Como controlar o sono na estrada
Dirigir com sono é uma situação mais comum do que se imagina. Será que você já bocejou ou mesmo deu aquela “pescadinha” quando estava na condução? Aqui já frisamos que dirigir nessas condições é perigoso, diminui a capacidade de concentração e reflexo, saber controlar o sono na estrada é fundamental.
Há vários fatores que induzem a sonolência, e um dos principais é o cansaço, depois de muitas horas acordado ou de muito tempo trabalhando. Especialistas afirmam que se uma pessoa trabalhou por 9 horas, ela já está suscetível a acidentes no trânsito, por mais de 12 horas, esse risco duplica e por mais de 14 horas, ele triplica.
O seu motorista sabe como funciona um sensor de fadiga?
Quem acompanha os números da violência no trânsito entende a importância de agir proativamente para evitar que acidentes fiquem ainda mais frequentes.
Não existe um estágio de sonolência que não ofereça perigo. A transição entre uma leve sonolência e dormir no volante é repentina e as consequências podem ser gravíssimas. Alguns truques como abrir o vidro, aumentar o volume do rádio não adiantam, o correto é realmente aderir a precauções do motorista para não colocar vidas em risco.
Confira aqui, algumas dicas de como controlar o sono na estrada:
- Lembre-se, a atenção nunca é demais. Quando perceber que o sono vem chegando, pare e descanse.
- Em casa o sono é sagrado. Peça para os familiares evitarem incômodos.
- Procure dormir, acordar e trabalhar sempre no mesmo horário, evitando escalas que quebrem o seu padrão de sono.
- Na estrada, no horário de folga, descanse.
- Não tome remédios (rebites) para alterar seu sono.
- Não trabalhe doente. Mesmo um simples resfriado pode deixar você cansado e sonolento.
- Jamais beba e dirija.
- Lembre-se: só uma boa noite de sono garante um bom dia de trabalho.
Se sentir sono, pare o veículo em local seguro imediatamente, tome água ou um café e movimente-se. Para garantir a continuidade da viagem com maior segurança, faça uma pausa de 10 minutos antes de retomar para a via ou rodovia. Se estiver cansado, evite a direção, ainda que a cafeína possa reduzir o sono, ela não minimiza o cansaço.
Seguir algumas recomendações simples para evitar o sono na estrada podem fazer toda a diferença! O comportamento dos motoristas é o fator que mais influencia em sua própria segurança e do próximo. Quer saber mais sobre porque o comportamento é um aspecto essencial a ser trabalhado? Acesse nosso artigo sobre a ‘Psicologia do trânsito na prevenção de acidentes’, é bem interessante!
Hoje em dia existem algumas tecnologias que ajudam a prevenir acidentes causados por comportamentos de risco do motoristas, inclusive a fadiga:
E-book: Boas práticas para uma cultura de segurança focada no motorista
A sua frota está levando riscos para as estradas?
Deixe seu comentário