Sensor de fadiga: o que é, como funciona e principais vantagens

| Por: Juliana Gallassi

As maiores causas de acidentes de trânsito são as falhas humanas. Por isso, se mostra tão urgente a necessidade de trabalhar em conjunto com soluções que atuem diretamente nos comportamentos de risco ao volante. Nesse contexto, surge com relevância o sensor de fadiga. Continue a leitura para conferir sete praticas para aumentar a produtividade da frota.

Diante da realidade alarmante de acidentes causados por condutores que apresentam cansaço e sonolência, o sensor de fadiga se destaca como uma ferramenta crucial para mitigar esse problema. Ao monitorar continuamente os padrões de condução e o comportamento do motorista, esse dispositivo é capaz de identificar sinais de fadiga, como movimentos oculares lentos.

Para saber como funciona o sensor de fadiga, suas principais vantagens e como ele é aplicado na prática, continue a leitura!

O que é fadiga no trânsito?

Qualquer condutor já enfrentou a fadiga enquanto dirigia: aquela sensação de exaustão, a sonolência que dificulta a manutenção da atenção na estrada à frente. Às vezes, até acontecem os perigosos momentos de "pescar" no volante.

De acordo com um levantamento conduzido em 2019 pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), 42% dos acidentes ocorridos no país são causados por motoristas sonolentos. Outros 18% têm como origem o cansaço extremo.

60% dos acidentes têm como raiz a fadiga ao volante. A pesquisa ouviu mais de 500 condutores, e 20% deles admitiram ter o hábito prejudicial de dirigir com sono.

O que é o sensor de fadiga?

O  sensor de fadiga é um sistema capaz de identificar e analisar em tempo real o comportamento do motorista para identificar sinais de fadiga ao volante. 

Existem várias opções de sensores de fadiga no mercado, dos mais simples – que detectam apenas os motoristas em fadiga e sonolência – aos mais completos – que atuam diretamente em outros 6 comportamentos de risco que estão entre as maiores causas de acidentes de trânsito:

A condução distraída e a fadiga são exemplos de grandes causas de acidentes que poderiam ser evitados e que estão entre os mais difíceis de se detectar.

Por isso, o sensor de fadiga atua para identificar os comportamentos de risco e alertar o condutor e o seu gestor em tempo real. 

As maiores causas de acidentes de trânsito são as falhas humanas.

Como funciona o sensor de fadiga?

O sensor de fadiga utiliza inteligência artificial através de câmeras instaladas no veículo para acompanhar o comportamento dos motoristas. Caso eles estejam agindo de forma imprudente, ele avisa dentro da cabine e ao tomador de decisão ou responsável pela frota, de forma remota.

Os alertas na cabine auxiliam os condutores a manterem o foco na estrada, reduzindo riscos e os conscientizando sobre a importância de uma condução segura.

Os mesmos alertas chegam também no centro de controle operacional, que pode empregar ações imediatas para a resolução do problema, e também colher informações valiosas para pensar estrategicamente em como aumentar a segurança de suas operações.

Com os eventos gerados pelo sensor de fadiga, é possível identificar aqueles motoristas mais propensos a sofrerem um acidente de trânsito devido aos comportamento de risco que cometem e os trechos de viagem que podem causar mais cansaço e sono, por exemplo.

Aqui na Trimble Transportion, líder do segmento, o Vsafe+ é a solução que atua como sensor de fadiga. Ela detecta padrões de comportamento, analisa os movimentos do veículo e avalia o desempenho do motorista em relação aos eventos na estrada, além de captar fragmentos de vídeo para que o tomador de decisão saiba como ocorreu o evento.

Algoritmos de reconhecimento de padrões e visão computacional fazem dessa tecnologia um grande diferencial em inovação e safety para empresas que têm a preocupação de proteger a vida de seus motoristas e terceiros.

Se quiser conhecer mais sobre o Vsafe+, preencha o formulário abaixo:

A tecnologia como aliada da prevenção de acidentes

De maneira muito positiva, percebemos a tecnologia como uma grande aliada na busca pela prevenção de acidentes, com soluções que impactam comportamentos que causam acidentes, gerando alertas, conscientização e bons resultados na segurança dos condutores.

gestão
Na imagem: Gestor ao computador

Como exemplos de tecnologias que trazem resultado, destacamos, além do sensor de fadiga, a telemetria e o videomonitoramento. Essas soluções que entregam grandes contribuições para a prevenção de acidentes, através do monitoramento da condução dos motoristas. Através da geração de informações pelos sistemas e alertas de eventos, fazem toda a diferença entre uma gestão de frotas de sucesso ou não.

