Valorização da vida dos motoristas: como proteger esses colaboradores dos riscos da profissão

| Por: Caroline Ferroni

A vida dos motoristas de transporte de cargas e passageiros é constantemente desafiada no exercício de suas atividades. Acidentes de trânsito, doenças virais, estresse, problemas na coluna e articulações, entre outros, são riscos constantemente presentes na rotina desses colaboradores.

Independentemente das medidas de isolamento adotadas para a maioria das atividades com a pandemia do novo Coronavírus, o trabalho desses profissionais permanece ativo. Isso nos faz refletir bastante sobre o importante papel realizado pelos motoristas, que carregam diariamente consigo a sobrevivência de milhares de famílias. 

Diante disso, é importante ter consciência da parcela de responsabilidade pela vida desse colaborador que deve ser absorvida pela empresa. 

A pandemia do COVID-19 e os riscos à vida dos motoristas

Com a pandemia do novo Coronavírus, a exposição de riscos enfrentada pelos motoristas aumentaram consideravelmente. Já não bastasse o perigo presente nas estradas, agora existe também a preocupação com a contração dessa doença viral.

Como proteger meu motorista contra o COVID-19? 

Já falamos aqui no blog sobre algumas orientações importantes para a proteção contra o COVID-19. Inclusive disponibilizamos nesse link alguns informativos para impressão e disposição em espaços de trabalho e veículos.

site abastecimento seguro

Também estão sendo adotadas algumas medidas para facilitar o acesso dos motoristas a informação durante o período de quarentena. É o caso do site “Abastecimento Seguro”, criado pelo Governo de São Paulo.

O site dispõe de informações valiosas aos condutores, tais como: 

app infraBR

Outra ferramenta que veio para auxiliar motoristas neste momento foi o App InfraBR, que disponibiliza informações quanto aos serviços essenciais disponíveis na estrada, como restaurantes, postos de combustível, borracharias, oficinas e lojas de autopeças. Além disso, é disponibilizado no aplicativo um questionário para avaliação da saúde dos motoristas. Outra informação importante encontrada no app é a localização de postos de atendimento para acesso a kits de higienização, alimentação e orientações médicas.

Acidentes de trânsito: um risco com alta taxa de mortalidade

Sabemos que a prevenção contra o novo Coronavírus é essencial para a manutenção da saúde de nossos motoristas. Mas outro risco a que são expostos diariamente são os acidentes de trânsito, que, segundo a OMS, são responsáveis por 1,35 milhão de óbitos anualmente no mundo. 

Você tem agido na prevenção de acidentes na sua frota?

Clique aqui e entenda as principais causas dos acidentes de trânsito e como preveni-los. 

3 práticas para melhorar a saúde e bem-estar dos seus motoristas

1. Incentive hábitos saudáveis 

A profissão de motorista é marcada por inconstâncias e imprevisibilidades. Mas por mais que hajam dificuldades, é preciso instigar ao máximo que esses colaboradores desenvolvam algum tipo de rotina.

Fazer pausas de descanso, manter o sono regulado, não pular refeições (e tomar cuidado com a qualidade delas) são algumas medidas essenciais para uma vida mais saudável. 

É claro que você não terá o controle de que essas medidas estão sendo tomadas por parte dos caminhoneiros, mas você pode facilitar o exercício dessa rotina.

Como? Evite prazos muito apertados para o transporte, por exemplo. Assim seu motorista poderá fazer pausas e dormir por período adequado.

2. Promova exames periódicos para checar o estado de saúde dos seus motoristas

Além do Exame Toxicológico obrigatório, é sempre importante ter consciência do estado de saúde desses colaboradores, para prevenir qualquer possível agravante.

É muito comum que esses profissionais desenvolvam diabetes e colesterol alto, por exemplo.

3. Facilite o convívio do motorista com sua família

Um dos maiores sacrifícios da profissão é estar constantemente longe dos entes queridos. Este, combinado a outros fatores da profissão, pode acarretar altos níveis de estresse. Consequentemente, o colaborador pode ter sua concentração prejudicada e, no trânsito, isso pode ser letal.

Portanto, se possível, facilite o encontro periódico do motorista com sua família. Conceda folgas entre uma viagem e outra. 

4. [BÔNUS] Monitore sinais de cansaço e proteja a vida dos motoristas de sua frota

Com as tecnologias de videomonitoramento e sensor de fadiga é possível monitorar em tempo real se o seu motorista está muito disperso e precisando de descanso.

Tomando providências imediatas sobre o problema, você pode diminuir consideravelmente o risco de acidentes na sua frota e, com isso, preservar a vida dos motoristas.

Clique aqui e saiba mais sobre o Videomonitoramento e o Sensor de Fadiga.

Se quiser saber mais sobre as nossas soluções para prevenção de acidentes, clique no botão abaixo e agende uma conversa com um de nossos especialistas. ?

Autor

Caroline Ferroni

Caroline Ferroni

Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

Assine nossa newsletter

Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

    Deixe seu comentário