Telemetria para caminhão: Vantagens de um sistema especializado

| Por: Marina Pessanha
Telemetria para caminhão. Caminhão vermelho em uma estrada isolada.

Por conta dos avanços tecnológicos desenvolvidos nos últimos tempos, as frotas de caminhões estão evoluindo cada vez mais. Isso foi possível através de adaptações e ferramentas que surgiram para otimizar o serviço, como é o caso do sistema de telemetria especializada em caminhão.

Os parâmetros de condução, o nível de segurança e o bem-estar dos condutores, por exemplo, são elevados com esse sistema, além do aumento de produtividade e de todo o suporte oferecido no monitoramento dos dados.

Com esse conteúdo, vamos explicar as vantagens do sistema de telemetria para caminhões, como é o funcionamento e porquê esse recurso diferencia-se do rastreamento.

1. Como funciona o sistema de telemetria no caminhão?

2. O que vale mais a pena para caminhão: telemetria ou rastreamento?

3. Benefícios da telemetria especializada em caminhão

4. Escolhendo um fornecedor de telemetria para caminhões

Como funciona o sistema de telemetria em caminhões?

A telemetria é um único sistema que funciona de diferentes formas dependendo de onde está sendo aplicada. No caso dos caminhões, os dados coletados são enviados e analisados pela base de monitoramento, que é responsável pela entrega de análises e maiores detalhes das informações recebidas.

Assim, são instalados um computador de bordo, sensores e antenas transmissoras, para acompanhamento e transmissão dos dados para um servidor online. Com isso, essas informações são cruzadas e os relatórios são elaborados, beneficiando na tomada de decisões e elaboração de estratégias para melhorias no transporte.

Dessa forma, o funcionamento da telemetria nos caminhões garante vantagens como:

O que vale mais a pena para caminhão: telemetria ou rastreamento?

O sistema de rastreamento é restringido somente às informações de posição do veículo, como localização e paradas. Esses pontos são úteis em casos de furtos e roubos, porém, a telemetria é mais indicada e vantajosa, pois fornece dados como: 

Assim, a função geral dos rastreadores é apenas uma das diversas funcionalidades da telemetria. Logo, esse outro sistema se faz muito mais adequado e efetivo para que os caminhões mantenham suas operações mais seguras e econômicas.

Benefícios da telemetria especializada em caminhão

Existem sistemas que são voltados especificamente para a administração de veículos pesados, como os caminhões. Neles, as informações coletadas são pensadas na perspectiva das necessidades que os caminhões precisam durante o cotidiano logístico. 

Algumas soluções podem parecer que atendem todo tipo de frota, mas não se engane: a especialização do software afeta diretamente os resultados. 

 Dentre os benefícios específicos da telemetria para caminhões, destacam-se:

E-book gratuito: Por que monitorar comportamento de motoristas?

Entenda como a tecnologia age no monitoramento de comportamentos, reduzindo de custos e prevenindo acidentes.

Um forma de exemplificar isso é através do case da Ambev. A partir da telemetria, os níveis de prevenção de acidentes e de economia nas operações tiveram um aumento significativo.

Para que essa união entre segurança e economia gerasse resultados, a empresa investiu no controle dos comportamentos de risco dos condutores e em tecnologias específicas para auxiliar o processo.

Além disso, duas grandes ações foram colocadas em prática: a implementação do “Prontuário do Motorista” e o Centro de Controle Operacional (CCO).

A primeira ação funciona a partir de um prontuário online, onde são marcados a pontuação e o desempenho dos motoristas. São avaliadas infrações como excessos de velocidade, curvas e frenagens bruscas.

Já o foco do CCO é entregar agilidade e eficácia nas tratativas das infrações. Assim, os responsáveis por essa tarefa direcionam o foco para os eventos da operação e, diário, semanal ou mensalmente, geram reports para as unidades organizacionais.

Quando é preciso tratar alguma infração, os transportadores são alertados e, em seguida, é evidenciado quais foram os meios de solução encontrados para resolver o desvio de comportamento.

Além da telemetria, existem outras soluções voltadas para aumentar a produtividade e a segurança dos caminhões. São elas:

Escolhendo um fornecedor de telemetria para caminhões

Para que todos esses apontamentos sejam bem executados, ter um fornecedor de telemetria especializado em caminhão é indispensável.

Ao validar se o fornecedor é realmente adequado para tal cargo, considere fatores como:

Para saber mais fatores relacionados à telemetria para caminhão, disponibilizamos esse material gratuito:

telemetria caminhão

Checklist gratuito: Fornecedor de telemetria

Muitas opções no mercado, mas não entregam os mesmos resultados. Saiba como avaliar:

Em categorias profissionais, a tecnologia em frota de caminhões é muito utilizada no Brasil. Isso porque tudo o que contribui com a segurança, otimização, qualidade de serviço e impacta positivamente nos resultados, é um investimento válido, seguro e com garantia de retorno.

O sistema da Trimble tem todas as informações necessárias para gerir uma frota de caminhões, com as funcionalidades voltadas à sua necessidade. Converse conosco hoje!

Converse com nossos especialistas hoje

Sua frota apresentaria resultados ainda mais efetivos usando a tecnologia correta. Fale conosco agora!

Autor

Marina Pessanha

Marina Pessanha

Analista de Marketing da Trimble Transportation Latam

Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

Assine nossa newsletter

Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

    Deixe seu comentário