os indicadores de desempenho logístico

Os indicadores de desempenho logístico são métricas quantitativas usadas para o rastreamento, visualização e aprimoramento dos processos executados dentro do departamento de logística. A partir disso, é possível identificar quais pontos necessitam de melhorias, quais estão funcionando da forma esperada e avaliar a performance de maneira geral. 

Ao identificar um problema com os indicadores de logística, a correção pode ser realizada antes dos prejuízos e outras consequências afetarem a empresa diretamente. 

Qual a importância desses indicadores?

Com o auxílio dos indicadores de desempenho logístico, eles têm conhecimento de quais áreas necessitam de atenção, reformulação ou investimento. 

Além desses fatores, os indicadores também oferecem dados e benefícios como:

  1. Apontamento de falhas;
  2. Possíveis razões para justificar níveis baixos de qualidade;
  3. Informações que auxiliam em tomadas de decisão;
  4. Aumento de segurança dos dados;
  5. Melhorias no atendimento;
  6. Maiores chances de fidelização do cliente final.

Ao ter acesso e, então, estudar e tomar decisões com base nas informações fornecidas pelos indicadores, diversas melhorias são direcionadas à performance da empresa. 

Os indicadores de desempenho logístico também servem como estimulantes para a execução dos trabalhos. Afinal, quando a equipe visualiza os resultados positivos gerados a partir dos processos, os níveis de motivação aumentam significativamente.

Os 7 indicadores de desempenho logístico mais importantes

Existem vários tipos de indicadores, entre eles, sete modelos se destacam: status de serviço de entrega; índices de ocorrências; tempo de ciclo do pedido; percentual de cargas rastreáveis; nível médio do estoque; acuracidade do inventário; custos logísticos da empresa. 

Todos apresentam diferentes funções, objetivos e vantagens. O que os une é o nível de relevância, já que todos são importantíssimos para as empresas. Conheça eles aqui:

1. Status de serviço de entrega

2. Índices de ocorrências

3. Tempo de ciclo do pedido

4. Percentual de cargas rastreáveis

5. Nível médio do estoque

6. Acuracidade de inventário

7. Custos logísticos da empresa

On-Time & In-Full (OTIF) 

O objetivo do On-Time & In-Full, conhecido também como OTIF, é verificar o nível de eficiência da logística a partir da visão do consumidor. Assim, é um indicador para todas as empresas que desejam saber se os clientes estão satisfeitos com os serviços. Com esses dados, é possível desenvolver soluções e melhorias também, caso os resultados sejam negativos.

Basicamente, o OTIF atua como um medidor de desempenho. As análises feitas são a respeito do período de entrega do pedido (On-Time) e acerca da eficiência dos processos de atendimento logísticos (in-full). 

Logo, a fórmula OTIF= número de entregas / número total de entregas x 100, permite a verificação de entrega da mercadoria ao consumidor e, também, se foi realizada no prazo estabelecido e direcionada ao destino correto.

On-Time Delivery (OTD) 

Diferente do OTIF, a função do On-Time Delivery é analisar o número de pedidos que foram entregues com ajustamento de prazos. Neste caso, o intuito é analisar o período gasto entre a separação e envio do produto até a entrega final realizada pela transportadora. 

O cálculo é realizado pela seguinte fórmula: OTD = total de entregas do prazo / total de entregas x 100. Para um bom resultado, é recomendado que os dados sejam analisados diariamente e, também, que o nível de percentual seja ao menos de 90%.

Order Cycle Time (OCT)

Com este indicador são analisadas a rapidez com que os pedidos são atendidos na empresa. Assim, é avaliado o período total de tempo de gasto desde o recebimento do pedido até a entrega.

O cálculo é: OCT= data de entrega - data do pedido. Como a data de entrega é informada ao cliente, o cumprimento da mesma é indispensável e extremamente importante.

Tempo necessário para resolução de problemas

No processo de entrega, alguns problemas podem acontecer, como:

  1. Atrasos;
  2. Reentregas;
  3. Erros nos volumes;
  4. Desvios de rotas;
  5. Insatisfação do cliente final.

É sempre importante evitá-los a todo custo! 

Entretanto, se ainda assim alguma falha ocorrer, a recomendação é que a solução, ou ao menos o suporte, seja oferecido ao cliente em torno de 24 horas. 

Dessa maneira, o cliente não poderá se queixar da falta de pontualidade ou ausência de solução. Além disso, os prejuízos à empresa também são evitados.

Comportamento do motorista e desempenho logístico

Dentre os indicadores, acompanhar o comportamento do condutor é um dos mais importantes. As ações praticadas pelo motorista podem impactar diretamente nos valores finais de rentabilidade em uma operação logística, visto que ele participa diretamente de toda a cadeia logística e é responsável pelas entregas, pelo caminhão e pelo consumo de combustível.

Quando o gestor tem acesso às informações de dirigibilidade, a identificação de práticas problemáticas relacionadas a performance apresentada pelos indicadores de desempenho logístico é facilitada e as medidas corretivas podem ser aplicadas antes da consequência ser gerada.

Alguns exemplos práticos:

Tecnologia para acompanhar indicadores logísticos

Calcular e acompanhar os indicadores de forma manual pode ser um risco à produtividade do gestor e, consequentemente, à lucratividade da empresa. Algumas tecnologias são capazes de coletar esses dados de forma automática e compilar com as informações que realmente são necessárias para a operação.

A Telemetria Avançada realiza a coleta de muitos dados do veículo: desde as ações praticadas pelo motorista ao volante aos indicadores de desempenho por veículo. Entre os tipos de indicadores captados estão:

Consequentemente, utilizando a tecnologia correta, sua empresa apresentará uma capacidade maior de aumentar a qualidade do serviço logístico e de finalizar o cliente que o solicita.

Para que os indicadores de desempenho logístico sejam formados por porcentagens positivas, manter bons níveis de entrega é fundamental. A Telemetria Avançada da Trimble, por exemplo, é uma tecnologia que contribui com essa meta através do acompanhamento de dados que realmente importam para operação.

Algumas das funcionalidades ofertadas pela telemetria que contribuem com as entregas finais são:

Outro exemplo de tecnologia que atua como um excelente auxílio é o Módulo de Inteligência de Frota. Através dessa solução, é possível ter acesso a:

Conclusão

Ao utilizar e calcular os indicadores de desempenho de maneira correta, as entregas acontecem de forma otimizada e com uma porcentagem bem baixa de erros. 

Além disso, quando essa ação está aliada ao uso de soluções tecnológicas para acompanhamento dos veículos e do comportamento do motorista, como a Telemetria com o Módulo de Inteligência de Frota da Trimble, os resultados são ainda mais positivos. 

Converse conosco ainda hoje e otimize os resultados da sua operação logística!

Autor

Marina Pessanha

Marina Pessanha

Analista de Marketing da Trimble Transportation Latam

Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

Assine nossa newsletter

Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

    Deixe seu comentário