Tombamento de caminhão: causas, consequências e como evitar

| Por: Giovana Kai

O tombamento de caminhão é um dos acidentes de trânsito que mais preocupam gestores de frota de todos os segmentos, principalmente os que trabalham com transporte de cargas de maior risco, como madeira, combustíveis e minério, por exemplo.

Afinal, acidentes podem acarretar em danos irreparáveis, tanto do ponto de vista econômico quanto humano.

Por isso, em parceira com o engenheiro mecânico, Rubem Penteado de Melo, que ministra um curso de Prevenção de Acidentes no Transporte Rodoviário de Cargas, compilamos as principais causas dos tombamentos de caminhão. Também te mostraremos as consequências deste tipo de acidente e como preveni-lo. Confira!

Causas do tombamento de caminhão

De acordo com Rubem, para cada caminhão roubado por dia, são registrados oito tombamentos desse tipo de veículo. Portanto, a proporção deste tipo de acidente é alarmante e requer uma ação imediata. Mas para que possamos trabalhar na prevenção, precisamos entender como o tombamento de veículos é causado.

A principal causa do tombamento é o excesso de velocidade. De acordo com o engenheiro, diferente do que acontece com veículos leves – que derrapam e depois tombam -, os caminhões tombam antes de derrapar. “Ele [o caminhão] avisa ao motorista que ele exagerou na velocidade, iniciando o processo de tombamento”, aponta Melo.

E como este processo acontece? Ao fazer uma curva, acima da velocidade ideal para aquele trecho, todo o peso é transferido do lado interno para o lado externo da curva. Este momento, segundo o engenheiro, é denominado limiar do tombamento. E, a partir do momento em que os pneus da tração do caminhão são levantados, torna-se uma situação irreversível e o acidente é inevitável.

As consequências do tombamento

Segundo o engenheiro, 90% das ocorrências de tombamentos de veículos envolvem apenas o próprio motorista. Mesmo assim, os acidentes desta dimensão sempre possuem consequências, sejam elas econômicas, ambientais ou humanas.

Levando em consideração veículos pesados que transportam cargas perigosas, como petróleo, gás e substâncias químicas, é necessário considerar o risco de vazamentos na pista e explosões, aumentando significativamente as proporções do acidente. Seja causando vítimas ou poluindo o meio ambiente.

Além disso, existem os casos em que o tombamento de um veículo pesado pode causar outras colisões, envolvendo terceiros que podem estar dentro do limite de velocidade e acabam afetados por um motorista que excedeu este limite.

Entre outras consequências que podem ser listadas aqui estão as interdições na pista, os danos à carga e ao veículo envolvido, e outros prejuízos financeiros – com indenizações, multas, cuidados médicos, entre outros – com os quais a empresa precisará arcar.

Tombamento de Caminhão
Imagem: Tombamento de caminhão na estrada

Como evitar o tombamento de caminhão?

Para evitar o tombamento de caminhão, é necessário agir diretamente na correção e prevenção de comportamentos indevidos dos motoristas, principalmente o excesso de velocidade.

Existem maneiras eficazes de trabalhar a conscientização de condutores e nós trouxemos aqui alguns exemplos que podem ser aplicados à sua frota para tornar a prevenção de acidentes mais eficaz:

tombamento de caminhao

E-book: Como evitar tombamento de veículos pesados em sua frota

Saiba como evitar este tipo de acidente olhando para diferentes aspectos da operação.

Treinamentos: Oferecer treinamentos e palestras regulares sobre segurança no trânsito é uma maneira de reforçar este tipo de cultura entre e os condutores da frota. É importante que estes colaboradores tenham ciência de todos os impactos que os acidentes de trânsito podem causar a si próprios, a suas famílias e a terceiros.

Bonificações: Programas de bonificações e premiações para os melhores motoristas da frota são formas adicionais de estimular colaboradores a adotarem uma direção defensiva nas vias.

Tecnologia: Hoje, dispomos de soluções capazes de verificar informações em relação à conduta do motorista, inclusive o excesso de velocidade, como é o caso da Telemetria. Com esta tecnologia, é possível ter em mãos uma visualização clara sobre quais condutores estão mais propensos a se envolverem em acidentes para que o gestor possa tomar as ações corretivas adequadas.

Caso você queira intensificar suas ações de prevenção de acidentes de trânsito, disponibilizaremos um material gratuito que te mostrará como identificar possibilidades de tombamento de veículos e preveni-los agindo assertivamente sobre as causas antes do acidente acontecer.

Rubem Penteado de Melo

Conteúdo produzido em parceria com Rubem Penteado de Melo

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Paraná (1986), Mestrado e Doutorado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2004 e 2018). Atualmente é professor da Organização Paranaense de Ensino Técnico Ltda, diretor – Transtech Ivesur Brasil Ltda e diretor – TRS PERÍCIAS. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Mecânica dos Corpos Sólidos, Elásticos e Plásticos, atuando principalmente nos seguintes temas: análise e prevenção de acidentes com veículos de carga, amarração de cargas, dinâmica de veículos articulados e lei da balança.

Diminuir as taxas tombamento devem estar incluídas em um planejamento de investimento da empresa. Tecnologias que ajudam a mitigar essas ocorrências são essenciais e trazem um retorno significativo. Se você quer saber se chegou a hora de investir em ferramentas para a sua empresa, elaboramos um material focado na avaliação de retorno sobre o investimento:

E-book: Retorno sobre o Investimento (ROI) na Gestão de Frotas

Será que investir em tecnologia para gestão de frotas realmente traz retorno e rentabilidade? Descubra nesse material!

    Cargo na empresa
    Tamanho da frota
    Segmento de atuação
    Deseja conhecer nossas soluções para frotas?

    Autor

    Giovana Kai

    Giovana Kai

    Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

    Assine nossa newsletter

    Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

      Deixe seu comentário