Frota de caminhões: elementos de uma gestão de sucesso

| Por: Juliana Gallassi
Caminhão de carga em frente de um céu azul com nuvens alaranjadas, representando um veículo em uma frota de caminhões

Trabalhar com veículos de grande porte exige medidas de controle e uma gestão eficiente. Pode-se ter uma ideia da dificuldade e do desafio de manter uma frota de caminhões ativa e rentável. Por isso, há, cada vez mais, a necessidade de implementar processos de gestão e logística, e ferramentas para gerir uma frota adequadamente.

A gestão de frotas é caracterizada pelo gerenciamento dos veículos utilizados por uma empresa. O setor é responsável pela estratégia e operação da administração desses meios de transporte e seus condutores. Ela é a responsável por determinar quais são os melhores veículos para a empresa, quantos são necessários e avaliar as vantagens de veículos próprios ou terceirizados.

É responsabilidade do gestor conduzir os procedimentos operacionais como licenciamento, IPVA e emplacamento; avaliar a performance e produtividade da equipe de condutores; e ​monitorar e reduzir despesas. Confira as melhores práticas para otimizar a gestão de frota.

O que é uma frota de caminhões?

Uma frota é um conjunto de veículos de uma empresa. Assim, uma frota de caminhões é composta, como o nome indica, por caminhão. O gestor de frotas é responsável por administrar esse conjunto de veículos.

Imagem de uma dianteira de frota de caminhões azuis e brancos, estacionados e alinhados

Como administrar uma frota de caminhões?

Gerenciar uma frota exige fatores como uma equipe especializada, logística, ferramentas e softwares que agilizem a análise de dados e o monitoramento. Selecionamos soluções para ajudar sua empresa a melhorar a administração de sua frota.

Por que ter uma gestão de frota de caminhões?

Ter uma gestão de frota de caminhões é essencial para trazer mais agilidade e assertividade para uma empresa, assim como para reduzir riscos e prejuízos. Uma boa logística ajuda a mostrar o que está acontecendo na frota e auxilia nas tomadas de decisões. Com um controle adequado e um sistema eficiente a empresa consegue reduzir custos com manutenção e obter melhor produtividade.

Práticas para otimizar a gestão de frota de caminhões?

As melhores práticas de gestão de frotas podem ser adotadas com mudanças simples na rotina. Por exemplo, dispor de informações precisas sobre rotas, veículos, condutores e despesas para as tarefas serem executadas com eficiência. Usar recursos que analisam dados e informações de forma simples e fácil.

A gestão de frotas precisa ter acesso aos outros departamentos da empresa para requisitar soluções detectadas no processo de organização dos veículos e da equipe. Outras práticas que podem ser adotadas são:

Módulo de inteligência de frota

Essa solução oferece mecanismos para facilitar a gestão. O Intelligence é um módulo com funcionalidades para gestão estratégica, a fim de ajudar na tomada de decisão. A inteligência artificial permite identificar áreas com maior incidência de eventos que colocam a segurança dos condutores em risco. Ainda há a possibilidade de configurar o sistema para fazer ligações automáticas quando eventos graves ou urgentes forem detectados. 

O sistema oferece relatórios de desempenho atualizados em tempo real para melhorar a frota o mais rápido possível. Acompanhar a frota em qualquer lugar ajuda o gestor a tomar decisões, caso necessário. Por exemplo, imprevistos no trajeto.

Telemetria veicular

A telemetria é um elemento indispensável para a gestão inteligente de frotas de caminhão. Ela permite a análise de informações dos veículos a partir de sensores, com o objetivo de monitorar o comportamento do motorista em tempo real. Além de auxiliar na detecção de infrações que coloquem em risco a segurança, desperdiçam combustível e diminuem a disponibilidade da frota.

A tecnologia oferece informações precisas, notificações para o motorista durante o percurso e identificação de motoristas para detectar padrões de condução. O sistema é compatível com frotas leves, pesadas e veículos especiais.

Videomonitoramento embarcado

Utilizar câmeras embarcadas nos caminhões da frota possibilita o acompanhamento em tempo real ou assistir trechos de incidentes identificados pelo sistema. O sistema proporciona maior segurança e controle sobre a frota.

O videomonitoramento no caminhão ajuda a obter e gerenciar informações sobre a frota. Por exemplo, se o veículo está cumprindo a rota determinada, condições da estrada, postura do motorista e estado da carga ou dos passageiros.

A solução apresenta filmagem total do veículo com até 5 câmeras embarcadas, integração com a telemetria e gravação de trechos automáticos de comportamentos de risco do condutor.

Controle de jornada dos motoristas

A tecnologia permite o acompanhamento da direção dos condutores.  E emite alertas visuais e sonoros na cabine para evitar que se exceda o tempo de jornada ou direção. O controle de jornada disponibiliza apontamentos feitos no terminal direto no sistema para acompanhamento da rotina do motorista. Ainda disponibiliza indicadores e relatórios com as alterações feitas pelos motoristas, trazendo mais transparência nas informações.

Sensor de fadiga e distração com inteligência artificial

A inteligência artificial atua com sensores de fadiga e distração para emitir alertas ao motorista e à central de atendimento, quando apresentam comportamentos imprudentes. O sistema detecta sinais de sono, distração, uso de celular e cigarro ao volante. A tecnologia utilizada consegue visualizar a aproximação e risco de colisão, além de utilizar reconhecimento facial para identificação precisa do condutor.

A Trimble oferece as melhores soluções para o gerenciamento de sua frota. Entre em contato com os nossos especialistas para mais detalhes sobre os serviços disponíveis.

Autor

Juliana Gallassi

Juliana Gallassi

Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

Assine nossa newsletter

Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

    Deixe seu comentário