Como fazer uma gestão humanizada após a implementação de tecnologias

| Por: Emanuele Almeida

O que é gestão humanizada?

Gestão humanizada é o modelo de abordagem no qual os responsáveis pela parte administrativa colocam os valores humanos como prioridade no planejamento e na prática das ações executadas na empresa.

Neste formato, a escuta ativa do setor de RH para com os colaboradores também é realizada, e as demandas, sugestões e necessidades propostas pelos mesmos são consideradas no dia a dia. Para que essa conduta seja possível, as políticas internas devem ser otimizadas conforme as demandas avaliadas.

A partir do momento em que a gestão humanizada é adotada, o lucro não é mais o objetivo principal da empresa, pois é entendido que uma boa margem lucrativa depende da satisfação e do engajamento da equipe.

Se você tem outras dúvidas acerca da gestão e gostaria de saber como solucionar alguns dos desafios mais comuns nesse setor, acesse o material gratuito disponível abaixo.

E-book: Erros mais comuns em uma gestão de frotas

Certifique-se de que você não está cometendo algum desses erros. Evite prejuízos financeiros e perdas humanas em sua gestão de frotas baixando esse material!

    Cargo na empresa
    Tamanho da frota
    Segmento de atuação

    Pilares da gestão humanizada

    A gestão humanizada não é realizada de maneira variada, mudando de empresa para empresa. Para que os resultados sejam efetivos e o funcionamento aconteça corretamente,  é necessário seguir quatro pilares: observação; comunicação; integração e adaptação.

    1 – Observação

    A função desse pilar é garantir que as ações estejam em conformidade com as demandas reais do time. É nesta etapa em que é realizada a análise inicial dos colaboradores, buscando identificar as necessidades e formas de melhorias para tal.

    Essa primeira fase tem grande relevância pois é onde os primeiros esforços e passos da equipe em direção à gestão humanizada são executados.

    2 – Comunicação

    Os canais de comunicação entre gestores e colaboradores precisam ser efetivos para que a gestão humanizada funcione.

    As necessidades apresentadas só são compreendidas e sanadas se houver uma comunicação real e engajada. Logo, é dever dos gestores proporcionar uma escuta ativa e empática para com os pontos levantados pelos colaboradores.

    Ao escutar com atenção e manter esse canal aberto, a equipe se sente mais confortável para compartilhar os apontamentos, as mudanças necessárias e, então, os gestores também podem propor soluções eficientes.

    Um software de gestão de frotas contribui muito com esse processo. Para saber mais sobre esse assunto, suas vantagens e relevância, acesse o material gratuito abaixo.

    Conteúdo: Software de gestão de frotas: por que adotar um?

    Conheça as principais vantagens de adotar um software de gestão de frotas e as melhores soluções de gerenciamento

    3 – Integração

    Tão importante quanto a comunicação entre gestor e colaborador é a troca exclusiva entre os gestores da empresa.

    As informações fornecidas pelos colaboradores devem ser estudadas pela equipe de gestão, para que ocorra a integração e sejam encontradas as soluções ideais para os problemas apresentados.

    Além disso, a equipe também fica mais consciente acerca do que é preciso para alcançar resultados melhores e se mantém mais focada no cumprimento dos objetivos.

    4 – Adaptação

    O último pilar dá ênfase ao dever de mudança dos gestores, que precisam dar início ao processo de humanização e incentivar os demais.

    Em um primeiro momento, muitos processos podem sofrer adaptações. Todavia, isso é necessário para que as melhorias aconteçam e, aos poucos, a nova padronização seja estabelecida.

    <H2> Benefícios da gestão humanizada para a sua empresa <H2>

    Ao adotar o modelo de gestão humanizada, a empresa também é beneficiada de diversas formas. As principais vantagens são: aumento de engajamento; aumento da produtividade; atração de talentos; redução da rotatividade.

    Aumento do engajamento na gestão humanizada

    Com a gestão humanizada, os níveis de satisfação dos colaboradores tendem a aumentar. Consequentemente, as tarefas são realizadas com mais atenção, cuidado e dedicação, visto que a equipe está feliz e disposta a executá-los da melhor forma, além do incentivo por parte dos gestores. Adotar condutas onde o colaborador é valorizado, escutado e respeitado, é uma ótima maneira de elevar os níveis de performance da empresa.

    Aumento da produtividade

    Cobranças excessivas e pressão direta na equipe não é uma forma eficiente de elevar a produtividade. Pelo contrário, muitas vezes os colaboradores se sentem desmotivados diante dessas situações. 

    Com a gestão humanizada, além da motivação ser maior, visto que a empresa está demonstrando que escuta e valoriza seus funcionários, o fluxo de trabalho funciona muito melhor. Através das conversas, por exemplo, o gestor pode descobrir quais são os pontos fortes de cada colaborador, o que faz sua produtividade crescer, e assim ir ajustando possíveis fatores que irão influenciar positivamente na performance geral.

    Atração de talentos

    A gestão humanizada, ainda que muito necessária, não é uma prática que já está aplicada na maioria das empresas. Logo, segue sendo um diferencial no momento de atrair e reter talentos. 

    A maioria dos colaboradores procuram locais onde suas particularidades, habilidades e subjetividades sejam consideradas. Se a sua empresa é um desses lugares, as chances de interesse por parte do possível colaborador são bem mais altas. 

