Planejamento logístico: passo a passo para implementar na sua empresa 

| Por: Emanuele Almeida

O desenvolvimento de um planejamento logístico eficiente depende de um gestor que compreenda qual é a proposta dessa ação, suas etapas e vantagens.

Considerando que a logística é uma das atividades principais das empresas, é necessário ter muita clareza e assertividade durante o planejamento.

Para isso, continue a leitura e aprenda mais sobre o que é planejamento logístico, qual sua importância e vantagens para seu negócio.

O que é planejamento logístico?

O planejamento logístico eficiente depende de um gestor dedicado e uma equipe excelente.

O planejamento logístico é a etapa de preparação dos processos de transporte e armazenamento das mercadorias da empresa, o que envolve também as formas de execução e variáveis.

É exatamente no ponto dessas variáveis que o planejamento definirá as técnicas, tecnologias, práticas, indicadores e formas de monitoramento que irão auxiliar no controle e otimização das atividades realizadas.

Com essa prática, o gestor pode prevenir os detalhes que envolvem cada uma das atividades e, assim, prevenir desafios e já estruturar soluções para possíveis falhas.

Através do planejamento logístico, há melhoras na produtividade, as operações são otimizadas e melhores resultados são alcançados. 

Qual a importância de um planejamento logístico?

O planejamento logístico é um passo importante pois, através dele, as empresas conseguem transformar as atividades logísticas e de transporte de cargas em um grande diferencial competitivo no mercado.

Além disso, as etapas de armazenamento, distribuição e entrega de mercadorias também são otimizadas, o que gera resultados ainda melhores tanto para a empresa quanto para os fornecedores e clientes. 

Com um bom planejamento logístico, os erros também são minimizados e o transporte de cargas em si é muito mais aperfeiçoado. A frota tem um aproveitamento melhor, os gastos com manutenção são reduzidos e, ainda, a vida útil dos veículos é prolongada. 

Como fazer um planejamento logístico eficiente?

Para que o planejamento logístico seja eficiente e gere os resultados esperados, algumas ações devem estar inclusas no desenvolvimento. Selecionamos as 4 principais que devem estar incluídas no projeto. 

1 – Tenha um controle de estoque

Os estoques não devem estar em condições de superlotação ou escassez. Um controle eficiente deve ser realizado constantemente, pois estoques pequenos ou exagerados são sinais de prejuízo.

Sem um controle de estoque, os custos de armazenagem também podem aumentar e o processo de estocagem é bastante dificultado. 

2 – Garanta o monitoramento do transporte

Uma operação de sucesso inclui transportes realizados com alta qualidade e rotas otimizadas. Para isso, garantir o monitoramento do transporte é fundamental.

Com essa prática de monitoramento, executada por meio da ferramenta de Telemetria, o gestor consegue visualizar todas as etapas, organizar o fluxo de forma eficaz e, ainda, ter acesso a uma variedade de dados seguros e valiosos sobre a frota. 

Baixe o material gratuito disponibilizado pela Trimble e saiba mais sobre todas as funcionalidades e vantagens da telemetria para sua operação:  

E-book: Tudo o que você precisa saber sobre telemetria e gestão de frotas

O que é telemetria veicular e como ela atua na gestão de frotas? Descubra aqui!

3 – Utilize a tecnologia a seu favor

As soluções tecnológicas contribuem com diversos aspectos da frota, sendo os principais: controle total das operações, redução de custos e diminuição da margem de erros. 

Essas ferramentas também auxiliam para um monitoramento mais preciso, otimização de rotas, acesso a dados reais para facilitar tomadas de decisão, avaliação de motoristas, entre outros fatores. 

A Trimble apresenta as seguintes soluções:

  1. Telemetria veicular avançada;
  2. Sensor de fadiga e videomonitoramento;
  3. Módulo de inteligência de frota;
  4. Controle de jornada dos motoristas.

4 – Conte com indicadores de desempenho

A partir da implementação do planejamento logístico, todos os resultados devem ser avaliados, para que seja possível identificar as melhorias, evoluções e medidas corretivas. 

Para adquirir indicadores de desempenho seguros e reais, que vão demonstrar com qualidade todos os índices da operação, use as soluções tecnológicas citadas, como a telemetria. Assim, os dados serão coletados de forma automatizada e uma excelente base de informações da frota será desenvolvida. 

E-book: Análise e otimização de indicadores na gestão de frotas

Como mensurar indicadores? Quais ferramentas podem ser minhas aliadas nessa tarefa? Ajudamos com essas questões nesse E-book.

    Cargo na empresa
    Tamanho da frota
    Segmento de atuação

    Conclusão 

    Um planejamento logístico traz mais economia, otimização de tempo e facilidade nas atividades da frota. Além disso, a empresa ganha um forte diferencial competitivo perante a concorrência.

    Para isso, é indispensável utilizar os sistemas tecnológicos, que além de auxiliarem em diversos aspectos, também fornecem os indicadores necessários para avaliar a frota após a implementação do planejamento logístico.

    Tags

    Autor

    Emanuele Almeida

    Emanuele Almeida

    Especialista em conteúdo da Trimble Transportation, focada em produção de artigos e materiais para gestão de frotas em transportadores e embarcadores.

    Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

    Assine nossa newsletter

    Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

      Deixe seu comentário