Fleet management na prática: o que é e boas práticas

| Por: Emanuele Almeida

Saiba o que é fleet management e como implementar as melhores estratégias na gestão

Fleet management está relacionada aos processos, ferramentas e tarefas que englobam a gestão de frotas. A estratégia não é apenas para reduzir custos, mas para outros benefícios que são percebidos a partir de um gerenciamento. Por exemplo, mais segurança e produtividade. Neste artigo, você vai conhecer a importância da estratégia dentro de uma frota.

O que é fleet management?

Fleet management diz respeito ao gerenciamento de frota. É uma estratégia indispensável para a administração de empresas, pois por meio dela há a possibilidade do melhor uso dos veículos. É uma forma de monitorar, controlar e otimizar o uso dos veículos da frota. 

fleet management

Importância do fleet management

Essa estratégia é importante por trazer impactos positivos na gestão de frotas. Por meio dele, há mais eficiência no uso dos veículos e esse tipo de investimento, geralmente, é recuperado em curto prazo. A solução precisa estar de acordo com os objetivos e as necessidades da empresa, a fim de trazer resultados satisfatórios.

Boas práticas para uma gestão eficiente

Há muitos desafios para quem trabalha com fleet management. Conheça alguns deles na sequência.

Segurança

Uma boa estratégia de fleet management é ideal para acompanhar a condução dos motoristas, pois ela é determinante na segurança de toda operação. Existem tecnologias que auxiliam nesse processo, como a telemetria. Através dela, é possível coletar dados e informações para promover treinamentos para melhorar a performance do time. A partir disso, os condutores são treinados para adotar melhores práticas de direção e, consequentemente, há menos probabilidade de riscos e acidentes.

Controle de custos

Os custos dizem respeito a um aspecto importante e de muita relevância na gestão de frota, pois obter o máximo de rendimento dos veículos com um custo mínimo deve ser um dos objetivos principais. Ao alcançar a maior eficiência dos veículo, a empresa garante operações mais baratas e alinhadas com serviços de qualidade 

Acompanhar performance e rendimento

O fleet management permite que a performance de carros, caminhões e ônibus seja monitorada, pois não é suficiente ter veículos disponíveis se eles não conseguem atuar no máximo de suas capacidades. Por exemplo, o uso do rastreamento veicular permite identificar a localização do veículo, assim como o rastreamento veicular pode detectar qual o veículo que está percorrendo a rota que demora mais para chegar.

Roteiro para a rota

Embora as condições externas influenciem as rotas, roteirizar os caminhos pode trazer mais produtividade e reduzir custos. Por meio da tecnologia adequada que fornece rotogramas personalizados, é possível implementar um sistema que possibilite determinar as rotas, optando pelas mais rápidas e seguras.

Erros comuns em um fleet management 

Na rotina atarefada de um gestor de frotas, certos erros podem passar despercebidos e custar a produtividade de suas operações. Alguns deles são:

Não controlar os gastos com combustível

  1. A falta de gerenciamento do combustível atinge diretamente a administração do orçamento e compromete o sucesso do faturamento da gestão da frota. 

Não realizar o planejamento de rotas 

  1. Um planejamento de rotas mal executado eleva os custos operacionais e compromete a eficácia no serviço prestado. 

Não trabalhar com metas e indicadores de desempenho

  1. A ausência de metas e indicadores de desempenho tem como consequência prejuízos na gestão de frotas. Afinal, objetivos bem definidos e medidos são componentes essenciais para garantir o sucesso da empresa. 

Saber mais sobre como a sua empresa pode melhorar no fleet management é essencial. Para saber sobre outros erros comuns na gestão de frotas, baixe o nosso e-book gratuito:
(CTA https://tl.trimble.com/materiais/ebook-erros-mais-comuns-na-gestao-de-frotas/

E-book: Erros mais comuns em uma gestão de frotas

Confira alguns erros mais comuns que causam prejuízos em uma gestão de frotas.

Softwares que ajudam o fleet management

A telemetria é uma das soluções mais usadas por possibilitar a análise de informações dos veículos. Além de acompanhar o comportamento do motorista, ajuda a identificar infrações que aumentam o risco de acidente, desperdiçam combustível e reduzem a disponibilidade da frota, por meio do Vfleets – software de gestão da Trimble. 

O software reúne as principais ferramentas para o fleet management, sendo ideal para essa estratégia.

Conclusão

É notável o impacto de um fleet management para uma frota. Por meio dessa estratégia, tem-se mais segurança, controle de custos, acompanhamento da performance e rendimento dos veículos e, consequentemente, maior produtividade.

Atualmente, existem diversas soluções de fleet management no mercado, mas poucas são capazes de fornecer indicadores personalizados de acordo com a necessidade da empresa. A Trimble, especialista em gestão de frotas, pode te auxiliar nesse processo. Converse conosco hoje! 

[Incluir CTA comercial]  

Converse com nossos especialistas hoje

Sua frota apresentaria resultados ainda mais efetivos usando a tecnologia correta. Fale conosco agora!

Tags

Autor

Emanuele Almeida

Emanuele Almeida

Especialista em conteúdo da Trimble Transportation, focada em produção de artigos e materiais para gestão de frotas em transportadores e embarcadores.

Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

Assine nossa newsletter

Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

    Deixe seu comentário