    Redução da rotatividade

    A gestão humanizada preza pela criação de um bom ambiente de trabalho e por um relacionamento saudável e respeitoso com toda a equipe. Essas ações contribuem diretamente com a redução da rotatividade de colaboradores, que é um problema grave enfrentado por muitas empresas e que, na maioria das vezes, é motivado pelo clima pesado do ambiente e ausência de planos de carreira, por exemplo.

    Adotar uma política mais humanizada não é a solução para todos os desafios, todavia, certamente o colaborador optará em manter-se em um local de trabalho onde a saúde emocional é mantida. 

    Como implementar uma gestão humanizada

    O primeiro passo para a implementação da gestão humanizada é a definição dos valores, missões e visões da empresa, bem como uma comunicação bem estabelecida. 

    Uma grande tarefa, inclusive, é o exemplo dos gestores acerca das novas políticas. Logo, antes do treinamento dos colaboradores, é preciso que o time de gestão já esteja treinado para exemplificar as novas práticas de maneira gentil, correta e empática.

    Algumas atividades merecem destaque maior, como:

    Além disso, para que a implementação seja efetiva, é preciso que o foco direcionado nas pessoas esteja claro e bem definido. Nesse modelo, os lucros não são prioridade. Todavia, ainda assim há um retorno positivo nesse aspecto.

    Em nosso e-book de Retorno sobre o Investimento (ROI) na Gestão de Frotas, você encontra um conteúdo completo acerca da melhoria de lucros na operação logística e também aprende sobre como a tecnologia contribui com esse processo. Acesse o conteúdo abaixo e saiba mais!

    E-book: Retorno sobre o Investimento (ROI) na Gestão de Frotas

    Será que investir em tecnologia para gestão de frotas realmente traz retorno e rentabilidade? Descubra nesse material!

      Cargo na empresa
      Tamanho da frota
      Segmento de atuação
      Deseja conhecer nossas soluções para frotas?

      Como usar a tecnologia a favor da gestão humanizada e dos colaboradores

      Ferramentas tecnológicas que forneçam dados sobre o veículo e o comportamento dos condutores na direção podem contribuir tanto com a gestão quanto com os colaboradores.

      A telemetria, por exemplo, é excelente para contribuir com diversas informações precisas, seguras e relevantes acerca de tudo o que acontece durante os períodos em que o motorista está nas estradas. 

      Outro fator positivo é que, como a tecnologia fornece informações em tempo real e sem margem de erros, os feedbacks tornam-se mais construtivos, as medidas corretivas são mais eficientes e, no caso de um ranking de motoristas, as avaliações são baseadas em dados justos e totalmente verídicos.

      Redução de fatores de risco

      A preocupação com a segurança dos condutores também faz parte da gestão humanizada. Há ferramentas tecnológicas que contribuem diretamente para a redução de acidentes e outros fatores de risco, como o sensor de fadiga e distração da Trimble.

      Para saber mais, acesse o ebook abaixo:

      Jornada menos exaustiva para uma melhor gestão humanizada

      Considerando que o bem-estar do colaborador é prioridade na gestão humanizada, os gestores devem incentivar e aplicar ações que tornem as jornadas de trabalho mais tranquilas.

      Entre as práticas que diminuem a exaustão da rotina, podemos listar:

      – Respeito aos horários de trabalho;

      – Incentivo à prática de atividades físicas;

      – Estímulos para alimentação saudável;

      – Recomendação de momentos de lazer e descanso aos finais de semana.

      Premiação para melhores colaboradores 

      Uma das melhores formas de reconhecer a conduta e resultados gerados pelos melhores colaboradores é através de programas de premiação. 

      Por meio dos dados coletados através de ferramentas tecnológicas como a Telemetria, por exemplo, o gestor pode desenvolver um ranking de motoristas e, assim, premiar aqueles que alcançarem as melhores pontuações. 

      Além de ser uma forma de reconhecimento, os condutores também se sentem recompensados e ainda mais estimulados a entregar seu melhor nível de desempenho nos serviços executados.

      Conclusão

      A gestão humanizada é uma medida adotada por empresas que reconhecem o fato de que, sem os colaboradores, os serviços não podem ser realizados, logo, mantê-los e valorizá-los é algo fundamental. 

      Há diversas maneiras de tornar os processos mais humanizados e as ferramentas tecnológicas podem contribuir com isso. Nesse processo, o lucro não é a prioridade, entretanto, indiretamente esse ponto pode ser beneficiado também, visto que o bem-estar do colaborador impacta em sua produtividade. 

      Para conhecer as soluções tecnológicas que podem beneficiar seu negócio, conte com a Trimble e agende uma demonstração! 

      Converse com nossos especialistas hoje

      Sua frota apresentaria resultados ainda mais efetivos usando a tecnologia correta. Fale conosco agora!

      Bianca Biazotto Moris – Massi Digital

      Autor

      Emanuele Almeida

      Emanuele Almeida

      Especialista em conteúdo da Trimble Transportation, focada em produção de artigos e materiais para gestão de frotas em transportadores e embarcadores.

      Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

      Assine nossa newsletter

      Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

        Deixe seu comentário