Por que acompanhar o comportamento do motorista torna a frota mais segura?

| Por: Saulo Viero

A gestão do comportamento dos motoristas desempenha um papel crucial na garantia da eficiência operacional e na segurança da frota.

Isso acontece devido ao valor significativo tanto da carga transportada quanto dos próprios veículos. Não apenas para os fabricantes, mas também para as empresas de transporte e seus clientes. Então, além disso, protege a vida dos motoristas, um fator primordial para profissionais que realizam uma gestão de frotas eficaz.

Portanto, investir em ferramentas de monitoramento veicular é uma medida de segurança fundamental para os envolvidos no setor de transporte. Uma vez que a localização e os dados ficam disponíveis em tempo real e se torna viável realizar a gestão de comportamentos de risco.

Para entender melhor sobre o assunto e como aplicar na sua frota, continue a leitura:

O que é um sistema de monitoramento de motorista?

A gestão de comportamento do motorista é realizada por meio de práticas e estratégias feitas para monitorar, avaliar e intervir, caso necessário, o comportamento dos motoristas durante suas atividades de direção. Isso inclui o acompanhamento do desempenho ao volante, o cumprimento de políticas de frotas e legislações, além de tolerância zero para hábitos imprudentes no trânsito.

Assim, incluir essa prática na gestão é essencial para garantir a segurança da frota. Ou seja, proteger vidas e reduzir custos operacionais que otimizam a eficiência das operações.

Desse modo, ao realizar a gestão de comportamento, os gestores de frotas utilizam dispositivos e software para coletar dados relevantes para a gestão. Esses sistemas são compostos por diversas funcionalidades que auxiliam em objetivos da frota como a redução de acidentes, o aumento da eficiência operacional, economia de combustível, além da segurança dos motoristas e cumprimentos das regulamentações de trânsito.

Como monitorar o comportamento do motorista aumenta a segurança?

Até então, as empresas enfrentavam desafios significativos no controle de suas equipes de motoristas após a saída dos veículos de suas instalações. No entanto, isso acontecia devido ao acesso limitado as informações, pois dependia principalmente dos relatos da equipe e de situações críticas, como roubos e acidentes.

Mas agora o cenário é outro. Com a ascensão das tecnologias e sistemas para realizar gestão de comportamento de motoristas, tornou-se viável realizar acompanhamentos detalhados de cada trajeto. Porque os recursos de imagens e dados são provenientes dos veículos da frota.

Mas por que devo considerar o investimento em ferramenta com esses recursos?

Sabemos que não é fácil decidir em qual recurso investir, por isso, listamos cinco pontos principais que você deve levar em conta ao considerar o investimentos em sistemas de monitoramento.

1 - Condução mais segura

O monitoramento do comportamento do motorista contribui para uma condução mais segura ao identificar e corrigir comportamentos de risco. Sendo ele, prevenção de acidentes, redução de custos operacionais, garantia de conformidade com regulamentações e promover treinamento aos motoristas para elevar a segurança nas estradas.

2 - Redução de acidentes

Quando o objetivo é a redução de acidentes, o monitoramento do comportamento do motorista contribui para a prevenção de distrações, combater a fadiga, analisar incidentes e fornecer treinamento personalizado porque são estratégias que aumentam a capacidade do cumprimento das leis de trânsito.

3 - Suporte em tempo real ao condutor

Se você deseja um suporte em tempo real junto ao condutor, há uma variedade de ferramentas disponíveis que podem facilitar essa interação contínua. Essas ferramentas emitem sinais tanto para o motorista quanto para a central de controle, criando uma comunicação eficiente e reativa. Desde uma navegação otimizada até a comunicação instantânea com a central de monitoramento, passando pela detecção de fadiga e distração, gerenciamento de manutenção em tempo real e relatórios detalhados sobre a operação do veículo. Além disso, essas ferramentas oferecem integração perfeita com dispositivos móveis, garantindo uma experiência completa e abrangente para garantir a segurança e eficiência da operação.

4 - Identificação de comportamentos de risco do motorista

Além de captar imagens dos veículos, as tecnologias de monitoramento de frotas mais avançadas estão equipadas com recursos de inteligência artificial que podem identificar comportamentos de risco e acionar alerta sonoros para chamar a atenção do motorista.

5 - Treinamentos direcionados

Por meio do monitoramento, torna-se viável a detecção de comportamentos de risco, o que permite direcionar treinamentos aos motoristas, focalizando nas falhas mais frequentes. Isso resulta na otimização de recursos e no aprimoramento da segurança.

Sensor de fadiga e distração: sua frota com mais segurança

Previna comportamentos de risco dos motoristas e transforme a segurança da sua frota:

Tecnologia como aliada no monitoramento do comportamento do motorista

Uma das maneiras mais apropriadas de monitorar o comportamento do motorista dentro dos veículos é por meio da instalação de dispositivos que possibilitam a obtenção de informações em tempo real durante as entregas. A utilização de câmeras e sistemas de telemetria pode ser altamente vantajosa.

Existem várias soluções disponíveis para auxiliar os gestores no monitoramento e na intervenção no comportamento dos motoristas nas estradas. Dentre essas soluções, destacam-se três ferramentas especialmente úteis para aprimorar a gestão: o sensor de fadiga, a telemetria e o videomonitoramento.

Sensor de fadiga: esse sistema é conhecido por seu recurso de detecção de fadiga e distrações, capaz de identificar momentos em que o motorista desvia a atenção da estrada, apresenta sonolência, utiliza o celular, entre outros comportamentos. Quando identifica tais comportamentos de risco, o sistema emite alerta ao motorista e à central, incentivando-o a corrigir seu comportamento a tempo de evitar acidentes.

Telemetria: a telemetria desempenha um papel fundamental, especialmente no que diz respeito a tendências que indicam maior probabilidade de envolvimento em acidentes de trânsito. Isso ocorre porque essa solução é capaz de coletar dados sobre infrações com maior potencial de causar acidentes, servindo como base para a implementação de ações corretivas. 

Videomonitoramento: possibilita a gravação contínua em alta qualidade e o armazenamento interno das imagens. Isso garante a preservação dos dados coletados para análise e investigação de ocorrências, como roubos, atos de vandalismo, acidentes e condutas inadequadas.

Essas ferramentas são essenciais para melhorar a segurança e a eficiência das operações de transporte, fornecendo informações críticas para a tomada de decisões informadas e a correção de comportamentos de risco.

Conclusão

Entende-se que ao utilizar tecnologias que permitem análises sobre o comportamento do motorista, as operações podem reduzir seus gastos, aprimorar a qualidade dos serviços oferecidos e, consequentemente, maximizar os lucros obtidos, resultando em uma operação mais segura. 

A Trimble é referência em resultados de safety e na gestão de comportamento do motorista. Tanto que traz um produto para complementar as soluções mencionadas: videomonitoramento, sensor de fadiga e telemetria.

Trimble Duo: Uma ferramenta de apoio ao motorista

Transforme a experiência do motorista com feedback de dirigibilidade em tempo real

Tags

Autor

Saulo Viero

Saulo Viero

Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

Assine nossa newsletter

Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.