Operação logística: como funciona, benefícios, indicadores e boas práticas

| Por: Emanuele Almeida

O que é operação logística? O que faz um operador logístico? Qual a importância?  Fundamental para o sucesso das atividades empresariais, este departamento envolve mão-de-obra, transporte, estoque e outros aspectos. Uma operação logística bem-sucedida leva em consideração uma série de fatores e requer acompanhamento constante, já que as dinâmicas do mercado se alteram com grande velocidade. 

Otimizar a operação logística é a meta de empresas que buscam alta performance em seus processos logísticos e valorizam a satisfação dos clientes. Por isso, falaremos sobre as operações logísticas, o que são e como funcionam, além dos principais indicadores e boas práticas para o setor. Continue a leitura para conhecer mais!

O que é operação logística?

A operação logística diz respeito ao processo de movimentação dos produtos acabados, desde o fabricante até o usuário final, sendo parte essencial da cadeia de suprimentos. Gerenciamento de estoque, armazenamento e atendimento de pedidos, todos desempenham um papel fundamental na otimização da logística em geral.

A indústria e o comércio dependem das operações logísticas para a movimentação de suprimentos e a circulação de cargas. Da compra e armazenagem de insumos até a chegada de um produto na casa do consumidor, tudo envolve a logística. Elas são de extrema importância para a economia, por isso as operações logísticas precisam se aperfeiçoar constantemente e devem ser controladas para que os custos sejam reduzidos. 

Como as operações logísticas funcionam?

As operações logísticas envolvem o planejamento, a implantação e o controle do fluxo físico na cadeia de suprimentos, assim como os serviços e informações relacionados a ela. Na operação logística é possível determinar os processos de uma ou várias fases da cadeia de suprimentos, como abastecimento, transporte, armazenamento e distribuição. Além disso,  organiza, gerencia e controla operações que utilizam infraestruturas físicas, tecnologias e sistemas de informação próprios ou de terceiros.

O que faz um operador logístico? 

O operador logístico é peça chave no desenvolvimento das empresas, pois ele é o responsável por operacionalizar a aquisição, movimentação, armazenamento, transporte e distribuição de produtos. Dessa forma, fazem parte das suas responsabilidades o controle de estoque, a armazenagem e a gestão de transportes.

Esse profissional viabiliza o uso inteligente dos recursos financeiros da empresa, tendo ampla área de atuação.

Benefícios das operações logísticas para a empresa 

Melhorar a operação logística é a meta de empresas que buscam alta performance em seus processos
Melhorar a operação logística é a meta de empresas que buscam alta performance em seus processos

Desenvolver processos ágeis, econômicos, produtivos e alinhados às demandas da empresa é o que todo gerente logístico busca. No entanto, não é uma tarefa tão simples. A operação logística tem como objetivo permitir que gestores e demais profissionais trabalhem de maneira estratégica, com uma maior visibilidade de todo o processo da cadeia. 

A operação logística deve garantir a qualidade de todas as etapas, desde a origem dos produtos até a entrega ao consumidor final. Ter uma operação logística eficiente, focada em resultados e com planejamento estratégico que leve à alta performance operacional traz muitos benefícios. 

Confira os principais:

Como analisar o desempenho da sua operação logística? 

A melhor forma de analisar o desempenho de uma operação logística é fazer o acompanhamento dos KPIs (Key Performance Indicator). Os indicadores de desempenho logístico são uma ferramenta de gestão que mensuram os resultados de um processo, oferecendo padrões de monitoramento e comparação em diferentes períodos. Os resultados obtidos auxiliam no trabalho de tomada de decisão por parte dos gestores, melhorando a eficácia dos planejamentos estratégicos.

O primeiro passo é definir quais são os indicadores de desempenho fundamentais para a empresa e adequados a cada área da operação. Assim, pode-se determinar processos mais assertivos para o acompanhamento desses dados, focando na aprimoração contínua e na definição de estratégias mais inteligentes para a gestão logística.

Indicadores logísticos mais comuns para a operação logística

Entre os indicadores de desempenho logístico de maior relevância, destacam-se:

O rastreamento, o acompanhamento e a visibilidade da operação logística são indispensáveis para a manutenção e o sucesso das etapas de estoque, produção, distribuição e entrega. Para isso, sua empresa pode investir na telemetria. Para saber como ela funciona, quais são seus principais benefícios, como utilizá-la na gestão de frota e ainda quais são os cuidados ao escolher um fornecedor para essa tecnologia, confira gratuitamente o material abaixo.

E-book gratuito: Tudo o que você precisa saber sobre telemetria e gestão de frotas

Entenda os benefícios dessa tecnologia para sua frota.

Principais desafios da operação logística

As operações logísticas enfrentam diferentes desafios, mesmo com metas claras e planejamento estratégico.

Entre os principais desafios estão: 

Para melhorar a performance em toda a cadeia logística é essencial ter acesso aos dados em tempo real. Fazer a integração de sistemas logísticos é uma estratégia assertiva para aprimorar a operação.

Práticas para otimizar a sua operação logística

Automatizar e otimizar a operação logística é vital, mas nem todas as empresas sabem como fazer isso. Por isso, confira as dicas a seguir! Elas aumentam a competitividade organizacional e asseguram que o negócio se destaque, além de ajudarem a aumentar a satisfação dos clientes, pois os sistemas são executados com mais competência.

Analise os indicadores de performance

Acompanhar e analisar os indicadores de performance é essencial para ajustar e aprimorar a operação. A partir das análises, pode-se conhecer os pontos fortes da operação e quais pontos merecem atenção para serem melhorados.

Garanta o rastreamento e o monitoramento das viagens

Fazer o monitoramento das viagens é fundamental para acompanhar as entregas, garantir o cumprimento dos prazos e das rotas, informar eventuais atrasos, além de reduzir custos e aumentar a produtividade.

Faça a gestão do estoque para uma boa operação logística

Um programa de gestão de estoque viabiliza o controle dos custos. Os principais benefícios são a empresa poder cumprir toda a demanda e, quando fazer  aquisição em escala e de modo planejado, obter descontos.

Mapeie os processos

Mapear os processos ajuda na análise das práticas que são feitas para reconhecer a eficácia das formas de trabalho e possíveis gargalos. Quando falhas, desperdícios ou etapas que não somam valores forem identificados, deve-se corrigir os erros e implementar melhorias.

Prepare a equipe para bons resultados na gestão logística

Os colaboradores precisam ser engajados e sentir-se motivados para que as etapas sejam cumpridas da forma correta. 

Outras práticas que devem ser executadas são:

Conclusão

Investir em operação logística é mais do que uma demanda estratégica, é essencial para o mercado atual. Em um cenário cada vez mais competitivo buscar diferenciação é fundamental. Dessa forma, a gestão das operações precisa de otimização e eficiência, sendo responsabilidade dos gestores buscarem soluções, inovação e capacidade técnica para superarem os desafios logísticos.

Para saber mais sobre as operações logísticas e o que esperar para o futuro, acesse o material exclusivo da Trimble!

Ana Clara Marcondes – Massi Digital.

Tags

Autor

Emanuele Almeida

Emanuele Almeida

Especialista em conteúdo da Trimble Transportation, focada em produção de artigos e materiais para gestão de frotas em transportadores e embarcadores.

Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

Assine nossa newsletter

Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

    Deixe seu comentário