6 grandes motivos para estar atento com a manutenção de sua frota

| Por: Juliana Gallassi

6 grandes motivos para estar atento com a manutenção de sua frotaA manutenção preventiva da sua frota pode evitar futuros problemas danosos aos seus veículos, oferecendo vida longa a sua frota. Por isso, listamos 6 grandes motivos para estar atento à sua manutenção:

1. EMISSÕES GASOSAS E O COMBUSTÍVEL

A fumaça preta expelida pelo escapamento é um dos principais indicadores de que o motor não está funcionando corretamente. Quanto mais escura for a fumaça, maior será o consumo de combustível e agressão ao meio ambiente.

2. SISTEMA DE ADMISSÃO DE AR

O filtro de ar retém as partículas que estão em suspensão na atmosfera, e com o tempo a retenção de impureza satura o elemento filtrante, gerando a redução da entrada de ar e como resultado a queima do combustível não se processa completamente, expelindo fumaça preta no ambiente. Portanto, inspeções regulares são importantes para restituir o bom funcionamento do motor.

3. SISTEMA DE INJEÇÃO

Têm o propósito de dosar o combustível que alimenta o motor. Quando o volume de combustível injetado é exagerado, ele aumenta o consumo e a queima de combustível e o veículo expele fumaça preta, poluindo o meio ambiente. Se o volume for baixo, o desempenho fica prejudicado, obrigando o motorista a operar o veículo sempre em regime máximo, aumentando os níveis de emissões gasosas.

4. SISTEMA DE ESCAPAMENTO

Planejado para conduzir os gases para a atmosfera, esse sistema deve estar adequado às características do motor para não dificultar a saída dos gases e abafar o ruído pelo funcionamento do motor.
Quando apresenta vazamentos, o sistema de escapamento deixa de ser abafado e faz a descarga muito rápida dos gases queimados, resultando em maior velocidade de admissão.

5. REGULAGEM DE VÁLVULAS DO MOTOR

Válvulas com pouca folga e semiabertas permitem a expulsão do ar admitido nos cilindros ou na saída dos gases queimados. Se há folga excessiva, as válvulas abrem-se com atraso e antecipam o seu fechamento. A folga incorreta das válvulas reduz o desempenho do motor e aumenta os índices de emissões gasosas.

6. TEMPERATURA DO MOTOR

Nem muito quente, nem muito frio. É nessa temperatura de trabalho que o motor atinge sua eficiência máxima, apresentando máximo desempenho com baixo consumo de combustível e emissões reduzidas.
O excesso de temperatura pode causar danos ao motor, perda de desempenho e, consequentemente, o aumento das emissões gasosas. Geralmente é causada pelo uso de líquido de arrefecimento inadequado, vazamentos, a falta de limpeza externa do radiador, regulagens incorretas do motor, excesso de carga, dentre outros.

Quando o motor trabalha em baixas temperaturas, expele mais poluentes na atmosfera, normalmente causada por falhas da válvula termostática.

A manutenção de sua frota é essencial para evitar as quebras inesperadas e os altos custos com futuros problemas com seus veículos. Então fique ligado nessas dicas para prolongar a vida útil da sua frota.

Quer saber mais sobre como controlar os custos de sua frota? Preparamos um guia especial sobre o assunto. Baixe gratuitamente.

Download do material

Autor

Juliana Gallassi

Juliana Gallassi

Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

Assine nossa newsletter

Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

    Deixe seu comentário