Como controlar o sono na estrada

| Por: Juliana Gallassi

Dirigir com sono é uma situação mais comum do que se imagina. Será que você já bocejou ou mesmo deu aquela “pescadinha” quando estava na condução? Aqui já frisamos que dirigir nessas condições é perigoso, diminui a capacidade de concentração e reflexo, saber controlar o sono na estrada é fundamental.

Há vários fatores que induzem a sonolência, e um dos principais é o cansaço, depois de muitas horas acordado ou de muito tempo trabalhando. Especialistas afirmam que se uma pessoa trabalhou por 9 horas, ela já está suscetível a acidentes no trânsito, por mais de 12 horas, esse risco duplica e por mais de 14 horas, ele triplica.

Não existe um estágio de sonolência que não ofereça perigo. A transição entre uma leve sonolência e dormir no volante é repentina e as consequências podem ser gravíssimas. Alguns truques como abrir o vidro, aumentar o volume do rádio não adiantam, o correto é realmente aderir a precauções do motorista para não colocar vidas em risco.

Confira aqui, algumas dicas de como controlar o sono na estrada:

  1. Lembre-se, a atenção nunca é demais. Quando perceber que o sono vem chegando, pare e descanse.
  2. Em casa o sono é sagrado. Peça para os familiares evitarem incômodos.
  3. Procure dormir, acordar e trabalhar sempre no mesmo horário, evitando escalas que quebrem o seu padrão de sono.
  4. Na estrada, no horário de folga, descanse.
  5. Não tome remédios (rebites) para alterar seu sono.
  6. Não trabalhe doente. Mesmo um simples resfriado pode deixar você cansado e sonolento.
  7. Jamais beba e dirija.
  8. Lembre-se: só uma boa noite de sono garante um bom dia de trabalho.

Se sentir sono, pare o veículo em local seguro imediatamente, tome água ou um café e movimente-se. Para garantir a continuidade da viagem com maior segurança, faça uma pausa de 10 minutos antes de retomar para a via ou rodovia. Se estiver cansado, evite a direção, ainda que a cafeína possa reduzir o sono, ela não minimiza o cansaço.

Seguir algumas recomendações simples para evitar o sono na estrada podem fazer toda a diferença! O comportamento dos motoristas é o fator que mais influencia em sua própria segurança e do próximo. Quer saber mais sobre porque o comportamento é um aspecto essencial a ser trabalhado? Acesse nosso artigo sobre a ‘Psicologia do trânsito na prevenção de acidentes’, é bem interessante!

Hoje em dia existem algumas tecnologias que ajudam a prevenir acidentes causados por comportamentos de risco do motoristas, inclusive a fadiga. Conheça as 3 ferramentas que ajudam a alavancar a segurança no trânsito acessando nosso eBook gratuito.

Download do material

Autor

Juliana Gallassi

Juliana Gallassi

Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

Assine nossa newsletter

Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

    Deixe seu comentário