Programa de premiação para motoristas: aliado para engajar colaboradores e reter talentos

| Por: Emanuele Almeida

A criação de um programa de premiação para motoristas é uma maneira de validar a preocupação, valorização e compromisso da empresa com sua equipe. 

Através desses prêmios, muitos benefícios são proporcionados, desde um aumento da motivação dos condutores até uma economia de combustível.

Neste conteúdo, você entenderá mais sobre o porquê realizar esse modelo de premiação em sua empresa, quais são as vantagens e como realizar essa implantação.

O que é um programa de premiação para motoristas?

Depois que os motoristas já saíram com os caminhões pelas estradas, não há como controlar todas as ações realizadas. Ainda que tecnologias como a ferramenta de Telemetria auxiliem na identificação de muitos dados do veículo e proporcionem várias informações relacionadas ao comportamento do condutor, o gestor não consegue ter uma visão completa de tudo o que acontece.

Esse fato pode ser preocupante pois, dependendo das práticas realizadas pelo condutor, vários problemas podem surgir para a frota. Logo, os programas de premiação para motoristas são uma excelente forma de incentivá-los a cumprir as boas maneiras ao volante e optarem por escolhas mais seguras, inteligentes e vantajosas.

Um programa de premiação também é benéfico para aprimorar a retenção de colaboradores, aumentar o engajamento da equipe e alcançar um ótimo retorno de investimento. Além de servir como um método de treinamento, aprimoramento da cultura da empresa e uma maneira viável de incentivar os condutores na adoção de novos comportamentos. Caso seja executado corretamente, esse tipo de programa auxilia até mesmo na economia de combustível e na redução de custos com combustível.

Por que ter uma premiação de motoristas na minha empresa?

A premiação de motoristas deve ser implementada em empresas, pois é um meio eficiente de reforçar e incentivar bons comportamentos dos motoristas durante a direção por meio de recompensas e reconhecimento por esse comprometimento da equipe.

Os condutores ficam mais engajados, dão preferência para escolhas melhores e mais inteligentes ao volante e, ainda, contribuem para a diminuição de acidentes e multas, economia de custo, aumento da produtividade e, também, se sentem mais motivados.

Como a tecnologia contribui para a criação de um ranking de motoristas?

Recompensas e reconhecimento são dois aspectos que incentivam fortemente um melhor comportamento e engajamento dos motoristas, e ainda auxiliam no cumprimento dos demais objetivos da empresa.

Por meio de ferramentas como a Telemetria, diversos dados dos condutores e dos veículos são coletados. A partir daí, o gestor passa a ter dados suficientes para a criação de um ranking justo e completo, com tudo o que é necessário para avaliar os níveis de desempenho dos motoristas e observar também quais possuem condutas melhores ao volante.

O uso de BI também é uma solução inteligente para garantir a excelência na gestão de frotas. A Trimble preparou um material exclusivo que explica detalhadamente a importância dessa ferramenta. Gostaria de entender mais sobre o assunto? Acesse o conteúdo abaixo.

E-book: Como um BI especializado pode garantir a excelência na gestão de frotas?

Faça o download gratuito e descubra como softwares especializados na área logística podem otimizar sua gestão.

    Cargo na empresa
    Tamanho da frota
    Segmento de atuação
    Deseja conhecer nossas soluções para frotas?

    Vantagens da premiação dos motoristas

    Ao premiar os motoristas, além de se sentirem valorizados e reconhecidos pelo trabalho bem executado, há outros benefícios muito relevantes também.

    Entre eles, destacamos cinco: 

    Além disso, como os motoristas passam a prezar por ações mais cuidadosas e seguras ao volante, a margem de segurança também cresce. 

    Para saber mais sobre como alavancar a segurança da sua frota, clique aqui

    Como implantar um programa de incentivo para motoristas?

    premiação de motoristas
    Premiar motoristas pode trazer benefício para a gestão da sua equipe

    O primeiro passo para adotar o programa de incentivo é analisar quais são os objetos gerais e os resultados esperados decorrentes dessa prática. Avalie pontos como:

    Lembre-se também de apontar as razões para cada um dos fatores estabelecidos. Após o cumprimento dessa etapa, é preciso definir os indicadores.

    1 – Conheça os seus motoristas

    De nada adianta utilizar um programa de incentivo genérico e que não cabe para a realidade da sua empresa.

    Além de dificultar a adesão dos motoristas, alguns indicadores podem não ser adequados ou, simplesmente, impossíveis de cumprir, a depender da realidade da sua frota.

    Por isso, é interessante conhecer os motoristas, seus objetivos e dificuldades para elaborar um programa personalizado e que ganhe a simpatia de todos os colaboradores.

    2 – Defina o objetivo da ação

    Ao ter os objetivos definidos e claros, os gestores conseguem estruturar as estratégias e meios necessários para o alcance dos resultados esperados. Somado a isso, o processo de explicação do programa para os demais integrantes da equipe também fica muito mais fácil, visto que os condutores poderão compreender com mais clareza quais são os objetivos e benefícios que estão por trás da implementação desse programa.

    3 – Determine os indicadores

    Os indicadores servem para ter um controle de gastos e das ações executadas a partir do início do projeto. Por exemplo, caso o gestor opte pela economia de 30% de combustível, os indicadores relacionados seriam os seguintes:

    É importante que o programa de premiação seja gamificado pois, a cada cumprimento de um dos indicadores, os condutores recebem pontos, que irão somar no resultado final para a recompensa e na posição da lista do ranking dos motoristas. Por exemplo:

    4 – Defina as formas de premiação motoristas

    As premiações são fundamentais para um programa de incentivo. Elas devem ser úteis e relevantes para os condutores, afinal, eles precisam aderir ao programa.

    Dessa forma, é possível pensar em premiações físicas, como cartões presentes, ingressos para o cinema e reservas em hotéis e até em dinheiro e folgas, por exemplo.

    É importante atualizar as premiações e verificar se elas valem os esforços para atingir os objetivos estipulados. Também não é interessante punir os motoristas que não conseguiram boas posições no ranking, e sim, investigar os motivos, caso eles sejam recorrentes.

    Lembre-se de fazer tudo baseado na legislação.

    Conclusão

    A criação do programa de premiação para motoristas vai muito além do fornecimento de prêmios. É um modo de adotar uma política mais positiva na empresa, aumentar a produtividade da equipe, reduzir as chances de acidentes e multas e, também, motivar os condutores. 

    É interessante também o uso de ferramentas tecnológicas que contribuem para um trabalho mais seguro e eficiente. A Trimble possui excelentes soluções para sua frota. Agende uma demonstração e saiba mais!

    Converse com um de nossos especialistas

    Torne sua operação mais rentável, produtiva e econômica!

    Bianca Biazotto Moris – Massi Digital

    Tags

    Autor

    Emanuele Almeida

    Emanuele Almeida

    Especialista em conteúdo da Trimble Transportation, focada em produção de artigos e materiais para gestão de frotas em transportadores e embarcadores.

    Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

    Assine nossa newsletter

    Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

      Deixe seu comentário