Descubra como um ranking de motoristas pode melhorar os resultados da frota

| Por: Emanuele Almeida

O ranking de motoristas é uma estratégia comumente adotada por empresas de transporte para analisar e avaliar a performance dos condutores. Dessa forma, a empresa pode criar uma bonificação para aqueles que se destacam e alcançam níveis superiores nos pontos observados. 

Essa disputa interna, além de incentivar os motoristas a adotarem uma direção mais consciente, também aperfeiçoa o serviço de transporte.    

O que é um ranking de motoristas?

É uma pequena competição entre os motoristas de uma frota, com o intuito de avaliar o desempenho de cada um na direção. Alguns pontos específicos podem ser escolhidos para serem analisados, como: velocidade média do condutor, uso de cinto de segurança, pontualidade,  entre outros.  

Para que serve um ranking de motoristas?

O ranking de motoristas é uma estratégia comumente adotada por empresas de transporte para analisar e avaliar a performance dos condutores.

O ranking de motoristas é uma forma das empresas motivarem e incentivarem suas frotas a adotarem uma direção mais segura, manter a equipe mais unida e, até mesmo, implementar uma cultura onde o motorista se vê como protagonista das suas decisões e se sente mais valorizado por isso. 

Como um ranking de motoristas pode melhorar os resultados da frota 

Além de estimular os motoristas a se aprimorarem, por conta da bonificação ofertada e o reconhecimento da empresa, essa estratégia também ajuda o gestor a visualizar os pontos que precisam de atenção. 

A partir disso, a empresa pode ofertar treinamentos mais específicos, encontrar soluções para diminuir custos, consumo de combustível, ajuste de rotas e melhor planejamento das manutenções. 

Fidelização de motoristas 

O fato do motorista ser colocado como protagonista da estratégia e da bonificação pelo seu desempenho, geram um sentimento de valorização a eles e, com isso, ocasionando uma maior fidelização com a empresa.

Além disso, contribui para essa fidelização é a satisfação dos motoristas com seus resultados e premiações no ranking.

Redução de custos

Com a possibilidade de analisar diversos pontos da frota, é possível identificar problemas e, assim, buscar soluções. Observando se há discrepância de consumo de combustível e a recorrência de manutenções de cada motorista. 

Um simples ajuste de rota ou, até mesmo, investindo em uma peça nova, é possível solucionar essas questões e reduzir consideravelmente os custos da sua empresa. 

Maior segurança ao dirigir

Aproveitando o estímulo de aprimoramento e uma visão mais clara dos pontos fortes e negativos da empresa, os gestores podem implementar um programa de treinamento mais intenso e melhor direcionado. 

Outro ponto é, claro, conforme os critérios de avaliação, terá o esforço dos motoristas para alcançarem os melhores desempenhos. Então, caso tenha um controle de velocidade, a tendência é que todos respeitem a média ou a máxima estipulada.  

Como implementar um ranking de motoristas?

Implementar o ranking de motoristas é um processo de médio a longo prazo, que requer a adesão dessa cultura. Por isso, para começar, defina bem o que você pretende avaliar na sua frota, a partir disso, ofereça treinamentos e incentivos aos motoristas. 

Dando start no ranking, colete os dados que preenchem os critérios de avaliação (gasto de combustível, recorrência de manutenções, etc.). Para te ajudar nessa tarefa, a telemetria veicular é sua grande aliada nessa missão. 

Conclusão

Percebe-se que o ranking de motoristas é uma ótima forma de conhecer e gerenciar assertivamente sua frota, além de incentivar o aperfeiçoamento do desempenho e segurança dos condutores nas estradas. 

Ter em mente que essa ferramenta precisa ser aplicada com paciência, com etapas bem definidas e, claro, com o auxílio das tecnologias certas ao seu lado é essencial. Conte com a Trimble e garanta a segurança e qualidade da sua frota! 

Trimble Duo: Uma ferramenta de apoio ao motorista

Transforme a experiência do motorista com feedback de dirigibilidade em tempo real

Tags

Autor

Emanuele Almeida

Emanuele Almeida

Especialista em conteúdo da Trimble Transportation, focada em produção de artigos e materiais para gestão de frotas em transportadores e embarcadores.

Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

Assine nossa newsletter

Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.