O seu motorista sabe como funciona um sensor de fadiga?

| Por: Giovana Kai

Quem acompanha os números da violência no trânsito entende a importância de agir proativamente para evitar que acidentes fiquem ainda mais frequentes.

Para isso, muitos gestores de frota recorrem ao uso de tecnologias embarcadas, como o sensor de fadiga e distrações, para o monitoramento e correção de condutas de risco de motoristas.

Entre as opções de tecnologias embarcadas estão a telemetria, o sensor de fadiga e distrações e o videomonitoramento. O grande diferencial do sensor, também um recurso de vídeo, é a possibilidade de uma ação imediata e efetiva.

Ao detectar sinais de sonolência, distrações (falar ao celular, mandar mensagens, fumar, entre outras) e imprudência (não respeitar a distância mínima do veículo da frente, troca de faixa sem sinalização, entre outras), o sensor emite alertas ao motorista para ele ajustar o comportamento.

Para esclarecer a proposta real desta tecnologia, de prevenir acidentes e salvar vidas no trânsito, desenvolvemos um pacote de materiais de divulgação, com informações sobre o funcionamento do sensor de fadiga e videomonitoramento para que gestores possam transmitir conhecimento para seus colaboradores e desmistificar a ferramenta.

O propósito é que, com tempo e trabalho de conscientização, estas ações deixem de ser corretivas – depois que o evento já aconteceu – e passem a ser preventivas, para evitar novos acidentes e estabelecer uma cultura de segurança entre os motoristas.

A imprudência no volante é a 9ª maior causa de mortes no mundo e pode ser consequência de vários fatores: uso de celular ao volante, consumo de álcool e drogas, alta velocidade, desrespeito a leis e sinalizações, sonolência e mais uma série de outros comportamentos. No Brasil, os números não são diferentes: acidentes no trânsito estão entre as principais causas de mortes no país.

Além das consequências sociais e humanas, os acidentes resultam em um prejuízo financeiro, com gastos anuais de aproximadamente R$ 3 bilhões. Ainda assim, muitos motoristas ainda não percebem a necessidade de ser prudente ao volante, seja nas estradas ou vias urbanas.

A tecnologia é uma ferramenta eficaz para a prevenção de acidentes, mas na maioria das vezes, não é vista como aliada pelo motorista. Muitos ainda veem câmeras embarcadas como um meio invasivo de vigilância da sua rotina.

Não esqueça de baixar o pacote de materiais e continuar a conscientizar a sua equipe sobre a importância de tornar o trânsito cada vez mais seguro:

Kit gratuito: Sensor de fadiga e distração para condutores

Como esclarecer as dúvidas dos seus motoristas em relação a esta ferramenta? Damos essa resposta para você.

Autor

Giovana Kai

Giovana Kai

Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

Assine nossa newsletter

Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

    Deixe seu comentário