Software de gestão de frotas: por que adotar um?

| Por: Emanuele Almeida

Conheça as principais vantagens de adotar um software de gestão de frotas e as melhores soluções de gerenciamento. ...

A gestão de frotas é determinante para a eficiência operacional da logística de uma empresa. Por meio dela, é possível aumentar a vida útil dos veículos, estabilizar custos e aprimorar os deslocamentos. Desta forma, um software de gestão de frota pode ser um diferencial na rotina e trazer mais facilidade para o gestor.

Quando há um planejamento, é possível ter mais previsibilidade sobre gastos e organização na gestão, trazendo mais praticidade e produtividade nas operações. Continue a leitura para saber mais sobre os softwares para gestão de frota e, ao final, descubra se está na hora de sua empresa adotar esse sistema.

O que é um software para a gestão de frotas?

Um software para a gestão de frotas é um sistema desenvolvido para suprir as demandas de uma empresa transportadora, de modo programado para monitoramento de dados referentes à performance da frota. Ele é capaz de reunir todas as informações importantes sobre a frota em um só lugar, assim o gestor consegue acessar todos os dados que precisa de forma muito mais eficiente. 

Vantagens de um software de gestão de frotas

Um software pode trazer diferentes vantagens para a empresa e para a gestão, como redução de custos, processos automatizados, controle de gastos e mais produtividade. Conheça cada uma delas:

Menos gastos com manutenção

Por ser capaz de monitorar as condições do veículo e armazenar dados mais importantes, o software possibilita realizar manutenções preventivas, reduzindo custos de incidentes. 

Como um planejamento de manutenção preventiva, é possível evitar acidentes e despesas desnecessárias. 

Redução de acidentes

Acidentes podem ser evitados por meio do  software de gestão de frotas, se ele for capaz de  indicar quais motoristas estão se expondo mais a comportamentos de riscos. Isso porque 80% dos acidentes são causados por falhas humanas e são perfeitamente evitáveis utilizando a tecnologia correta, facilitando para o gestor saber onde precisa atuar.

Saiba mais sobre ferramentas para assegurar a sua operação.

Processos automatizados

Um software de gestão de frotas consegue automatizar processos longos que demandam trabalhos manuais complicados e cansativos. Desta forma, a automatização que esse sistema consegue trazer ao gestor proporciona tarefas padronizadas e trabalho mais ágil e eficiente. Além disso, apresenta menos chance de falhas humanas, principalmente quando se trabalha com muitos dados.

Acompanhamento de gastos

Acompanhar os gastos das atividades de forma manual é trabalhoso e demanda muito tempo, pois é preciso consultar muitas tabelas, comparar números e checar diferentes informações ao mesmo tempo. 

O software de gestão consegue monitorar indicadores de gastos ocultos e identificar melhorias para que a empresa alcance uma lucratividade maior. 

Por exemplo, a empresa Aliança Atacadista apresentou economia de R$ 172 mil/mês com combustível utilizando o software de gestão de frotas da Trimble. Isso porque ela tem mais previsibilidade financeira por causa da transparência nos desperdícios ocultos da operação, como o consumo de combustível e manutenção. Saiba mais sobre esse case aqui! 

Maior produtividade

Como é possível notar, o software de gestão de frotas diminui o tempo para executar atividades e os custos, gerando maior produtividade. Através dele, o gestor e os analistas conseguem dedicar o tempo que antes era colocado em processos manuais para tomar decisões estratégicas e favorecer a lucratividade da empresa, o tempo livre aumenta, podendo ser usado para executar ou aprimorar outros trabalhos dentro da frota.

Minha empresa precisa de um software para gestão?

Descontrole financeiro? Gastos excessivos com abastecimento? Sem um diagnóstico de informações sobre sua frota? Dificuldade em mapear o perfil dos motoristas? Ausência de indicadores de desempenho? Se você respondeu sim a pelo menos uma das perguntas, então sua empresa precisa de um software de gestão de frotas eficiente.

Com ele, é possível ter o controle de gastos com manutenção e combustível, podendo identificar gastos desnecessários, reduzindo os custos e facilitando a tomada de decisões. Além de monitorar, os dados ficam sistematizados, o que facilita o acesso e possibilita o estabelecimento de indicadores de desempenho, otimizando o tempo e agregando eficiência, controle e organização.

Os melhores softwares para gestão de frota

O objetivo dessa tecnologia é trazer produtividade e economia no dia a dia. Por isso, ele deve ser capaz de fornecer informações realmente precisas que possam auxiliar na tomada de decisão. Assim, um bom software de gestão de frotas oferece: 

Converse com um de nossos especialistas

Torne sua operação mais rentável, produtiva e econômica!

Tags

Autor

Emanuele Almeida

Emanuele Almeida

Especialista em conteúdo da Trimble Transportation, focada em produção de artigos e materiais para gestão de frotas em transportadores e embarcadores.

Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

Assine nossa newsletter

Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

    Deixe seu comentário