Sensor de fadiga para caminhões

Por caminhões levarem cargas que potencialmente apresentam alta peligrosidade, o sensor de fadiga se faz ainda mais necessário.

A tecnologia mais avançada do mercado atual detecta comportamentos responsáveis por aumentar – e muito – o risco de acidentes.

Confira, a seguir, alguns destes comportamentos indevidos, como estes aumentam o risco de acidentes e/ou fatalidades no trânsito e como o sensor de fadiga da Trimble - Vsafe+ - atua sobre eles buscando a segurança dos condutores:

1. Fadiga

Quando estamos com sono, nosso corpo emite alguns sinais de alerta: os reflexos diminuem, os bocejos aparecem e as pálpebras ficam pesadas. Apesar desses avisos, muitos motoristas insistem em dirigir mesmo nessas condições. Seja pela ânsia da chegada em seu destino final ou até pelo receio de realizar paradas em determinados locais por questões de segurança própria e da carga.

fadiga
Na imagem: Condutor apresentando fadiga

Para conhecimento do risco relacionado à privação de sono, vamos exemplificar: uma pessoa que dormiu apenas 5,5 horas apresenta 10 vezes mais chances de causar um acidente de trânsito em relação a outra que dormiu 8 horas. Segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), o sono e cansaço são causas de 50% dos acidentes nas rodovias.

Mas atenção: três segundos de cochilo ao volante são suficientes para causar danos irreparáveis.

O sensor de fadiga detecta situações em que o motorista se apresenta cansado e sonolento, o alertando de forma visual e sonora em tempo real. Sem esse equipamento, é muito difícil que o gestor de frotas identifique aqueles motoristas que estão mais propensos a sofrerem acidentes por privação de sono.

Identificados esses motoristas, há muitos trabalhos significativos a serem desenvolvidos como: escalas por cronotipo do sono, salas de estimulação, processos de liberação de viagem e campanhas de conscientização. Você pode saber mais em nosso e-book Guia do Sono e Direção.

Operação Off-road
Na imagem: Operação Off-road

2. Detecção de vibração - Essencial para operações off-road

Com frequência, as operações off-road percorrem estradas sensíveis e carregam cargas instáveis. Por isso, detectar a vibração do caminhão é muito importante para evitar um possível tombamento e acidente.

O Vsafe+ possui um desempenho anti-vibração, informando caso o caminhão esteja tremendo acima do desejado e evitando acidentes possíveis.

3. Distração, uso de celular e cigarro

 Condutor distraído com celular
Na imagem: Condutor distraído com celular

De acordo com a revista Proceedings of the National Academy of Sciences (Pnas), um dos maiores fatores causadores de acidentes é a falta de atenção do motorista. O tempo de reação de um condutor completamente concentrado, por exemplo, tem uma média de 0,75 segundos, enquanto, caso esteja usando o celular, o intervalo já aumenta para 1,7 segundos.

Isso parece pouco, não é mesmo? Você sabia que a distração de um motorista por um período de 2 segundos, em um veículo guiado a 60 km/h, faz com que um carro percorra um trajeto de 37 metros às cegas?

Mas não é apenas com o uso de celular que devemos nos preocupar. Um comportamento que muitos condutores consideram inofensivo, mas que apresenta grandes riscos no trânsito é o de se acender um cigarro dentro do veículo.

Pensemos em um motorista ascendendo um cigarro enquanto alcança a velocidade de 100 km/h. Nessa situação, o motorista perde cerca de 2 segundos de atenção e acaba percorrendo 115,9 metros até que consiga parar o carro. Isso que sequer entraremos no mérito aqui sobre as outras inúmeras consequências negativas causadas no trânsito pelo consumo de drogas, ainda mesmo as lícitas.

Cinco segundos sem prestar atenção na direção, em uma velocidade média de 60 km/h, equivalem a 80 metros percorridos sem o motorista saber o que está acontecendo na pista. Geralmente são nessas situações que acidentes ocorrem.

Mais uma vez o sensor de fadiga se mostra fundamental, pois a tecnologia consegue identificar condutores distraídos que desviam constantemente os olhos da pista, aqueles que utilizam celular e até mesmo fumam enquanto dirigem. Nessas situações, os motoristas também são alertados em tempo real e vídeos das infrações são gravados para feedback, gerando maior impacto e resultado no propósito de salvar vidas no trânsito.

4. Distância Perigosa

Na imagem: Identificador de distância

O condutor que não respeita a distância mínima de segurança do veículo à frente tem um tempo muito menor para reagir e parar o carro em casos de risco. Para frear um veículo em movimento, o motorista passa por um percurso relativamente longo até parar completamente, pois durante a reação do motorista o carro ainda percorre alguns metros.

Esse tempo pode variar entre três quartos de segundo a 2 segundos (com a ingestão de drogas ou o cansaço no volante, o tempo é bem maior). O fator velocidade também influencia diretamente: quanto mais rápido o veículo estiver, maior o tempo até a parada completa.

Vamos exemplificar: em pista seca, se o veículo estiver a 50 km/h, ele só vai parar totalmente após 45 metros. A 70 km/h, esse mesmo veículo levará 70 metros para parar totalmente. O perigo nessas situações é iminente, por isso evitá-las pode garantir a segurança dos motoristas de sua frota.

O Vsafe+, mencionado acima, é um exemplo de tecnologia que atua dentro da cabine com até 5 câmeras voltadas para o motorista e para a pista. Isso possibilita que o condutor seja alertado também sobre eventos de distância perigosa e mudança de faixa sem a sinalização da seta. Esses alertas vão criando hábitos mais seguros de condução e conscientização sobre um trânsito mais humano.

Conheça mais aqui:

Vantagens do sensor de fadiga

A implementação de sensores de fadiga em uma frota de veículos pode oferecer diversas vantagens significativas para a segurança, eficiência e bem-estar dos condutores. Algumas das principais vantagens incluem:

Prevenção de acidentes 

Sensores de fadiga podem monitorar sinais de sonolência e fadiga dos motoristas, alertando-os antes que atinjam um nível crítico de cansaço. Isso reduz o risco de acidentes causados por falta de atenção ou sonolência ao volante.

Aumento da segurança  

A capacidade de detectar fadiga em tempo real ajuda a manter os motoristas mais alertas e conscientes, minimizando a possibilidade de erros de condução que podem levar a colisões e acidentes graves.

Redução de custos  

Além do risco à vida, acidentes rodoviários podem resultar em danos secundários, como os materiais. A implementação de sensores de fadiga pode levar a uma redução significativa desses custos.

Preservação da reputação da empresa

Acidentes envolvendo veículos da frota podem prejudicar a reputação da empresa. A adoção de medidas para garantir a segurança dos motoristas e a prevenção de acidentes demonstra o compromisso da empresa com a segurança rodoviária.

Feedback e treinamento

Os dados coletados pelos sensores podem ser usados para identificar padrões de fadiga e sonolência. Essas informações podem ser usadas para fornecer feedback aos motoristas e oferecer treinamento específico sobre como lidar com a fadiga durante a condução.

Promoção do bem-estar dos motoristas

A preocupação com o bem-estar dos motoristas aumenta a satisfação no trabalho e a lealdade à empresa. A implementação de medidas de segurança como sensores de fadiga demonstra cuidado com os motoristas.

A  implementação de sensores de fadiga pode resultar em uma condução mais segura, redução de acidentes, economia de custos e melhorias no bem-estar tanto dos motoristas quanto da empresa como um todo.

Para entender melhor sobre o assunto e mapear se a sua empresa precisa dessa solução, baixe o material gratuito abaixo.

Kit gratuito: Sensor de fadiga e distração para condutores

Como esclarecer as dúvidas dos seus motoristas em relação a esta ferramenta? Damos essa resposta para você.

Por que optar pelo sensor de fadiga?

Aqui, na verdade, nós é quem buscamos uma resposta: por que não optar pelo sensor de fadiga?

Se sua gestão de frotas ainda não possui um trabalho que visa reduzir esses comportamentos de risco exemplificados no artigo e zerar os acidentes de sua frota, sua empresa corre riscos de segurança e faturamento.

Se não consegue identificar esses eventos de risco com as tecnologias que utiliza, e assim proteger seus motoristas e terceiros, está contando apenas com a sorte.

Um acidente de trânsito traz custos humanos e materiais enormes, e um custo de reputação e social muito maiores. Não espere acontecer: aja preventivamente e preditivamente em relação à segurança de seus motoristas.

E, para isso, nada melhor do que investir em tecnologia de qualidade que garantirá a segurança, reputação e rendimento da sua empresa. A Trimble elaborou um material focado em trazer retorno para o seu investimento em ferramentas tecnológicas.

E-book: Retorno sobre o Investimento (ROI) na Gestão de Frotas

Será que investir em tecnologia para gestão de frotas realmente traz retorno e rentabilidade? Descubra nesse material!

    Cargo na empresa
    Tamanho da frota
    Segmento de atuação
    Deseja conhecer nossas soluções para frotas?

    Sensor de fadiga e distração: sua frota com mais segurança

    Previna comportamentos de risco dos motoristas e transforme a segurança da sua frota:

    Autor

    Juliana Gallassi

    Juliana Gallassi

    Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

    Assine nossa newsletter

    Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

      Deixe seu comentário